Atualizado em 13-05-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
No lado esquerdo da imagem, a frase: programa Voa Brasil. No lado direito, a ilustração de um cofre porquinho com duas pessoas colocando moedas dentro dele.

Em um país grande como o Brasil, de vasto território, viajar entre suas regiões pode ser uma jornada emocionante, porém bastante cara. É muito provável que a maioria da população do Sul não conheça nenhum estado do Norte e vice-versa.

O preço total dos voos domésticos muitas vezes se torna obstáculo para aqueles que desejam explorar as maravilhas de cada pedaço do nosso país. E a opção de viajar pelas estradas também é complicada, por conta das grandes distâncias e da qualidade das rodovias.

É com essa realidade que surge o Voa Brasil, um programa que busca tornar as viagens mais acessíveis para os brasileiros. Entenda tudo sobre esse projeto no texto a seguir.

O que é o programa Voa Brasil?

Este projeto do governo federal brasileiro tem como objetivo proporcionar passagens aéreas mais baratas para determinados grupos beneficiários.

O programa prevê a oferta de passagens aéreas subsidiadas para grupos específicos da população, como aposentados do INSS, estudantes, trabalhadores informais e pessoas com deficiência.

Apesar de estar em fase de implementação, já há algumas informações disponíveis para você: a ideia é que as passagens aéreas subsidiadas pelo Voa Brasil terão um valor máximo de R$ 200, para voos nacionais de até 3 horas de duração. O programa também terá uma cota de passagens subsidiadas por mês, ainda a ser definida.

Segundo o governo, a expectativa do programa Voa Brasil é beneficiar cerca de 20 milhões de brasileiros por ano. O programa deve contribuir para aumentar o número de viagens aéreas no país, o que pode gerar benefícios econômicos e sociais.

Como conseguir passagens mais baratas com o programa Voa Brasil?

Para conseguir passagens mais baratas com o programa Voa Brasil, você deve se enquadrar em um dos grupos beneficiários do programa. Os grupos beneficiários atualmente são:

Aposentados do INSS que ganham até dois salários-mínimos;

- Bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni).

A ideia inicial é beneficiar as pessoas que nunca viajaram de avião ou que não tenham viajado nos últimos 12 meses. Se você se enquadra em um desses grupos, você deve se inscrever no programa.

Como se cadastrar no programa Voa Brasil?

Se você se enquadra em um desses grupos, você deve se inscrever no programa. A inscrição será feita por meio do site do Ministério de Portos e Aeroportos. Segundo o próprio Ministério, o Voa Brasil ‘ainda está em ajuste final, motivo pelo qual ainda não existem regras definidas para participação no referido programa’.

A ideia é que o programa ajude na comercialização de assentos ociosos nas aeronaves. A ociosidade em voos rondou a casa dos 20% em determinados meses de 2023, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Dicas para encontrar passagens aéreas mais baratas

Aqui estão algumas dicas para encontrar passagens aéreas mais baratas, mesmo se você não participar do Programa Voa Brasil:

1 - Planeje sua viagem com antecedência. Quanto mais cedo você comprar a passagem, mais chances de encontrar um bom preço.

2 - Seja flexível com as datas e horários de sua viagem. Se você puder viajar em dias de semana ou em horários alternativos, você encontrará preços mais baixos.

3 - Considere viajar para aeroportos alternativos. Se você estiver disposto a viajar para um aeroporto mais distante, você pode encontrar preços mais baixos.

4 - Compare preços de diferentes companhias aéreas. Não se limite a comprar passagens aéreas com a primeira companhia aérea que encontrar. Compare preços de diferentes companhias aéreas para encontrar a melhor oferta.

A população brasileira e a quantidade de viagens por ano

O Brasil tem uma população de cerca de 212 milhões de pessoas. Segundo o Ministério do Turismo, em 2023, o país registrou mais de 112 milhões de viagens aéreas, o que representa um crescimento de 15,3% em relação a 2022.

O número de viagens aéreas no Brasil ainda é relativamente baixo, quando comparado a outros países desenvolvidos. Por exemplo, nos Estados Unidos, o número de viagens aéreas por ano é de cerca de 1,5 bilhão.

Como economizar com passagens?

Depois de todas as dicas que te demos ao longo desse conteúdo, ainda existe um algo a mais que você pode fazer: ter um Cartão Decolar Santander.

Sim, existe um cartão que te ajuda a economizar nas próximas viagens, além de te dar muitos pontos para serem utilizados dentro do site ou aplicativo. Ficou curioso?

Conhecer cartões

Avalie esse artigo