Atualizado em 12-03-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
Na imagem temos um texto à esquerda com a frase ‘Segurança em aplicativos’. Já à direita, temos uma ilustração que representa uma mão segurando um celular com o aplicativo Santander aberto e ícones ilustrativos de recursos financeiros.

Para você, provavelmente, deve ser comum ter o hábito de baixar aplicativos para usar no celular. Isso porque boa parte das tarefas a serem cumpridas no dia a dia são feitas por meio desses programas, como pagar contas, pedir comida por delivery e comprar online.

Com tantas opções de aplicativos disponíveis para cada uma das funções que respectivamente exercem, qual escolher para usar? Ter cuidado ao fazer o download é essencial para não baixar um programa malicioso. Vamos mostrar para você quais são riscos de baixar aplicativos fora das lojas oficiais. Saiba mais!

Por que baixar aplicativos apenas na App Store e Google Play?

Os aplicativos estão à sua disposição com as mais variadas características, seja de empresas famosas de cada segmento ou não. Eles podem ser baixados nas chamadas lojas oficiais, as quais são referentes aos sistemas operacionais de cada aparelho, como a App Store da Apple e a Google Pay, dos dispositivos Android.

Quando os aplicativos estão nas lojas oficiais, é mais provável serem de confiança e verdadeiros, já que tanto a App Store quanto a Google Play aplica verificações de segurança nos novos aplicativos que são lançados em seus ambientes.

Além disso, ao subir um aplicativo, o desenvolvedor ou a empresa precisam pagar um valor refere a hospedagem nas lojas oficiais.

Dessa forma, não é indicado fazer download de aplicativos que não estejam na App Store ou na Google Play, uma vez que não há a garantia das verificações de segurança e você pode estar vulnerável a cair em programas criados por hackers.

Por isso, se receber uma comunicação, como um SMS, ou até mesmo uma ligação indicando baixar algum aplicativo, evite clicar no link que aparecerá na tela, procure o nome do programa diretamente nas lojas oficiais e leia a reputação.

Quais são os riscos que os aplicativos fora de lojas oficiais podem apresentar?

Por terem conhecimento de que pessoas como você estão fazendo o download dos mais variados aplicativos com uma certa frequência, os cibercriminosos passaram a enxergar neste processo um jeito de aplicar golpes digitais, se aproveitando das vítimas que não checam a credibilidade do aplicativo em questão.

Dentre os exemplos de tipos de programas mais comuns de serem falsificados pelos hackers estão aplicativos que se passam por projetos do Governo Federal, por jogos em que é possível ganhar dinheiro, recursos de fotografias e por aí vai. Com chamadas apelativas e uma aparência bastante similar aos aplicativos originais, essas versões são usadas para golpes.

Com isso, os golpes consistem em instalar vírus no seu aparelho, como o malware ou o tipo que permite o Golpe da Mão Fantasma, que infectam o seu dispositivo e conseguem acessar os dados do seu celular de forma remota.

Descubra quais são os cuidados que você deve ter ao baixar um app

O primeiro passo é só fazer o download do aplicativo que você tiver interesse em usar nas lojas oficiais, como você viu acima. No entanto, mesmo na App Store e na Google Play é necessário ter atenção nas informações que aparecem sobre cada aplicativo porque pode acontecer de haver algum aplicativo com más intenções no meio dos verdadeiros.

Por exemplo, verifique qual é a empresa ou desenvolvedor que aparecem como “dona” do aplicativo em questão, assim como os seus contatos disponíveis (site oficial, e-mail, endereço e até a política de privacidade). Confirme também a data de lançamento e as avaliações de outros usuários que baixaram o aplicativo.

Para você saber: os nossos aplicativos estão disponíveis somente nas lojas oficiais. Não faça download se não for em um dos links a seguir: Google Play e App Store do App Santander, e Google Play e App Store do App Way.

Quer saber ainda mais sobre como se proteger em ambientes digitais? Então, conheça os conteúdos com dicas dos especialistas do Santander no nosso site de segurança.

Leia sobre segurança

Avalie esse artigo