Atualizado em Mon Jun 20 16:52:09 GMT-03:00 2022

por Equipe Santander

A Receita Federal começou a fazer o pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022 no dia 31 de maio, mas o calendário completo já foi divulgado, e você, contribuinte, já pode saber quando vai receber a sua. Mas lembre-se, o pagamento da restituição chega primeiro para quem declarou mais cedo.
 
Se você perdeu o prazo ou esqueceu de fazer a declaração do Imposto de Renda, saiba o que fazer.
 

Você sabe o que é a restituição do IR?

A restituição do Imposto de Renda é o retorno de parte do dinheiro pago pelo contribuinte à Receita Federal durante o último ano. Isso acontece quando o sistema detecta que o valor pago em impostos foi maior do que o devido. Esse cálculo é feito para cada contribuinte e informado ao final do preenchimento da declaração.
 
Todas as informações sobre a declaração, você confere no nosso guia completo sobre o Imposto de Renda em 2022.
 

Qual o calendário completo da restituição do Imposto de Renda?

Como dissemos anteriormente, quem declarou primeiro, recebe a restituição mais cedo. Porém, no primeiro lote, algumas pessoas têm prioridade. São elas: contribuintes idosos acima de 60 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
 
Após o primeiro lote, aí sim, a restituição será paga de acordo com a data de envio da declaração, em quatro outros lotes, de maio a setembro.
 
Confira o calendário:
 
 

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Fazer a consulta da sua restituição para saber valores e datas é bem simples. Basta acessar o site da Receita Federal e informar o seu CPF, ano da declaração e sua data de nascimento.
 

Como é feito o pagamento o pagamento da restituição?

O pagamento da restituição sempre é feito em uma conta bancária indicada por você, contribuinte, na declaração. Em 2022, será a primeira oportunidade para receber o dinheiro da restituição via Pix, assim como o pagamento do Darf, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais.
 
Agora é só consultar quando será realizado o pagamento da sua restituição e ficar de olho na conta bancária. Combinado? Ah, e se você ainda não é cliente Santander, abra agora a sua conta.
 
Fonte: Receita Federal e Valor Investe *Todo conteúdo contido nesta publicação foi tirado das fontes aqui informadas.