Atualizado em 27-03-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
A imagem mostra a ilustração de um homem encostado em um carro. Ao lado, há a frase 'Leia antes de pegar a estrada'.

Para aproveitar bem a folga ou o fim de semana prolongado, muitos escolhem viajar de carro. Pegar a estrada é uma prática bastante comum entre os brasileiros, que aproveitam as datas comemorativas e altas temporadas para ir à praia ou ao interior do estado em busca de descanso e lazer.

Principalmente nesses períodos, em que o volume de carros nas estradas chega a duplicar, é essencial redobrar alguns cuidados para prevenir acidentes e garantir uma viagem tranquila e segura.

Neste artigo, vamos explorar as principais dicas e cuidados importantes para você proteger sua família e se preparar para uma viagem sem qualquer dor de cabeça – desde a verificação dos itens de segurança do carro até a escolha do melhor plano de seguro para suas necessidades. Vamos lá?

O que é manutenção preventiva veicular?

Mesmo que você já tenha viajado de carro muitas vezes, é possível que deixe para preparar seu carro na última hora – por isso, começamos este conteúdo com este assunto. Para não passar qualquer aperto neste sentido, fazer a manutenção preventiva no veículo é o primeiro passo para evitar falhas e problemas de percurso.

Esta manutenção ajuda a manter o bom funcionamento dos veículos, e, como seu nome sugere, previne riscos de quebras e outros problemas mais graves que podem gerar acidentes. O objetivo da manutenção preventiva é fazer com que a mecânica do veículo seja conservada, prolongando sua vida útil e evitando até reparos de urgência.

A frequência da manutenção preventiva pode variar de acordo com o modelo e o ano de fabricação do veículo. Entretanto, especialistas indicam o intervalo de seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Entretanto, antes de qualquer viagem, levar o carro para uma revisão técnica e detalhista nos itens essenciais é mandatória para o funcionamento correto do veículo em longas distâncias.

O que deve passar por revisão no carro antes de viajar?

Enquanto a manutenção deve ocorrer periodicamente, a revisão é um passo fundamental sempre antes de qualquer viagem. Pelo menos 10 dias antes de pegar a estrada, é importante fazer uma revisão completa no veículo, especialmente nos itens de segurança. Os principais pontos para verificar são:

- Pneus: confira se estão em boa qualidade e não perderam suas características originais – o famoso pneu careca. Lembre-se também de checar o pneu reserva (estepe) e deixar todos bem calibrados, se necessário. Isso pode evitar instabilidade na direção e o risco de aquaplanagem em períodos de chuva.

- Freios: Em viagens, é comum dirigir em altas velocidades. Por isso, garanta que todo o sistema de freios está funcionando bem. Isso inclui os discos e pastilhas de freio, cilindros de rosa, tambor, sapata e lonas e fluidos de freio.

- Embreagem: Lembre-se que o motor e o sistema de transmissão do veículo são conectados pela embreagem. Durante a troca de marchas, esse sistema, que inclui placa de pressão, disco de embreagem, sistema hidráulico, rolamento e pedal de embreagem.

- Óleo: Outro item essencial para revisar antes de qualquer viagem é o óleo, que lubrifica e limpa internamente o motor. O ideal é que ele seja trocado entre 5 mil e 10 mil quilômetros rodados, e seu reservatório deve ser verificado por um profissional. Líquido de arrefecimento, fluidos do radiador, da embreagem e transmissão também devem ser checados.

- Luzes: Em viagens noturnas, os faróis não são apenas obrigatórios, mas necessários para visão da pista e para visibilidade dos demais veículos. Verifique também luzes de ré e de freio, que se estiverem queimadas podem gerar infrações e colocar a segurança de todos em risco.

- Itens de segurança: Não deixe de verificar seu kit de segurança com macaco, chave de rosa e triângulo. Eles são obrigatórios e essenciais para troca do pneu, se necessário. Para as viagens, também é importante ter um kit de primeiros socorros, com gaze, esparadrapos e outros itens.

Leia também: Como pagar os débitos para renovar sua CNH

Seguro de carro: mais um item para levar na mala

Além da revisão, outro item que pode fazer a diferença em qualquer viagem de carro é uma boa assistência. Por isso, vamos entender a importância do seguro de carro  e te ajudar a escolher a opção ideal para suas necessidades.

Assim como em um seguro de vida ou seguro residencial, para contar com a assistência de um seguro auto o contratante paga uma taxa para ser ressarcido no caso de possíveis prejuízos – eles precisam estar previstos na apólice, e vão de danos no próprio carro, no de terceiros e até roubo – além de assistência na estrada durante viagens.

Então, se você está considerando contratar um seguro, é importante ficar atento a todas as coberturas oferecidas em contrato, inclusive para os locais que você costuma viajar. O valor do seguro também vai depender do valor do automóvel a ser segurado, além dos riscos aos quais ele pode se submeter.

Conhecer seguros

Como escolher um seguro auto?

É comum ficar em dúvida na hora de escolher a melhor franquia de seguro para o seu carro. Por isso, listamos as principais dicas para você colocar na ponta do lápis na hora de eleger a opção ideal. Olha só:

- Analise a cobertura fornecida e serviços inclusos;

- Se atente à franquia e os valores envolvidos;

- Considere a necessidade de serviços adicionais;

- Entenda como funciona o acionamento do seguro e seu suporte.

No Santander, você ainda pode contar com o Auto Compara, uma plataforma para você fazer simulações e cotar seguros de acordo com as suas necessidades – tudo de forma 100% online e gratuita. Na mesma hora, você recebe as cotações e pode escolher a que melhor atende ao que você está buscando. Quer saber mais?

Simular cotação

Avalie esse artigo