Desde pequeno aprendemos a nos relacionar com o dinheiro de diferentes maneiras e, muitas vezes, a forma como lidamos com ele é o reflexo de um aprendizado que herdamos da nossa família.
Afinal, o dinheiro está presente nosso dia a dia, nas nossas experiências e em como aprendemos a organizar a nossa vida financeira ao longo da vida. Mas, será que tudo aquilo que escutamos e vivenciamos é de fato verdade?
Quantas vezes você já ouviu falar que só quem ganha muito consegue poupar ou investir? Ou que usar o cartão de crédito vai sujar o seu nome?
É por causa dessas e outras crenças populares que preparamos um conteúdo especial para te ajudar a separar o que de fato é prejudicial para a sua saúde financeira, daquilo que pode melhorar sua relação com o dinheiro.
Para isso, separamos as principais mentiras que te contam e que podem atrapalhar suas finanças. Vamos lá?
01. Só quem tem muito dinheiro pode investir
Uma das maiores mentiras que já te contaram sobre o universo financeiro, com toda a certeza, é essa. E o pior, ainda tem muita gente que acredita.
Sabemos que atualmente está difícil conseguir fazer o dinheiro sobrar no fim do mês, mas se você planejar e organizar as contas direitinho, é possível destinar uma pequena quantia para que o seu futuro seja mais seguro e tranquilo.
Afinal, não precisa ser milionário nem ter uma grande quantia para iniciar no mundo dos investimentos. No mercado, existem opções para investir a partir de R$50 que podem te ajudar nesse primeiro passo.
Além disso, a cada dia que passa são criadas opções de investimento e maneiras diferentes de investir, sem sair de casa. Tem para todo tipo de bolso, perfil, apetite para risco, valor inicial e muito mais.
Se você quiser conhecer as opções que o Santander tem disponível para começar a investir, basta clicar no link abaixo. Mas, não se esqueça: antes de iniciar sua jornada no mundo dos investimentos, é preciso descobrir o seu Perfil do Investidor.
02. Dívida caduca ou não?
Você já deve ter se perguntado se essa história de que dívidas com mais de 5 anos caducam é verdade ou mito, não é mesmo?
Mas, a gente já esclarece para você que essa é mais uma das mentiras que te contam que pode não só atrapalhar sua vida financeira, mas também comprometer seu orçamento.
Isso porque muita gente pensa que após 5 anos, não tem mais débitos com a empresa na qual tem débito em aberto. Acontece que após esse período, segundo o Código de Defesa do Consumidor, a dívida pode sim caducar e o seu nome ser retirado dos serviços de proteção ao crédito (SPC ou Serasa).
Mas, a verdade é que a empresa em que você está devendo perde somente o direito de cobrar a dívida judicialmente, mas ela não deixa de existir.
Apesar do seu nome ficar “limpo” nos serviços de proteção ao crédito, a pendência continua em aberto e os juros continuam sendo cobrados. Além disso, a falta do pagamento desse débito pode dificultar o seu acesso ao crédito e, se em um futuro próximo você solicitar crédito na mesma empresa em que a dívida caducou, dificilmente vai conseguir.
Por isso, o recomendado é sempre ir atrás de uma renegociação com a empresa. Para saber melhor como fazer isso, preparamos um conteúdo sobre o tema que vai traz dicas e explica como regularizar sua situação.
03. Depósito é burocrático e não cai no mesmo dia
Por muito tempo isso foi verdade, mas como citamos acima, hoje vivemos em mundo repleto de novidades tecnológicas, principalmente, no setor dos serviços financeiros.
E se você não vê o depósito em dinheiro como uma possiblidade de transferência, pois acha muito burocrático, demorado ou porque o valor depositado não fica disponível em conta na mesma hora, pode começar a incluir essa solução no seu dia a dia.
Acontece que no Santander a gente disponibiliza o depósito inteligente e imediato nos caixas eletrônicos. Mas o que isso quer dizer? Isso significa que os nossos clientes podem depositar dinheiro em espécie ou cheque e, o valor fica disponível na conta na mesma hora.
Dá para realizar depósitos para sua própria conta ou para conta de terceiros em espécie, que o valor será creditado imediatamente na conta de forma online.
Assim dá para ter dinheiro disponível de forma imediata para você realizar seus pagamentos pelo próprio caixa ou através do App Santander, sem pegar filas e em horários estendidos.
E se você quer conhecer outras vantagens e facilidades que oferecemos para os nossos clientes, confira nossos conteúdos aqui do Blog e fique de olho nas novidades. Até mais!
04. Usar cartão de crédito não é uma boa ideia
Existem vários conceitos sobre o cartão de crédito que colocam medo nas pessoas, como a ideia de que você vai se endividar com muito mais facilidade.
Mas, isso não é verdade, pois sabendo utilizar esse meio de pagamento e o limite de crédito que está disponível com consciência, você pode aproveitar benefícios que irão possivelmente ajudar em sua vida financeira, como os programas de milhas ou cashback.
Conheça mais sobre o que os cartões Santander oferecem para você.