Atualizado em 10-08-2023

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00

Que muitas pessoas sonham em ter o próprio negócio não é novidade, não é mesmo? Afinal, conseguir definir o próprio salário, o horário de trabalho, estabelecer os dias de folga e passar mais tempo com a família, são algumas das razões que fazem o empreendedorismo crescer cada vez mais no Brasil. Mas, a gente sabe que nem sempre é fácil tirar esse sonho do papel.

Com a pandemia e o rápido avanço da crise econômica, muita gente perdeu o emprego e precisou pensar em uma opção rápida para gerar renda, se adaptando a uma nova realidade e ao empreendedorismo, seja ele formal ou informal.

Apesar dessa movimentação ter sido causada por conta da necessidade, ela fez com que o empreendedorismo feminino ganhasse destaque, reforçando ainda mais a importância da mulher na economia brasileira.

Se você tem interesse no assunto ou deseja ter o seu próprio negócio para colocar em prática suas ideias e projetos, confira o conteúdo especial que preparamos abaixo. 

O que é empreendedorismo?

Apesar da grande relevância nos últimos anos no Brasil, o termo empreendedorismo é citado desde o século 17 e praticado no País há centenas de anos.  

A palavra que representa o ato de fazer/realizar é utilizada para definir quem é capaz de empreender, ou seja, de identificar problemas, oportunidades, inovar e encontrar soluções.

E para quem pensa que empreendedorismo está ligado apenas há quem abre uma empresa, está muito enganado. Empreender está diretamente associado ao novo, ao inovador. Sair da zona de conforto, fazer algo novo, implementar uma nova ideia ou colocar a mão na massa. Isso é empreendedorismo. Pelo menos foi o que economista Joseph Schumpeter, disse em 1945, popularizando o termo.

Com o passar dos anos, outros estudiosos abordaram a temática e promoveram novas percepções. Mas, apesar de tantas especulações, ideias e definições, o termo “empreendedorismo” está ligado mesmo as oportunidades.

Presença feminina e sua importância

Que o empreendedorismo movimenta a economia, dá liberdade e estimula novos talentos, a gente já sabe. Mas muita gente desconhece a importância e os benefícios que o empreendedorismo feminino desempenha na vida de milhares de mulheres.

Muitas entram no mundo dos negócios para alcançar a independência financeira, seja para não depender mais de seus parceiros ou pela necessidade de ter outra fonte de renda. Além disso, esse movimento colabora para a construção de uma sociedade mais justa à medida que gera novos empregos, amplia a diversidade no mercado de trabalho, estimula lideranças femininas e, consequentemente, promove salários mais justos.

Confira mais sobre o tema nesses dois episódios do podcast #DonasdaConta
 

Desafios da mulher empreendedora

Quando falamos de empreendedorismo feminino estamos falando também das garantias dos direitos das mulheres, porém ao mesmo tempo que esse movimento oferece benefícios e transforma vidas, ele também reforça os desafios que muitas empreendedoras ainda vivenciam.

Rede de apoio

É fundamental que exista apoio de pessoas próximas como familiares e amigos quando alguém deseja empreender. E quando falamos das mulheres, essa necessidade é ainda maior. Isso porque, muitas encontram dificuldade no diálogo e compreensão de seus parceiros.

Por isso, é importante sempre reforçar o quanto o novo negócio pode oferecer oportunidades e conquistas para a família, proporcionando uma vida mais confortável, sem deixar com que o preconceito ou a até a imposição de uma possível figura masculina vire um obstáculo na vida dessas mulheres.

Jornada dupla

Além de todos os desafios que as mulheres enfrentam no lado profissional, muitas ainda precisam encarar a famosa jornada dupla. É o caso de mulheres que são mães e donas de casa, além de serem empreendedoras.

A sobrecarga para cuidar de tantas tarefas além de ser cultural, é muitas vezes vista como algo natural, como se essas mulheres já nascessem programadas para isso. Como se elas não precisassem de apoio ou suporte. Diante desse cenário, é preciso encontrar parcerias que somam e proporcionam equilíbrio entre família e trabalho, possibilitando e mantendo a vontade de continuar empreendendo.

Preconceito

Como se não bastasse tantas dificuldades e obstáculos, o empreendedorismo feminino ainda é alvo de muito preconceito. Seja pela escolha do novo negócio ou pelo simples fato de ser uma mulher em um cargo de liderança, muitas vezes a comparação entre homens e mulheres, coloca em questão a capacidade e qualidade do serviço prestado por uma mulher.

Como forma de combater esse tipo de conduta, empresas, parceiros, instituições financeiras, fornecedores e todo o sistema empreendedor precisa incentivar e dar suporte a essas mulheres. Fortalecendo esse movimento e tirando a impressão de que o empreendedorismo feminino precisa estar relacionado a tarefas simples.

Incentivo ao negócio

Além dos pontos levantados acima, existe ainda a questão financeira. Afinal, para manter uma empresa de pé, às vezes, é preciso ter alternativas para ampliar maquinário, estoque, logística, entre outros pontos.

E quando você tem uma instituição financeira parceira que te dá apoio e ajuda o seu negócio oferecendo diferentes soluções, programas de incentivo e informação de qualidade para você chegar lá, faz toda a diferença.

Aqui no Santander, por exemplo, a gente sabe o quanto pode ser complicado manter um negócio, por isso trabalhamos diariamente para encontrar diferentes formas de melhorar o empreendedorismo no Brasil.

Por aqui, temos projetos pensados para todo tipo de empreendedor:

CoPiloto Santander

Uma solução para melhorar o seu sistema de gestão com emissão de nota fiscal eletrônica. Com ele, você emite NFe com alguns cliques de forma rápida e simplificada no seu Internet Banking Empresarial.

Além disso, conta com suporte especializado por chat, e-mail e telefone.

Programa Avançar

Com o avançar, você tem acesso a webséries exclusivas, podcasts e notícias com dicas de gestão para acessar como e onde quiser. Cadastre-se gratuitamente.

Santander On Empresas

Uma funcionalidade exclusiva do Santander para você acompanhar a saúde financeira do seu negócio no App Santander Empresas. É mais transparência e orientação para você saber quais são os fatores internos e externos que estão influenciando nos gastos da sua empresa. Tudo isso de maneira rápida e fácil, na palma da sua mão.

Getnet

A maquininha que você e sua empresa precisam. Com ela, você recebe suas vendas feitas no débito em até 1 dia útil, no crédito em até 2 dias e conta com uma das melhores taxas do mercado. São diferentes opções de maquininha para você encontrar a melhor para o seu negócio, inclusive sem aluguel.

 
Avalie esse artigo