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Governança
A boa governança e a correta adaptação a um ambiente em mudança garantem a continuidade do negócio e a confiança de nossos públicos de relacionamento. Por isso, buscamos as melhores práticas, sempre.
Estrutura de Governança
Nosso modelo de Governança Corporativa está baseado em quatro instâncias principais:
• Assembleia Geral: reúne os acionistas do Banco
• Conselho de Administração: responsável pela estratégia de longo prazo e supervisão da Diretoria Executiva
• Diretoria Executiva: responsável pela implementação da estratégia de negócios e de todas as atividades da empresa
• Comitês de assessoramento: apoiam o Conselho de Administração e aportam qualidade técnica em temas específicos
Atualmente, contamos com os seguintes comitês de assessoramento:
• Comitê de Auditoria
• Comitê de Risco e Compliance
• Comitê de Remuneração
• Comitê de Nomeação e Governança
• Comitê de Sustentabilidade
Nosso Estatuto Social prevê a instalação de um Conselho Fiscal não permanente mediante solicitação da Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária. O principal objetivo desse órgão é fiscalizar os atos de gestão administrativa, além de outras atribuições previstas no artigo 163 da Lei das Sociedades por Ações, para proteção dos interesses da nossa organização e dos acionistas. Seus membros reúnem-se ao final de cada trimestre, no mínimo.
Nosso modelo de Governança Corporativa está baseado em quatro instâncias principais:
• Assembleia Geral: reúne os acionistas do Banco
• Conselho de Administração: responsável pela estratégia de longo prazo e supervisão da Diretoria Executiva
• Diretoria Executiva: responsável pela implementação da estratégia de negócios e de todas as atividades da empresa
• Comitês de assessoramento: apoiam o Conselho de Administração e aportam qualidade técnica em temas específicos
Atualmente, contamos com os seguintes comitês de assessoramento:
• Comitê de Auditoria
• Comitê de Risco e Compliance
• Comitê de Remuneração
• Comitê de Nomeação e Governança
• Comitê de Sustentabilidade
Nosso Estatuto Social prevê a instalação de um Conselho Fiscal não permanente mediante solicitação da Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária. O principal objetivo desse órgão é fiscalizar os atos de gestão administrativa, além de outras atribuições previstas no artigo 163 da Lei das Sociedades por Ações, para proteção dos interesses da nossa organização e dos acionistas. Seus membros reúnem-se ao final de cada trimestre, no mínimo.
Diversidade e independência
Em 2022, a participação de mulheres nos órgãos de governança do Banco foi de 31%. O principal destaque do ano foi o crescimento do número de mulheres no Comitê Executivo, cuja representatividade feminina subiu de 2 para 4 integrantes (33%).
Além da questão de gênero, procuramos garantir uma representatividade relevante de membros independentes, que atualmente respondem por 36% das cadeiras no Conselho de Administração. Outra prioridade é compor os órgãos de governança com diversidade de competências e repertórios.
Além da questão de gênero, procuramos garantir uma representatividade relevante de membros independentes, que atualmente respondem por 36% das cadeiras no Conselho de Administração. Outra prioridade é compor os órgãos de governança com diversidade de competências e repertórios.
Outras boas práticas de governança
Promove a integração e o aprofundamento de conhecimentos sobre a indústria financeira e o contexto interno do Banco dos membros independentes dos órgãos de governança. Conheça os principais temas abordados pelo programa em nosso Relatório Anual Integrado.
O Conselho de Administração e seus comitês passam por duas avaliações anuais: uma realizada pelo próprio Conselho, com foco no desempenho e na eficácia, e outra que avalia os órgãos e cada um dos membros do Conselho de Administração, identificando fortalezas e oportunidades de melhoria.
Para garantir a imparcialidade, esse trabalho é feito por uma consultoria externa especializada. O resultado é compartilhado com o Conselho de Administração e o Comitê de Nomeação e Governança. Para assegurar as qualificações, experiências técnicas e habilidades, a composição do Conselho de Administração e de seus comitês de assessoramento também é avaliada anualmente.
