Atualizado em 18-10-2023

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
Na imagem temos um grafismo que imita papel rasgado. Ao centro, temos a frase “Por que o seu nome está no SCR?

Se você já realizou alguma compra com o cartão de crédito, fez um parcelamento ou até mesmo financiou algo, saiba que é normal o seu nome estar no SCR. Isso acontece, pois ele funciona como uma base que registra suas informações de crédito.

Ou seja, sempre que você realizar uma compra parcelada, tiver uma fatura para pagar, um empréstimo ou financiamento, as informações dessas operações de crédito são sinalizadas ao SCR.

Mas não precisa se preocupar, o fato do seu nome constar no Sistema de Informações de Crédito (SCR) do Banco Central, não significa necessariamente que você está com pendências financeiras.

Para entender melhor como esse sistema funciona, se dá para tirar seu nome dessa base, quanto tempo leva para suas informações serem atualizadas, entre outras dúvidas, confira o conteúdo abaixo que vamos esclarecer esses e outros pontos.

Boa leitura!

O que é o Sistema de Informações de Crédito (SCR)?

O SCR é uma plataforma de registro do Banco Central, onde é possível verificar o saldo devedor, o tipo de operação de crédito, se a dívida está em dia ou em atraso, entre outras informações.

Essas informações são enviadas mensalmente pelas instituições financeiras que são obrigadas a informar os dados de dívidas acima de R$200,00 de seus clientes e exibidas no Relatório de Empréstimos e Financiamentos.

Quais são as informações que o SCR registra em sua base?

De forma geral, o SCR vai adicionar qualquer informação relacionada a uma operação de crédito. Por conta disso, podem ficar registradas situações como:

empréstimos e financiamentos;
- adiantamentos;
- operações de arrendamento mercantil;
- coobrigações e garantias prestadas;
- compromissos de crédito não canceláveis;
- operações baixadas como prejuízo e créditos contratados com recursos a liberar;
-  demais operações que impliquem risco de crédito;
- operações de crédito que tenham sido objeto de negociação com retenção substancial de riscos e de benefícios ou de controle;
-  operações com instrumentos de pagamento pós-pagos; e
​- outras operações ou contratos com características de crédito reconhecidas pelo BC.

Por que meu nome aparece no SCR?

Como falamos acima, toda vez que você realiza uma operação de crédito como, por exemplo, parcela uma compra no cartão de crédito, contrata um crédito ou faz o financiamento de um carro, os dados dessas operações são enviados pelas instituições financeiras para o SCR.

Essas informações ficam lá, gerando um registro e histórico do seu comportamento como cliente dessas instituições.

Mas, você deve estar se perguntando “eu já paguei minhas dívidas, por que meu nome ainda aparece no SCR?

Bom, isso acontece pois o SCR gera um histórico com informações mensais das suas operações de crédito. Essas informações são enviadas pelas instituições financeiras e atualizadas, uma vez por mês, no relatório do SCR.

Por isso, se você realizar o pagamento do débito no mês seguinte do vencimento, será sinalizado no sistema que o seu débito está “em atraso”. Exemplo: sua dívida venceu no dia 05/09 e foi paga somente no mês 10.

A atualização dessa informação só será realizada no mês seguinte, isso ocorre porque as informações do SCR refletem à posição das operações no último dia do mês. Essas atualizações ficam disponíveis sempre a partir do dia 20 de cada mês, lembrando que o sistema atualiza os dados do mês anterior.

Por conta disso, se você atrasar o pagamento de alguma dívida, saiba que a informação de atraso ficará sinalizada no histórico, nas datas em que o pagamento ficou pendente.

Por quanto tempo as informações ficam disponíveis para consulta?

Você pode visualizar o histórico do SCR dos últimos 5 anos. Já as instituições financeiras só podem visualizar dados dos últimos 24 meses.

Porém, quando uma dívida completa 5 anos em atraso ela deixa de aparecer no relatório. Mas, ainda que ela não apareça mais no cadastro, o valor segue em aberto e a instituição que não recebeu o pagamento da dívida, pode exigir o pagamento.

Veja também: Dívida caduca? Mito ou verdade!

As informações publicadas no SCR funcionam como restrição?

Diferente dos órgãos de proteção ao crédito como o Serasa, SPC ou Boa Vista, o SCR não realiza a restrição ao crédito, ou seja, ele não deixa o seu nome sujo.

Nele, apenas são reportadas informações das operações de crédito que você possui com as instituições financeiras. Por isso, o cadastro no SCR não determina se você terá dificuldades em obter crédito nas instituições.

Nele, são reportados não apenas valores vencidos como também os valores a vencer e, neste caso o histórico pode até te ajudar na hora de conseguir um crédito, já que as empresas podem conferir as informações e identificar se o atraso no apagamento de uma dívida foi pontual, e não uma situação recorrente.

É possível retirar o nome do SCR?

Não. Como as informações que constam no SCR não são para indicar a negativação de um CPF ou sinalizar que uma pessoa está com o “nome sujo”, o sistema não limpa suas informações, apenas as atualiza (como explicamos acima).

O objetivo do SCR é representar o histórico de crédito que você possui com as instituições financeiras e seu comportamento de pagamento, reunindo essas informações em uma base de anotações e registros.

Qual a diferença entre a informação de dívida vencida e dívida em prejuízo?

​As dívidas em atraso que aparecem no Relatório de Empréstimos e Financiamentos do SCR, são classificadas pelas instituições financeiras como 'Vencida' ou 'Prejuízo'. A diferença entre elas é o tempo de atraso e/ou o risco de aquele valor não ser pago.

Se você tem dúvidas sobre alguma dívida que possui com o Santander e deseja entender a situação, entre em contato com a nossa Central de Renegociação:

Pessoa Física

- De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 21h.
- Sábados das 9h às 16h (exceto feriado).
- 4004 3535 capitais e regiões metropolitanas / 0800 702 3535 demais localidades

Pessoa Jurídica

- De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 19h.
- Sábados das 9h às 16h (exceto feriado).
- 4004 2125 capitais e regiões metropolitanas / 0800 726 2125 demais localidades

E caso você possua alguma dívida com a gente e deseja renegociar de forma simples, 100% online e sem burocracia, pode acessar o nosso Portal de Renegociação agora mesmo e verificar as ofertas disponíveis que temos para você.

Renegociar agora
 
 
Avalie esse artigo