Atualizado em 21-03-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
: Na imagem temos uma ilustração à esquerda que representa uma pessoa acessando o celular. Já à direita, temos a frase Pague com um clique.

Desde que a pandemia chegou o nosso hábito de consumir e fazer compras mudou. Comprar online se tornou muito mais que uma possibilidade, virou rotina.

E com o avanço dos e-commerces, da tecnologia e as novas soluções digitais, a forma de realizar o pagamento de compras online ficou ainda mais prático e seguro. Dá pra pagar com pix, QR code, cartão online e até sem digitar o número do cartão de crédito, o chamado Click to Pay.

Para entender melhor como funciona essa solução e se ela é segura de verdade, preparamos um conteúdo especial para você com dicas, vantagens e muito mais.

Ficou interessado? Então bora conferir o conteúdo!

O que é Click to Pay?

A solução, que não é uma novidade no mercado, foi inicialmente criada pelas principais bandeiras de cartão, como Visa e Mastercard, que ofereciam aos seus clientes a possibilidade de realizar pagamentos de compras online de forma simples e rápida.

Mas a maneira como a solução funcionava em cada empresa era diferente e, por conta disso, a Associação Brasileira de Cartões (Abecs), em conjunto com as operadoras das bandeiras, decidiram padronizar a dinâmica do Click to Pay e oferecer a mesma experiência para o consumidor, independentemente da bandeira do cartão.

Mas como funciona o Click to Pay?

Como o próprio nome diz, a funcionalidade permite você realizar uma compra com um simples clique, ou seja, você não precisa digitar os dados do seu cartão de crédito toda vez que for realizar uma compra, pois as informações do seu cartão ficarão criptografadas na base de dados do ‘Click to Pay’.

É como ter um “cartão online”, que também é armazenado em um ambiente seguro, mas sem a necessidade de copiar qualquer informação.

É seguro usar a função do Click to Pay?

Essa é a dúvida da maioria das pessoas e a resposta é simples: sim, é seguro. Segundo a Abecs, o Click to Pay utiliza a autenticação em dois fatores, além de armazenar as informações em um ambiente seguro e criptografado com protocolos de segurança avançados.

A solução conta com uma base de dados que já inclui as informações dos cartões, permitindo pular a etapa de inserção. Além disso, a Abecs ressalta que "todas essas informações são tokenizadas, ou seja, os dados sensíveis do seu cartão são transformados em credenciais únicas”.

Com isso, toda vez que você for finalizar uma compra online, será oferecido a opção de pagamento Click to Pay nos e-commerces. Ao selecionar essa opção, será preciso informar um endereço de e-mail e realizar a autenticação em dois fatores.

Em seguida, o pagamento é finalizado, sem precisar inserir os dados do cartão. Vale ressaltar que a operação só é aprovada após esse passo.


Veja também: Autenticação em dois fatores: entenda a importância

Quais as formas de pagamento aceitas no Click to Pay?

Neste primeiro momento, a funcionalidade está disponível apenas para cartão de crédito. Mas, a ideia das principais bandeiras e, também da Abecs, é expandir as opções e disponibilizar a solução para cartões de débito.

Além disso, nesta fase, apenas as bandeiras Visa e Mastercard disponibilizarão a opção para seus clientes e, em breve, a empresa Amex também oferecerá.

Quais as vantagens de usar o Click to Pay?

A nova funcionalidade permite que usuários e empresas se beneficiem tanto na questão de segurança, quanto na experiência na hora de realizar compras.

Vantagens para você:

- Praticidade: permite realizar uma compra em poucos cliques, sem precisar copiar informações do seu cartão em outros aplicativos.

- Conveniência: você pode usar o Click to Pay em qualquer dispositivo, incluindo smartphones, tablets e desktops.

- Proteção contra fraudes: a solução protege os clientes de fraudes e compras não autorizadas, pois não compartilha os dados reais do seu cartão com lojistas.

- Gestão dos seus cartões: você pode adicionar e gerenciar vários cartões de crédito e débito em sua conta com o Click to Pay.

Vantagens para o seu negócio:

- Redução de abandono de carrinho: a funcionalidade vai possibilitar que as empresas tenham jornadas de pagamento mais fluídas, podendo reduzir o abandono da compra pelo consumidor.

- Menos custos de processamento de pagamentos: o Click to Pay oferece taxas de processamento de pagamento mais competitivas, podendo reduzir o custo das empresas.

- Possibilidade de aumento nas conversões: facilita o processo de pagamento para os clientes e isso pode aumentar as conversões do seu negócio. 

Já posso usar o Click to Pay no Santander?

A funcionalidade estará disponível, em breve, aqui no Santander. Mas, enquanto a novidade não chega, você pode se cadastrar no site das bandeiras Visa e Mastercard, seguindo o passo a passo de cada uma, para utilizar a função de Click to Pay.

Lembrando que você também pode utilizar a versão online do seu cartão Santander para realizar suas compras nos e-commerces com segurança. Isso porque a tecnologia do cartão virtual permite que o código de segurança (CVV) seja alterado a cada compra, evitando que utilizem o cartão sem a sua permissão.

Usando o cartão online, você também consegue reportar uma compra suspeita ou não reconhecida de forma fácil pelo App Santander ou Way, além de bloquear seu cartão online, gerando um novo número e código.

Para saber mais, confira nosso conteúdo sobre verificação de compra suspeita e como reportar:

Conferir conteúdo

Avalie esse artigo