Como avisar sinistro de Previdência - Santander

Como avisar o sinistro

Na hora que você mais precisa, é bom ter todas as orientações sobre como avisar o sinistro em um só local, né?

Pensando nisso, preparamos um passo a passo curtinho para auxiliar você

A comunicação do seu sinistro de previdência pode ser feita por e-mail, por telefone ou através do formulário de notificação

Conheça as condições e documentos para aviso de sinistro de previdência

Eventos de sinistro

Devolução de Reserva / Resgate por Óbito: Em caso de falecimento do titular do plano durante o período de acumulação, o saldo disponível será pago aos beneficiários indicados e na falta de indicação, aos herdeiros legais do participante, de acordo com a legislação vigente.  Haverá incidência de Imposto de Renda no momento do pagamento, para os planos VGBL, PGBL e FGB.
Também existem as coberturas adicionais, que são opcionais, e podem ter sido contratadas pelo titular do plano de Previdência:
Pecúlio por Morte: Importância paga de uma única vez aos beneficiários indicados e na falta de indicação, aos herdeiros legais do segurado, caso o titular do plano venha a falecer.
Pensão aos Menores: Renda mensal paga ao beneficiário (filho, dependente ou beneficiário indicado) até completar 21 anos de idade, caso o titular do plano venha a faltar durante o período de acumulação.
Pensão por Prazo Certo: Renda mensal por um prazo determinado (de 05 a 35 anos), paga ao beneficiário específico, caso o titular do plano venha a faltar durante o período de acumulação.
Pensão ao Cônjuge ou Companheiro: Renda mensal vitalícia paga ao cônjuge ou companheira (o) indicado, caso o titular do plano venha a faltar durante o período de acumulação.
Renda por Invalidez: Renda mensal vitalícia paga ao titular do plano, caso seja comprovada a invalidez total e permanente, durante o período de acumulação.
Observação: A análise do sinistro ocorrerá mediante apresentação de todos os documentos solicitados. Caso a documentação apresentada seja considerada insuficiente, a Seguradora poderá solicitar outros documentos.

Concessão de benefício

O titular do plano escolhe um tipo de renda na contratação do plano de Previdência. Esta renda poderá ser alterada até 30 dias úteis antes do início do pagamento do benefício.

As opções disponíveis são:

Renda Mensal Vitalícia: consiste em uma renda paga vitalícia e exclusivamente ao titular do plano a partir da data de concessão do benefício. O benefício cessa com o falecimento do titular.

Renda Mensal Temporária: consiste em uma renda paga temporária e exclusivamente ao titular do plano. O benefício cessa com o falecimento do titular ou o fim da temporariedade contratada, o que ocorrer primeiro.

Renda Mensal Vitalícia com Prazo Mínimo Garantido: consiste em uma renda paga vitaliciamente ao titular do plano a partir da data da concessão do benefício, sendo garantida aos beneficiários da seguinte forma: no momento da inscrição, o titular escolherá um prazo mínimo de garantia que será indicado na proposta de inscrição. 
O prazo mínimo da garantia é contado a partir da data do início do recebimento do benefício pelo titular. 
Se durante o período de pagamento do benefício ocorrer o falecimento do titular, antes de ter completado o prazo mínimo de garantia escolhido, o benefício será pago aos beneficiários conforme os percentuais indicados na proposta de inscrição, pelo período restante do prazo mínimo de garantia. 
No caso de falecimento do titular, após o prazo mínimo garantido escolhido, o benefício ficará automaticamente cancelado sem que seja devida qualquer devolução, indenização ou compensação de qualquer espécie ou natureza aos beneficiários. 
No caso de um dos beneficiários falecer antes de ter sido completado o prazo mínimo de garantia, o valor da renda será rateado entre os beneficiários remanescentes até o vencimento do prazo mínimo garantido. 
Não havendo qualquer beneficiário remanescente, a renda será paga aos sucessores legítimos do titular, pelo prazo restante da garantia.  

Renda Mensal Vitalícia Reversível ao Beneficiário Indicado: consiste em uma renda paga vitaliciamente ao titular do plano a partir da data de concessão do benefício escolhido. 
Ocorrendo o falecimento do titular, durante o recebimento desta renda, o percentual do seu valor estabelecido na proposta de inscrição será revertido vitaliciamente ao beneficiário indicado. 
Na hipótese de falecimento do beneficiário, antes do titular e durante o período de pagamento da renda, a reversibilidade do benefício estará extinta sem direito a compensações ou devoluções dos valores pagos. 
No caso de o beneficiário falecer, após já ter iniciado o recebimento da renda, o benefício estará extinto.  

Renda Mensal Vitalícia Reversível ao Cônjuge com Continuidade aos Menores: consiste em uma renda paga vitaliciamente ao titular do plano a partir da data de concessão do benefício escolhida. Ocorrendo o falecimento do titular, durante o pagamento desta renda, o percentual do seu valor estabelecido na proposta de inscrição será revertido vitaliciamente ao cônjuge e na falta deste, reversível temporariamente ao(s) menor(es) até que complete(m) a idade para maioridade (18, 21 ou 24) estabelecida no regulamento e conforme o percentual de reversão estabelecido.  

Renda Mensal Por Prazo Certo: consiste em uma renda mensal a ser paga por um prazo pré-estabelecido ao titular do plano. Na proposta de inscrição, o titular indicará o prazo máximo, em meses, contado a partir da data de concessão do benefício, em que será efetuado o pagamento da renda. 
Se, durante o período de pagamento do benefício, ocorrer o falecimento do titular antes da conclusão do prazo indicado, o benefício será pago ao beneficiário (ou beneficiários), na proporção de rateio estabelecida, pelo período restante do prazo determinado.  

Pagamento Único: No primeiro dia útil seguinte à data prevista para o término do período de diferimento, será concedido ao titular, o benefício sob a forma de pagamento único, calculado com base no saldo de provisão matemática de benefícios a conceder verificado ao término daquele período.  

Importante: Caso queira simular, alterar ou obter outras informações entre em contato com nossa central de atendimento.

Notificação sinistro

Notificação por email

1) Faça o download do formulário Notificação - Sinistro Previdência.
2) Salve o formulário em PDF no seu computador antes de fazer o preenchimento, certifique-se de que todos os campos foram preenchidos e envie para: avisosinistro@zurich-santander.com.br
    Após realizar a notificação do sinistro por e-mail, em até dois dias úteis, você receberá a relação inicial dos documentos necessários para regulação do sinistro. Para antecipar o prazo estipulado, basta anexar ao formulário de notificação, os documentos e formulários abaixo relacionados, devidamente preenchidos, de acordo com o plano contratado, para: avisosinistro@zurich-santander.com.br

Caso sua preferência seja a abertura do sinistro via telefone, entre em contato com a nossa Central de Atendimento.

Notificação por Telefone

3553-4700
 (São Paulo e Regiões metropolitanas) 
0800 702 5000 (demais localidades)
Assistência 24 horas: 0800 770 5030

Para onde enviar os documentos de sinistro:  
Para maior agilidade, envie os documentos para o email avisosinistro@zurich-santander.com.br ou para a Caixa Postal 12564 São Paulo – SP – CEP 04744-970 – Aos Cuidados Departamento de Sinistros Previdência.