Parece que todo dia tem uma novidade tecnológica que muda nossa vida para mais fácil, que agiliza algum processo, alguma tarefa cotidiana. E, felizmente, essas facilidades estão chegando no universo financeiro. Podemos pensar em diversos exemplos, como o surgimento do Pix, o meio de pagamento criado pelo Banco Central do Brasil em 2020.
Lembra do termo “open banking” ou “open finance”? Esse foi um movimento que revolucionou a indústria financeira ao permitir que os clientes acessem suas informações bancárias e realizem transações em diferentes instituições financeiras por meio de APIs, os Application Programming Interfaces (vamos falar mais sobre isso no texto, certo?).
Atualmente, é o mercado de seguros que está passando por uma revolução, com o Open Insurance. Vamos te explicar tudo sobre esse tema no texto a seguir.
Entenda o que é e como funciona o Open Insurance
O open insurance busca a abertura e o compartilhamento de dados, produtos e serviços no setor de seguros, com o mesmo objetivo do open finance, mas para o mercado de seguros.
Mas o que isso significa? Quer dizer que as seguradoras são incentivadas a disponibilizar suas informações, como apólices, prêmios e sinistros, por meio de APIs seguras, permitindo que outras empresas tenham acesso aos dados e possam desenvolver produtos e serviços personalizados com base nesses materiais.
E isso é bom? É sim, com essa mudança, mais empresas poderão desenvolver ferramentas e soluções para proporcionar mais facilidade e conveniência para os consumidores, além de incentivar a inovação e a concorrência no setor.
Outra característica do open insurance é o compartilhamento de dados entre as seguradoras, a fim de melhorar a precificação dos seguros e o combate a fraudes. O acesso a esses dados pessoais e financeiros do cliente permite a personalização das ofertas dos produtos com a possibilidade de oferecer preços mais justos.
Você pode estar preocupado com seus dados sendo compartilhados entre diferentes empresas, mas saiba que o open insurance trabalha com consentimento, ou seja, só vai compartilhar os dados se você permitir e der autoriação. Pois é, questões de privacidade e segurança dos dados estão sendo levadas a sério.
O que são os APIs? É a ferramenta que torna possível a integração entre diferentes sistemas, tornando possível a troca de informações de forma rápida, eficiente e padronizada.
Qual o impacto do Open Insurance no mercado?
O open insurance tem um impacto significativo no mercado de seguros. Primeiramente, ele impulsiona a inovação ao permitir que empresas externas desenvolvam soluções e serviços baseados nos dados coletados e disponibilizados pelas seguradoras. O conceito estratégico de tomar decisões baseadas em análise e interpretação de dados está chegando em todos os negócios e o mercado de seguros não podia ficar para trás.
A abertura dos dados possibilita a entrada de novos players no mercado, impulsionando a concorrência e, com isso, a qualidade dos serviços e preços. O consumidor sai ganhando com mais opções para negociar e escolher.
Outro impacto importante do open insurance é a simplificação e agilização dos processos. Com a integração de sistemas e a troca de informações padronizadas, a contratação de seguros, a gestão de sinistros e a renovação de apólices se tornam mais ágeis e convenientes. Isso resulta em uma experiência mais positiva para os consumidores, reduzindo burocracias e eliminando barreiras de entrada.
Principais Benefícios para os Consumidores:
Os consumidores são os principais beneficiados pelo open insurance, por conta de:
• Maior variedade de produtos: com a abertura e o compartilhamento de dados, os consumidores têm acesso a uma maior variedade produtos e serviços de seguro. Isso permite que eles encontrem soluções que mais deem match com o que precisam.
• Personalização dos produtos: o acesso a dados externos, como informações de comportamento do cliente, possibilita a personalização dos produtos de seguro. Os consumidores podem obter coberturas e preços mais adequados à sua realidade financeira e social.
• Preços mais justos: com o open insurance, as seguradoras têm acesso a mais informações sobre os segurados. Isso pode resultar em uma precificação mais justa dos seguros.
Cadastre-se no Open Finance e traga as suas informações para o Santander para receber sugestões de seguros que são personalizadas para você, os quais poderão melhorar os seus rendimentos. Aqui, você faz tudo com o máximo de segurança, de forma gratuita e com facilidade. Seja Open Finance!
Qual seguro contratar?
Existem diversos tipos de seguros. Alguns são desenhados para a sua proteção individual, outros protegem os seus bens, suas transações e até a sua viagem. O universo dos seguros é extenso e, atualmente, podemos dizer que são produtos essenciais para quem deseja uma vida com segurança.
Por isso, é importante conhecer todas as opções de seguros que estão no mercado e que fazem sentido para a sua vida. Aqui no Santander, oferecemos proteção para todos os momentos.