A Receita Federal começou a fazer o pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022 no dia 31 de maio, mas o calendário completo já foi divulgado, e você, contribuinte, já pode saber quando vai receber a sua. Mas lembre-se, o pagamento da restituição chega primeiro para quem declarou mais cedo.
Se você perdeu o prazo ou esqueceu de fazer a declaração do Imposto de Renda, saiba o que fazer.
Você sabe o que é a restituição do IR?
A restituição do Imposto de Renda é o retorno de parte do dinheiro pago pelo contribuinte à Receita Federal durante o último ano. Isso acontece quando o sistema detecta que o valor pago em impostos foi maior do que o devido. Esse cálculo é feito para cada contribuinte e informado ao final do preenchimento da declaração.
Todas as informações sobre a declaração, você confere no nosso guia completo sobre o Imposto de Renda em 2022.
Qual o calendário completo da restituição do Imposto de Renda?
Como dissemos anteriormente, quem declarou primeiro, recebe a restituição mais cedo. Porém, no primeiro lote, algumas pessoas têm prioridade. São elas: contribuintes idosos acima de 60 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Após o primeiro lote, aí sim, a restituição será paga de acordo com a data de envio da declaração, em quatro outros lotes, de maio a setembro.
Confira o calendário:

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Fazer a consulta da sua restituição para saber valores e datas é bem simples. Basta acessar o site da Receita Federal e informar o seu CPF, ano da declaração e sua data de nascimento.
Como é feito o pagamento o pagamento da restituição?
O pagamento da restituição sempre é feito em uma conta bancária indicada por você, contribuinte, na declaração. Em 2022, será a primeira oportunidade para receber o dinheiro da restituição via Pix, assim como o pagamento do Darf, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais.
Agora é só consultar quando será realizado o pagamento da sua restituição e ficar de olho na conta bancária. Combinado? Ah, e se você ainda não é cliente Santander, abra agora a sua conta.
Fonte: Receita Federal e Valor Investe *Todo conteúdo contido nesta publicação foi tirado das fontes aqui informadas.