Se você já cursou alguma universidade ou está, neste momento, tentando concluir o ensino superior, já deve ter ouvido falar no Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies. É um programa do Ministério de Educação que busca financiar estudantes a concluir algum curso superior. Ou seja, o fundo paga a mensalidade para que alunos possam frequentar alguma faculdade. Depois de formados, os beneficiários do FIES começam a pagar.
Apesar do sucesso do programa, alguns alunos não conseguem uma colocação no mercado de trabalho e acabam sem conseguir honrar com os compromissos das mensalidades.
Por isso, os estudantes poderão renegociar as dívidas que criaram com o Financiamento Estudantil (Fies). Quer saber como? É só continuar a leitura.
Como renegociar a dívida do Fies? Veja o passo a passo
Renegociar dívidas pode ser uma boa opção para organizar a sua vida financeira. A seguir, vamos te mostrar como recalcular os seus compromissos com o Fies e, assim, reorganizar seu orçamento. Com isso, tenha mais facilidade de começar sua vida como recém-formado e como recém-chegado ao mercado profissional.
Para renegociar a sua dívida com o Fies, baixe o aplicativo da Caixa Econômica e em seguida:
1. Entre no aplicativo da Caixa Econômica e clique em “Renegociação Fies”;
2. Verifique se o contrato está liberado para essa opção;
3. Confira os dados com calma;
4. Simule as opções disponíveis e escolha a que melhor se encaixa no seu perfil;
5. Confirme os dados e aceite o termo;
6. Emita o boleto do valor da entrada.
7. Pague o boleto e pronto!
A renegociação só passará a valer após o pagamento da primeira parcela.
Qual é o prazo para renegociação da Dívida do FIES?
A possibilidade de renegociação começou no dia 1º de setembro e as solicitações devem ser feitas até o dia 31 de dezembro de 2022, junto aos agentes financeiros do FIES, a Caixa Econômica e Banco do Brasil.
Como funciona o FIES?
O Fundo de Financiamento Estudantil foi criado em 1999 pelo Ministério da Educação (MEC) e repassa financiamento aos estudantes por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa também é gerenciado pelo MEC e permite que os estudantes concorram ao financiamento, integral ou parcial.
No começo do semestre letivo, as inscrições são abertas para os estudantes que desejam concorrer ao FIES. A nota do Enem será essencial para ser selecionado. Os contemplados vão ter a mensalidade do curso custeada pelo Governo Federal do Brasil até o fim da graduação. Após formado, o beneficiado pagará o valor financiado, acrescido de juros e demais encargos, em parcelas mensais.
O governo estima que o prazo máximo para quitação da dívida seja de 14 anos.
Quem pode participar do FIES?
E para ser aceito no Fies, é preciso seguir alguns critérios, como:
• ter renda familiar bruta de até 5 salários-mínimos;
• ter participado de uma edição do Enem a partir de 2010;
• ter atingido desempenho mínimo de 450 pontos no Enem;
• não ter zerado a redação do Enem.
Como sair das dívidas?
Se as dívidas com o Fies ou qualquer outra está tirando o seu sono, talvez seja a hora de desenvolver o seu planejamento financeiro. Por isso, preparamos alguns passos que vão organizar sua vida financeira, quitar dívidas e planejar o futuro.
E se precisar de um dinheiro extra para pagar uma dívida, saiba que existem muitas vantagens de contratar um crédito pessoal com o Santander: parcele em até 72x, até 40 dias para começar a pagar e muito mais.
Fonte: Ministério da Educação