Para garantir a imparcialidade, esse trabalho é feito por uma consultoria externa especializada. O resultado é compartilhado com o Conselho de Administração e o Comitê de Nomeação e Governança. Para assegurar as qualificações, experiências técnicas e habilidades, a composição do Conselho de Administração e de seus comitês de assessoramento também é avaliada anualmente.
Nossa Política de Remuneração estabelece critérios que reconhecem o alto desempenho e, ao mesmo tempo, evitam comportamentos indesejados. As regras preveem pagamento diferido e cláusulas de Clawback e Malus, mecanismos associados ao cumprimento de normas internas e exposição ao risco.
A política também incentiva a meritocracia, diferenciando as contribuições individuais das áreas no cumprimento dos objetivos e na execução das estratégias do negócio.
O programa de Remuneração Variável Anual (PPG) dos executivos contempla indicadores quantitativos e qualitativos, incluindo três indicadores ESG, que abordam os temas de diversidade, empoderamento financeiro e financiamentos verdes. O Conselho de Administração realiza uma avaliação qualitativa de cada métrica quantitativa, considerando como o objetivo foi alcançado e outros aspectos relevantes.
Os valores relativos à remuneração global (remuneração fixa, incentivos de curto e longo prazo e benefícios) de conselheiros e diretores executivos são aprovados em assembleia pelos acionistas.
Para saber mais sobre a remuneração dos membros do Conselho de Administração, Comitês de Assessoramento e Conselho Fiscal, veja o Formulário de Referência e 20-F, disponível no site de Relações com Investidores.
A política também incentiva a meritocracia, diferenciando as contribuições individuais das áreas no cumprimento dos objetivos e na execução das estratégias do negócio.
O programa de Remuneração Variável Anual (PPG) dos executivos contempla indicadores quantitativos e qualitativos, incluindo três indicadores ESG, que abordam os temas de diversidade, empoderamento financeiro e financiamentos verdes. O Conselho de Administração realiza uma avaliação qualitativa de cada métrica quantitativa, considerando como o objetivo foi alcançado e outros aspectos relevantes.
Os valores relativos à remuneração global (remuneração fixa, incentivos de curto e longo prazo e benefícios) de conselheiros e diretores executivos são aprovados em assembleia pelos acionistas.
Para saber mais sobre a remuneração dos membros do Conselho de Administração, Comitês de Assessoramento e Conselho Fiscal, veja o Formulário de Referência e 20-F, disponível no site de Relações com Investidores.
Nossa Política para Transações com Partes Relacionadas estabelece regras para assegurar que todas as decisões, especialmente aquelas envolvendo partes relacionadas e outras situações com potencial conflito de interesses, sejam tomadas tendo em vista os interesses do Banco e de seus acionistas. A Política define as situações de conflitos de interesse, as regras para operações com partes relacionadas e os procedimentos a serem observados pelos administradores envolvidos nessas operações.
Temos uma Política Fiscal , aprovada pelo Conselho de Administração, que estabelece diretrizes e boas práticas para prevenção e redução de riscos fiscais e reputacionais:
● Cumprir as obrigações tributárias exigidas na legislação, realizando uma interpretação razoável das normas aplicáveis, de modo a atender à sua motivação e finalidade.
● Não criar ou adquirir empresas em países ou territórios considerados paraísos fiscais sem autorização específica do Conselho de Administração e recomendações favoráveis dos comitês de Auditoria e de Contingências.
● Respeitar as normas sobre preços de transferência, atendendo, especialmente, às operações que não tenham relação com os negócios habituais do Santander Brasil.
● Não realizar qualquer tipo de assessoria ou planejamento fiscal para os clientes na comercialização e venda de produtos e serviços financeiros.
● Cooperar com a administração tributária, com base nos princípios de transparência e confiança mútua, e fornecer, de maneira fiel e completa, a informação exigida para o cumprimento de suas obrigações tributárias.
