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Correspondentes no País - Santander

Correspondentes no País - Santander

Um espaço Santander dedicado aos parceiros que participam dos nossos negócios.

Seja bem-vindo ao canal de diálogo do Santander Brasil com seus parceiros.

Aqui, você fica por dentro dos processos de gestão de correspondentes adotados pelo banco, cursos e atividades que os funcionários de sua empresa podem realizar e muito mais.

Dá só uma olhada:
• Saiba mais sobre os requisitos dos processos de credenciamento.
• Entenda as políticas e compromissos com as quais promovemos a sustentabilidade dentro do Santander, no setor bancário e na sociedade
• Tenha acesso os materiais de aculturamento referente à temas regulatórios.
• Conheça mais sobre sustentabilidade e como colocá-la em prática no dia a dia.
• Confira as boas práticas e políticas institucionais, que mencionam sobre a atuação dos correspondentes credenciados ao Santander.

Etapas e processos

Homologação e qualificação

A homologação de uma empresa que atuará como Correspondente consiste no cadastramento ou manutenção de um cadastro existente com informações sobre sua identificação, com base na apresentação de documentos legais e preenchimento da ficha cadastral pela empresa.

Pagamentos

São efetuados mediante crédito em conta corrente nos prazos estabelecidos em contrato.

Aculturamento - Como Atuamos

Os correspondentes deverão realizar todos os treinamentos recomendados pelo Banco Santander voltados à Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e demais cursos necessários estipulados pelos órgãos reguladores.

Capacitação obrigatória

Conforme determina a Resolução 4.935/2021, Art.16, para atendimento a operações de crédito e arrendamento mercantil a qualidade técnica da equipe do correspondente deve ser testada por exame de certificação através de entidade reconhecida no mercado.

Certificação Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

A partir de 1º de fevereiro de 2022, a Resolução CMN nº 4.935, de 29/07/2021, entra em vigor, alterando o escopo atualmente estabelecido pela Resolução CMN nº 3.954 quanto aos temas objeto de certificação de Correspondentes no País incluindo como item obrigatório, conhecimentos acerca da Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD”).

Riscos Operacionais

Orientações sobre Riscos Operacionais no Santander

O risco operacional é definido como o risco de perdas decorrente da inadequação ou falha dos processos, pessoas e sistemas internos, ou por eventos externos.

As categorias em que se classifica o risco operacional e sua definição básica, de acordo com as disposições das regras de Basileia, são:

• Fraude interna
• Fraude externa
• Práticas de emprego, saúde e segurança no trabalho
• Práticas com clientes, com produtos e de negócio
• Danos em ativos físicos
• Interrupção do negócio e falhas nos sistemas
• Falhas na execução, entrega e gestão dos processos

O Santander Brasil implementou o modelo baseado em linhas de defesa que visa a melhora e desenvolvimento contínuos da gestão e controle dos riscos operacionais, assegurando que tais as estruturas possam avaliar, monitorar, controlar, mitigar, reportar e reduzir os riscos e perdas a que estão expostas. Este modelo está composto pelas linhas de defesa abaixo descritas:

• 1ª Linha de Defesa: atribui-se a todas as áreas de negócio e de suporte do Grupo, incluindo todos os funcionários, independentemente do nível hierárquico, a responsabilidade pela gestão dos riscos operacionais inerentes às suas atividades. Criam-se os papéis de Coordenador, Auxiliar do Coordenador e Especialista de riscos operacionais na 1ª Linha de Defesa, que participam ativamente no auxílio à execução e efetividade das atividades de gestão dos riscos operacionais.

• 2ª Linha de Defesa: atribui-se a responsabilidade à área de Controle de Riscos Operacionais, cujo objetivo é o desenho, manutenção e desenvolvimento da estrutura para o gerenciamento do risco operacional, desafiar a 1ª Linha de Defesa com intuito de gerar ações de prevenção e mitigação às perdas por riscos operacionais. Define e implementa as políticas e procedimentos de riscos operacionais, bem como ferramentas para identificação, avaliação, monitoramento, controle e mitigação do risco operacional. Banco Santander (Brasil) S.A. Estrutura de Gerenciamento de Riscos e de Capital 22 Adicionalmente, reporta ao Conselho e alta administração, além de prover a interlocução com reguladores.

• 3ª Linha de Defesa: atua na revisão independente dos controles, processos e sistemas de gestão e controle de risco operacional da Organização, assegurando o adequado cumprimento, tanto pela 1ª como pela 2ª Linha de Defesa. No Santander a Auditoria Interna desempenha este papel.

Conheça na íntegra nossas orientações

Segurança da Informação e Cibernética

Política de Segurança do Santander

A Política de Segurança da Informação e Segurança Cibernética do Santander tem como objetivo assegurar a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações, através de mecanismos de controle e de ações de conscientização de seus colaboradores e prestadores de serviços.

