Ter o próprio negócio é um sonho para muitas pessoas. A possibilidade de definir o próprio salário, organizar horários com mais liberdade e passar mais tempo com a família são alguns dos fatores que impulsionam o crescimento do empreendedorismo no Brasil. No entanto, transformar esse sonho em realidade nem sempre é fácil—e, para as mulheres, os desafios podem ser ainda maiores.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mesmo sendo, em média, mais escolarizadas que os homens, as mulheres enfrentam mais dificuldades para alcançar o sucesso e obter apoio em seus negócios. Como resultado, das quase 30 milhões de pessoas empreendedoras no Brasil, apenas um terço das que conseguem se manter no mercado são mulheres.
Além disso, de acordo com o Global Entrepreneurship and Development Institute (GEDI), o Brasil ocupa a 60ª posição no ranking de empreendedorismo feminino entre 77 países, evidenciando as barreiras que ainda existem para a equidade de gênero no mundo dos negócios.
Diante desse cenário, é fundamental apoiar e incentivar o empreendedorismo feminino, promovendo o crescimento de negócios liderados por mulheres e fortalecendo sua participação no mercado.
Quer entender mais sobre esse tema e como superar esses desafios? Confira o conteúdo especial que preparamos para você!
Boa leitura!
O que é empreendedorismo?
Apesar da grande relevância nos últimos anos no Brasil, o termo empreendedorismo é citado desde o século 17 e praticado no País há centenas de anos.
A palavra que representa o ato de fazer/realizar é utilizada para definir quem é capaz de empreender, ou seja, de identificar problemas, oportunidades, inovar e encontrar soluções.
E para quem pensa que empreendedorismo está ligado apenas a quem abre uma empresa, está muito enganado. Empreender está diretamente associado ao novo, ao inovador. Sair da zona de conforto, fazer algo novo, implementar uma nova ideia ou colocar a mão na massa. Isso é empreendedorismo. Pelo menos foi o que economista Joseph Schumpeter, disse em 1945, popularizando o termo.
Com o passar dos anos, outros estudiosos abordaram a temática e promoveram novas percepções. Mas, apesar de tantas especulações, ideias e definições, o termo “empreendedorismo” está ligado mesmo às oportunidades.
Presença feminina e sua importância
Que o empreendedorismo movimenta a economia, dá liberdade e estimula novos talentos, a gente já sabe. Mas muita gente desconhece a importância e os benefícios que o empreendedorismo feminino desempenha na vida de milhares de mulheres.
Muitas entram no mundo dos negócios para alcançar a independência financeira, seja para não depender mais de seus parceiros ou pela necessidade de ter outra fonte de renda.
Além disso, esse movimento colabora para a construção de uma sociedade mais justa à medida que gera novos empregos, amplia a diversidade no mercado de trabalho, estimula lideranças femininas e, consequentemente, promove salários mais justos.
Confira mais sobre o tema nesses dois episódios do podcast #DonasdaConta
Desafios da mulher empreendedora
Falar sobre empreendedorismo feminino é também falar sobre os direitos das mulheres. Esse movimento transforma vidas e gera oportunidades, mas, ao mesmo tempo, evidencia os desafios que muitas empreendedoras ainda enfrentam.
Desde a falta de apoio até o preconceito e a dificuldade de acesso ao crédito, a jornada da mulher no mundo dos negócios exige resiliência e determinação.
Rede de apoio
Ter o suporte de familiares e amigos é essencial para qualquer pessoa que deseja empreender, mas, para as mulheres, essa necessidade é ainda maior.
Muitas enfrentam resistência dentro de casa, o que pode dificultar o crescimento do negócio.
De acordo com dados do Sebrae, 68% dos homens recebem apoio ao empreender, enquanto esse número cai para 61% entre as mulheres. Por isso, é importante reforçar os benefícios que o empreendimento pode trazer para toda a família, promovendo um diálogo aberto e evitando que barreiras culturais e preconceitos se tornem obstáculos.
Jornada dupla
Além dos desafios profissionais, muitas mulheres enfrentam a chamada jornada dupla, acumulando funções como empreendedora, mãe e responsável pelas tarefas domésticas.
Pesquisa do Sebrae mostra que 76% das empreendedoras relatam sobrecarga ao tentar equilibrar os cuidados com a família e o trabalho, em comparação com 55% dos homens. Essa sobrecarga, muitas vezes vista como algo natural, faz com que muitas desistam de seus negócios por falta de tempo e apoio.
Para que o empreendedorismo feminino se fortaleça, é fundamental construir redes de suporte e dividir responsabilidades. Parcerias que promovam um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal são essenciais para que essas mulheres possam continuar empreendendo sem abrir mão de sua qualidade de vida.
Preconceito
Mesmo diante de tantas conquistas, o preconceito ainda é uma barreira no empreendedorismo feminino. Seja na escolha do ramo de atuação ou pelo simples fato de ocupar um cargo de liderança, muitas mulheres têm sua capacidade constantemente questionada, sendo comparadas aos homens de forma desigual.
Esse cenário reforça a importância de empresas, instituições financeiras e fornecedores incentivarem e darem suporte a negócios liderados por mulheres.
É preciso desconstruir a ideia de que o empreendedorismo feminino deve estar restrito a setores tradicionais ou a pequenas iniciativas, garantindo que as empreendedoras tenham as mesmas oportunidades de crescimento que seus pares masculinos.
Incentivo ao negócio
Outro grande obstáculo para as mulheres empreendedoras é a dificuldade de acesso a crédito e investimentos. Manter um negócio exige recursos para ampliação de maquinário, estoque, logística e inovação, mas muitas empreendedoras encontram barreiras na busca por financiamento.
Estudos apontam uma grande discrepância no apoio financeiro recebido por homens e mulheres no mundo dos negócios. Superar esse desafio exige que bancos, investidores e programas de incentivo enxerguem o potencial das empreendedoras e promovam oportunidades mais justas para que seus negócios prosperem.
Santander apoia o empreendedorismo feminino
Ter uma instituição financeira parceira que oferece suporte, soluções, programas de incentivo e informação de qualidade faz toda a diferença para o sucesso de um negócio. No Santander, entendemos os desafios de empreender e sabemos que manter um negócio exige planejamento, recursos e, acima de tudo, apoio.
Por isso, trabalhamos diariamente para desenvolver iniciativas que fortaleçam o empreendedorismo no Brasil, com projetos pensados para atender empreendedores de todos os perfis. Conheça alguns:
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O Programa Avançar é uma iniciativa do Santander que oferece educação empreendedora gratuita para ajudar pequenos empreendedores na gestão de seus negócios. Com ele, você tem acesso a conteúdos exclusivos para aprender e se capacitar quando e onde quiser.
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Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Portal Sebrae