Atualizado em 28-10-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Uma das épocas mais esperadas do ano está chegando e muita gente vai aproveitar o momento para melhorar as vendas, aumentar a clientela e faturar com a venda de chocolates, e outros produtos, na Páscoa.

Com opções criativas para todos os bolsos, a data nesse ano deve movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões, de acordo com as estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Se você ainda não se programou, saiba que ainda dá tempo de aproveitar a data e fazer uma renda extra. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você fazer escolhas inteligentes na hora de comprar os ingredientes e conseguir lucrar nessa Páscoa.

Vamos lá?

Fique de olho nos preços e nas tendências

Quem já trabalha com a produção de ovos de Páscoa, percebeu que esse ano os ingredientes estão mais caros em comparação aos anos anteriores. Mesmo com uma boa expectativa nas vendas, a inflação, acumulada sobre os insumos da produção do chocolate, preocupa quem busca manter a qualidade de seus produtos.

Mas, apesar do cenário de elevação no custo da produção, essa é uma data que permite que os empreendedores explorem o lado criativo, oferecendo um cardápio variado com diferentes opções, tanto nos formatos quanto nas versões como as opções veganas que permanecem em alta.

O aumento na busca por produtos veganos fez com que as empresas percebessem a necessidade de incluírem em seus cardápios opções para diferentes tipos de cliente. E, apesar da base das receitas ser diferentes e existirem cuidados na manipulação desse tipo de produto, essa é uma opção que pode te ajudar a ampliar sua clientela.

No entanto, antes de se aventurar nas versões veganas, sem nenhuma experiência, pense em criar parcerias com quem já é desse setor. Além de apoiar outro negócio, você também amplia seu conhecimento e suas receitas.

Lembre-se de calcular os gastos

Se quem já tem intimidade com a confeitaria fica na dúvida na hora de precificar os produtos, imagina quem está começando na produção de ovos de Páscoa.

Para que você realmente tenha lucro, é preciso entender qual será o esforço e investimento gerado para iniciar a produção. Nessa conta, precisa ser contabilizado gastos como: água, luz, ingredientes, mão de obra, custo de deslocamento, se terá serviço de entrega, além das embalagens, é claro.

Por falar nelas, antes de iniciar a produção, pesquise quais são as opções disponíveis no mercado. Muitas vezes a opção mais barata pode não ser a melhor nem a mais adequada para o armazenamento e conservação do seu produto.

Veja também: Como organizar seu orçamento mensal de forma simples e objetiva.

Tenha atenção aos ingredientes

Apesar de ser uma paixão nacional, o chocolate não é um produto de fácil manipulação. Muitas vezes ele exige o uso de utensílios específicos como termômetros, panelas de banho-maria, balanças etc.

Por isso, antes de comprar diferentes barras de chocolate, confira algumas dicas e procure testar as técnicas aprendidas. Infelizmente, a falta de experiência pode trazer prejuízos, fazendo você desperdiçar ingredientes e gastar o dobro.

Além disso, é preciso se atentar ao ambiente em que seus produtos serão armazenados, assim como a limpeza, é preciso se preocupar com a temperatura. Por ser delicado, as altas temperaturas podem alterar a consistência do chocolate, afetando a estética do produto.

Aproveite para divulgar seu trabalho

Hoje em dia todo mundo sabe que as redes sociais se tornaram uma grande porta para quem está começando, seja qual for o seu negócio. E para quem trabalha com confeitaria não é diferente: além das redes oferecerem um espaço gratuito, com ótimas funcionalidades para atender seus clientes, essas ferramentas permitem que você divulgue não só seus produtos, mas também fale da sua história.

Por isso, não esqueça de divulgar seu trabalho, mesmo que as vendas de chocolates sejam apenas um complemento para a sua renda. Crie um perfil profissional, compartilhe o processo de produção dos ovos, fale das novidades, poste fotos dos seus produtos, faça vídeos e, claro, interaja com os seus seguidores.

Fique de olho nos riscos

Apesar de parecer simples, qualquer tarefa que envolva a produção e venda de um determinado produto precisa ser bem planejada, independente de qual seja a sua situação: empreendedor experiente ou iniciante.

Para isso, o ideal é se planejar financeiramente para que os gastos com essa produção não interfiram no orçamento mensal. Assim, você não corre o risco de ter que usar a renda extra para pagar os custos da sua produção.

Avalie de onde você irá contar com essa renda, se será de uma sobra do orçamento da família, de uma reserva feita exclusivamente para produção de produtos em datas sazonais ou até mesmo da contratação de uma linha de crédito.

Aqui no Santander, você encontra diferentes soluções de crédito que podem te ajudar com o dinheiro para comprar o que for preciso para vender seus produtos, por exemplo: os ingredientes, utensílios e embalagens.

Conhecer opções

Quer otimizar as suas vendas? Você também consegue alugar uma máquina de crédito Getnet para deixar ainda mais prático o processo de receber o pagamento dos seus clientes. Saiba mais sobre os benefícios da maquininha e escolha a sua!

Alugue a Getnet

Avalie esse artigo