● Divulgar as despesas tributárias, devidamente auditadas, nas Demonstrações Financeiras trimestrais, disponíveis no site de Relações com Investidores.
A supervisão do cumprimento das obrigações tributárias é feita pela Área Fiscal e de Normas. Nossas despesas tributárias são devidamente auditadas e divulgadas nas Demonstrações Financeiras trimestrais, disponíveis no site de Relações com Investidores .
● Cumprir as obrigações tributárias exigidas na legislação, realizando uma interpretação razoável das normas aplicáveis, de modo a atender à sua motivação e finalidade.
● Não criar ou adquirir empresas em países ou territórios considerados paraísos fiscais sem autorização específica do Conselho de Administração e recomendações favoráveis dos comitês de Auditoria e de Contingências.
● Respeitar as normas sobre preços de transferência, atendendo, especialmente, às operações que não tenham relação com os negócios habituais do Santander Brasil.
● Não realizar qualquer tipo de assessoria ou planejamento fiscal para os clientes na comercialização e venda de produtos e serviços financeiros.
● Cooperar com a administração tributária, com base nos princípios de transparência e confiança mútua, e fornecer, de maneira fiel e completa, a informação exigida para o cumprimento de suas obrigações tributárias.
● Divulgar as despesas tributárias, devidamente auditadas, nas Demonstrações Financeiras trimestrais, disponíveis no site de Relações com Investidores.
A supervisão do cumprimento das obrigações tributárias é feita pela Área Fiscal e de Normas. Nossas despesas tributárias são devidamente auditadas e divulgadas nas Demonstrações Financeiras trimestrais, disponíveis no site de Relações com Investidores .
Integridade e conduta ética
Trabalhamos cotidianamente para oferecer um ambiente de negócios seguro, responsável e pautado por princípios éticos. Nesse sentido, atuamos fortemente no combate à corrupção, ao suborno, à lavagem de dinheiro, ao uso de informação privilegiada, às condutas anticompetitivas, ao trabalho infantil, forçado e/ou análogo à escravidão, à discriminação e qualquer tipo de fraude ou ato ilícito.
Para promover a conduta ética tanto internamente como em nossa rede externa de relacionamentos, realizamos diligências para contratação e monitoramento de terceiros, investimos em treinamentos obrigatórios, difundimos nossos Códigos de Conduta entre nossos funcionários e fornecedores e estabelecemos medidas disciplinares em caso de descumprimento das diretrizes.
Trabalhamos cotidianamente para oferecer um ambiente de negócios seguro, responsável e pautado por princípios éticos. Nesse sentido, atuamos fortemente no combate à corrupção, ao suborno, à lavagem de dinheiro, ao uso de informação privilegiada, às condutas anticompetitivas, ao trabalho infantil, forçado e/ou análogo à escravidão, à discriminação e qualquer tipo de fraude ou ato ilícito.
Para promover a conduta ética tanto internamente como em nossa rede externa de relacionamentos, realizamos diligências para contratação e monitoramento de terceiros, investimos em treinamentos obrigatórios, difundimos nossos Códigos de Conduta entre nossos funcionários e fornecedores e estabelecemos medidas disciplinares em caso de descumprimento das diretrizes.
Para orientar a conduta de nossos colaboradores e administradores, contamos com uma série de políticas e instrumentos de governança:
● Temos políticas internas, como Código de Conduta Ética, a Política Anticorrupção, a Política para Transação com Partes Relacionadas, o Código de Conduta de Fornecedores e a Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo.
● A alta administração é envolvida nos temas de compliance.
● O Comitê de Ética e Compliance assessora o Conselho de Administração e o Comitê Executivo na prevenção e mitigação dos riscos de compliance, garantindo o cumprimento dos princípios éticos, da legislação e das normas aplicáveis ao Banco.