Conheça na íntegra nossa política

Proteção de Dados Pessoais

O documento abaixo tem por objetivo apresentar as diretrizes quanto ao tratamento de dados pessoais, quando a contratação com os Correspondentes implicar em acesso, recebimento, processamento, transmissão, tratamento e/ou transferência internacional de dados pessoais, em consonância com a Política de Privacidade e Segurança de Dados do Santander Brasil disponível neste Portal, com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018), bem como com todas e quaisquer outras legislações e normas aplicáveis a este tema, cujos efeitos extraterritoriais atinjam os Correspondentes e o Santander Brasil e/ou as transações contempladas entre os mesmos.  
Proteção de Dados Pessoais | Diretrizes de LGPD

Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Terrorismo

Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Terrorismo do Santander

É premissa do Santander trabalhar com parceiros que tenham boa conduta social, ambiental, ética e que incentivem a diversidade e a adoção de boas práticas, repudiando ações que favoreçam pessoas e ou entidades que caracterizem situações de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo ou que gere prejuízos para o meio ambiente ou para a sociedade.

Em virtude do nosso comprometimento na luta contra o crime financeiro, lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e em atendimento à Circular Bacen nº 3978, Artigo 6, compartilhamos a política de prevenção de lavagem de dinheiro e combate ao financiamento ao terrorismo.

Conheça na íntegra nossa política

Critérios de sustentabilidade

Código de Conduta dos Correspondentes

O Santander Brasil tem como compromisso promover a sustentabilidade, conduzindo seus negócios em plena conformidade com a legislação vigente, pautado por princípios éticos, de Direitos Humanos, de respeito ao meio ambiente e promovendo relacionamentos de respeito, imparcialidade e igualdade com seus públicos de relacionamento.

Para isso, desenvolveu o Código de Conduta de Correspondente, um documento que traz uma série de princípios que devem ser respeitados por todos os correspondentes do Santander, e que pautarão as relações comerciais com o Banco.

O banco espera que todos os seus correspondentes ajam de acordo com os mais elevados padrões de integridade, transparência, responsabilidade, diversidade e respeito na execução de suas atividades, para com isto promover a padronização de boas práticas em toda a cadeia produtiva.

Conheça o documento na íntegra Código de Conduta de correspondentes e compartilhe em sua cadeia de valor.

Política de Responsabilidade Socioambiental

O que esperamos dos nossos correspondentes - Cultura, Conduta Ética e Diversidade

O Santander Brasil desenvolveu um material com o objetivo de reforçar a importância de temas relacionados a ética, cultura, diversidade e gestão de riscos na condução de seus negócios e na relação com seus correspondentes. Conheça o conteúdo na integra O que esperamos dos nossos Correspondentes - Cultura, Conduta Ética e Diversidade e compartilhe em sua cadeia de valor.

Parceria que faz a diferença

Orientação financeira

Queremos contribuir para que nossos parceiros sejam bem-sucedidos e, assim, nos ajudem a construir negócios que tragam resultados cada vez melhores para suas empresas, para o banco e toda a sociedade. 

Desenvolvemos cursos, vídeos, cartilhas e outros materiais que podem ajudar sua empresa a administrar as finanças de forma eficiente. Conheça e divulgue entre seus funcionários e correspondentes.

 

Portal Avançar: cursos, vídeos e notícias, além de eventos presenciais que apoiam as empresas em diversas áreas de gestão e estratégia.

 

Portal de Educação Financeira: conteúdos diversos como cartilhas, vídeos e cursos que irão ajudar você a avançar no planejamento de suas finanças.

 

Curso Online: no curso Vida Financeira, o enfoque é organizar o orçamento e cuidar melhor do dinheiro.

 

Parceiros em Ação: capacitação em gestão e educação financeira para microempreendedores.

Soluções Santander

Conheça algumas das soluções bancárias que podem agilizar e facilitar os negócios da sua empresa.

Mobile Token: dispositivo de segurança do internet banking empresarial que gera senhas diretamente do seu celular.

Capital de Giro: crédito flexível para atender às necessidades de caixa de sua empresa, seja investir em infraestrutura, máquinas, frota, estoque ou para a folha de pagamento, entre outros.

Santander Conta Integrada: sua conta-corrente PF e sua PJ são atendidas pelo mesmo gerente de relacionamento e você tem direito a uma máquina de cartão diferenciada, para agilizar as suas transações e receber os créditos das suas vendas com cartões Visa e MasterCard® em uma conta.

Folha de Pagamento: são duas modalidades de folha de pagamentos (Superfolha Online e Superfolha Convencional) para simplificar o pagamento dos salários de seus funcionários.

Conta Garantida Santander: conta empréstimo separada da conta corrente, com limite de crédito rotativo; você pode sacar e amortizar o empréstimo quando quiser.

Antecipação de Recebíveis: possibilita antecipar os recebíveis MasterCard® e Visa gerados pela máquina de cartão Santander.

Pagamento a Fornecedores: serviço que cuida do contas a pagar da sua empresa, de forma ágil, segura e automatizada.