Parceiro do Idoso - Santander

Parceiro do Idoso

Incentivamos o direcionamento de recursos do Imposto de Renda para o fortalecimento do sistema de proteção ao idoso.

Em 2020, apoiamos 34 projetos de 23 municípios brasileiros

Mais de R$ 9 milhões foram destinados à implementação dos projetos

Em oito anos do programa, foram arrecadados mais de R$ 50 milhões para projetos que beneficiaram 25 mil idosos.

O programa

Criado em 2013, o Parceiro do Idoso utiliza o incentivo fiscal previsto no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) para fortalecer o sistema de proteção aos direitos desse público. Para isso, incentivamos nossos clientes e fornecedores a destinarem parte do imposto de renda devido aos Fundos Municipais dos Direitos do Idoso. Além de fazer a gestão do programa e acompanhar os resultados, o Santander também participa destinando recursos de seu próprio IR.

Como funciona

Anualmente, mobilizamos nossa rede de clientes empresariais e fornecedores para que direcionem um percentual do Imposto de Renda devido aos Fundos dos Direitos do Idoso dos municípios participantes.

Pela lei, pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real podem participar destinando até 1% do IR devido. Os valores arrecadados vão para os Conselhos Municipais dos Direitos do Idoso e são utilizados na implementação de projetos de atendimento a idosos que tiveram seus direitos violados ou ameaçados, em situações como:
• negligência;
• violência física ou psicológica;
• abuso financeiro ou violação patrimonial.

Os municípios são selecionados pelo programa a cada dois anos, via edital. As iniciativas são acompanhadas pela equipe do Santander e o apoio no segundo ano é renovado com base nos resultados alcançados.

Como participar

Neste momento, estamos atuando com os projetos selecionados para o ciclo 2019-2020. Em caso de dúvidas contate-nos pelo e-mail sustentabilidade@santander.com.br.

Saiba mais sobre o Parceiro do Idoso

Conhecer para Transformar

Neste guia de 2016, compartilhamos nossa experiência no diagnóstico e formulação de políticas para a garantia dos direitos do idoso.