● A Diretoria de Compliance realiza o exercício de Controle de Risco e Autoavaliação para identificar e avaliar os principais riscos e reduzir a probabilidade de descumprimentos normativos ou falhas na conduta de colaboradores.
● Investimos em tecnologia e implementamos monitoramentos baseados em algoritmos e machine learning para garantir a assertividade, segurança e celeridade nos processos internos.
● Além disso, aprimoramos as análises de prevenção à lavagem de dinheiro (PLD), financiamento ao terrorismo, proliferação de armas de destruição em massa e reportes ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).
● Também executamos testes, por meio do uso de dados, para aprimorar a gestão de riscos de PLD, Conduta e Regulatório, incluindo fornecedores, parceiros, donatários e patrocinados.
● Temos políticas internas, como Código de Conduta Ética, a Política Anticorrupção, a Política para Transação com Partes Relacionadas, o Código de Conduta de Fornecedores e a Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo.
● A alta administração é envolvida nos temas de compliance.
● O Comitê de Ética e Compliance assessora o Conselho de Administração e o Comitê Executivo na prevenção e mitigação dos riscos de compliance, garantindo o cumprimento dos princípios éticos, da legislação e das normas aplicáveis ao Banco.
● A Diretoria de Compliance realiza o exercício de Controle de Risco e Autoavaliação para identificar e avaliar os principais riscos e reduzir a probabilidade de descumprimentos normativos ou falhas na conduta de colaboradores.
● Investimos em tecnologia e implementamos monitoramentos baseados em algoritmos e machine learning para garantir a assertividade, segurança e celeridade nos processos internos.
● Além disso, aprimoramos as análises de prevenção à lavagem de dinheiro (PLD), financiamento ao terrorismo, proliferação de armas de destruição em massa e reportes ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).
● Também executamos testes, por meio do uso de dados, para aprimorar a gestão de riscos de PLD, Conduta e Regulatório, incluindo fornecedores, parceiros, donatários e patrocinados.
O Canal Aberto Santander recebe denúncias sobre situações com qualquer indício de ilicitude envolvendo o Santander ou empresas coligadas. Também trata de violações ao Código de Conduta Ética e/ou normas internas. Ele está disponível para colaboradores, estagiários, clientes, parceiros, fornecedores e para qualquer pessoa que queira relatar, sem necessidade de se identificar, alguma situação relacionada a esses temas. São assegurados a confidencialidade, o sigilo das informações e a não retaliação.
Veja como o Canal Aberto funciona:
1. As denúncias são enviadas para o e-mail canalaberto@santander.com.br e por formulário eletrônico disponível, para os funcionários, na intranet.
2. Os registros recebidos são avaliados pelo Compliance e encaminhados aos responsáveis para apuração e decisão sobre a adoção das medidas necessárias.
3. As informações são consolidadas em relatórios. O conteúdo é reportado ao Comitê de Auditoria e aprovado pelo Conselho de Administração.
4. O prazo inicial estipulado pelo Compliance para a apuração do relato é de cinco dias úteis. O tempo para a conclusão das denúncias pode se estender dependendo da complexidade, definição e aplicação de medidas.
Veja os indicadores de denúncias recebidas e tratadas em nosso Relatório Anual Integrado.
Veja como o Canal Aberto funciona:
1. As denúncias são enviadas para o e-mail canalaberto@santander.com.br e por formulário eletrônico disponível, para os funcionários, na intranet.
2. Os registros recebidos são avaliados pelo Compliance e encaminhados aos responsáveis para apuração e decisão sobre a adoção das medidas necessárias.
3. As informações são consolidadas em relatórios. O conteúdo é reportado ao Comitê de Auditoria e aprovado pelo Conselho de Administração.
4. O prazo inicial estipulado pelo Compliance para a apuração do relato é de cinco dias úteis. O tempo para a conclusão das denúncias pode se estender dependendo da complexidade, definição e aplicação de medidas.
Veja os indicadores de denúncias recebidas e tratadas em nosso Relatório Anual Integrado.