Nos últimos anos, a busca por soluções sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente tem sido mais urgente do que nunca. E um dos principais pilares dessa busca é a energia renovável, que tem o potencial de transformar significativamente como consumimos e geramos energia.
Com isso, a sociedade reduz o uso de carbono e também investe em um futuro mais limpo e resiliente para o planeta. A conscientização vem crescendo, e cada vez mais pessoas estão interessadas em entender como essa forma de energia pode impactar positivamente o dia a dia.
A energia renovável representa uma alternativa crucial aos combustíveis fósseis, que são os principais responsáveis pelo aquecimento global e pela poluição do ar.
Com os avanços tecnológicos contínuos e custos de implementação cada vez menores, os benefícios de adotar essas energias se tornam cada vez maiores.
No texto a seguir, vamos explorar o significado de energia renovável, sustentável e limpa, suas diferenças e benefícios, além de analisar o cenário atual da energia limpa no Brasil.
O que é energia renovável?
A energia renovável é aquela gerada a partir de fontes naturais que são naturalmente reabastecidas, como luz solar, vento, água (hidrelétricas), biomassa e energia geotérmica. “Enquanto combustíveis fósseis — como petróleo e carvão mineral — são finitos e prejudiciais ao ambiente, fontes de energia renovável — como solar, eólica e hidrelétrica — são sustentáveis, limpas e acessíveis, além de inesgotáveis”.
O que é energia sustentável?
A energia sustentável é um termo mais abrangente que se refere ao uso responsável e equilibrado dos recursos energéticos, considerando aspectos ambientais, sociais e econômicos. A energia renovável é um componente chave da energia sustentável.
O que é energia limpa?
O termo "energia limpa" geralmente se refere a formas de geração de energia que têm um baixo impacto ambiental em comparação com os combustíveis fósseis. Isso inclui tanto a energia renovável quanto formas de energia nuclear de baixo carbono.
Em outras palavras, energia limpa são fontes que não emitem poluentes no processo de geração de energia, como o gás carbônico (CO₂). No lado oposto às energias limpas, estão fontes de energia poluentes, como as termelétricas, pois queimam combustíveis fósseis para gerar energia.
Quais as principais fontes de energia renovável, limpa e sustentável?
1 - Solar: utiliza a luz do sol para gerar eletricidade.
2 - Eólica: usa o vento para girar turbinas e gerar energia.
3 - Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs): aproveita a energia da água em rios e represas.
4 - Biomassa: usa materiais orgânicos para produzir energia.
5 - Geotérmica: explora o calor do interior da Terra.
6 - Maremotriz: proveniente do movimento das marés.
Qual o cenário de energia renovável no Brasil?
O Brasil é privilegiado em termos de recursos naturais e é líder mundial na produção de energia renovável, especialmente hidrelétrica e bioenergia.
Além disso, o país também está expandindo rapidamente sua capacidade de energia solar e eólica, impulsionado por incentivos governamentais e pela conscientização sobre a importância da sustentabilidade.
O Santander acredita nisso e é parceiro do Brasil na transição para uma economia mais próspera e sustentável. Quer conhecer nossos negócios sustentáveis? Veja tudo aqui.
Quais as vantagens de investir em energia renovável?
Investir em energia renovável traz benefícios significativos não só ambientais, mas também para a sua vida financeira:
- Sustentabilidade: contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa;
- Economia: reduz custos a longo prazo, especialmente com a queda dos preços das tecnologias renováveis;
- Independência energética: menor dependência de combustíveis importados;
- Criação de empregos: setor em crescimento, com oportunidades de trabalho.
Como ter acesso à energia renovável?
Hoje em dia, é mais acessível do que nunca para pessoas e empresas adotarem a energia renovável:
1 - Mercado Livre de Energia: também conhecido como Ambiente de Contratação Livre (ACL) é uma alternativa para empresas conectadas em média e alta tensão (empresas de maior porte).
Nessa opção, o consumidor tem a liberdade em escolher o seu fornecedor de energia e negociar diversos pontos comerciais, tais como preço, volume de energia, prazo, tipo de energia entre outros.
2 - Geração Distribuída de Energia: nesse segmento, qualquer pessoa física ou jurídica conectada na baixa tensão pode ter acesso a esse tipo de energia. A geração de energia ocorre no local de consumo ou próximo a ele. A fonte mais comum dessa modalidade é a solar.
O exemplo mais simples é a instalação de painéis solares nas residências para geração de energia do seu próprio consumo. No entanto, também existe a modalidade de Geração Compartilhada de Energia, onde os consumidores, por meio de um Consórcio ou Associação, consomem energia limpa e renovável sem a necessidade de instalação de painéis solares em seus estabelecimentos, uma vez que a mesma entidade arrenda fazenda solares para geração da energia.
Os créditos gerados pelas usinas são destinados para abatimento do consumo dos consumidores, e esses pagam um valor menor do que a tarifa da Concessionária de Distribuição para o consórcio/associação.
É exatamente nessa linha que o Santander oferece aos seus clientes acesso a energia limpa.
Através da FIT Energia, você tem acesso a uma fonte de energia sustentável sem a necessidade de instalar placas solares ou fazer investimentos. E o melhor? Você ainda tem uma economia de até 15% na sua conta de luz. Ficou interessado?
O processo é simples e sem burocracia, 100% digital.