Programa Escola Brasil - Santander

Programa Escola Brasil

Há 20 anos facilitando e estimulando a ação voluntária dos nossos funcionários em escolas públicas do País.

Em 2018, mais de 400 ações voluntárias foram realizadas em 87 escolas públicas de cidades onde estamos presentes.

Ao longo do ano, contamos com 1.053 funcionários atuando de forma contínua no programa, que mobilizaram mais de 3 mil outros funcionários pontuais.

Nos últimos três anos, o PEB beneficiou em média 82 mil pessoas anualmente, incluindo alunos, funcionários, familiares e integrantes da comunidade escolar.

O programa

Criado em 1998 por iniciativa de um pequeno grupo de funcionários, o PEB (Programa Escola Brasil) reúne mais mil voluntários atuando por um propósito comum: disseminar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) nas escolas públicas de cidades onde estamos presentes, envolvendo e empoderando as comunidades do entorno.

O programa oferece às nossas equipes oportunidades estruturadas de atividades voluntárias, para que participem desse compromisso global e também mobilizem outras pessoas nesse sentido.

O alinhamento das atividades do PEB em torno dos ODS foi feito em 2017, quando ampliamos o propósito inicial de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na rede pública. O escopo das ações foi articulado a partir dos seguintes objetivos e metas:

  • Proporcionar a funcionários, estagiários, clientes, fornecedores e seus familiares e amigos a oportunidade de exercerem sua cidadania através do voluntariado;
  • Mobilizar e empoderar as instituições e comunidades onde atuamos para que se fortaleçam como polos de transformação social em seus entornos;
  • Contribuir para o engajamento da sociedade civil na conquista dos resultados almejados pelos ODS.
  • Como funciona

    Os voluntários podem atuar de duas maneiras:
     
    • De forma contínua: um ou mais voluntários se reúnem em núcleos e estabelecem formalmente uma parceria com uma escola pública.
    • De forma pontual: os voluntários participam das campanhas institucionais realizadas todos os anos pelo PEB.
    Oferecemos uma estrutura de incentivo e apoio que inclui:
    • Uma política de voluntariado que promove o exercício da cidadania entre nossos funcionários e estabelece alguns deveres e direitos dos voluntários que participam de forma contínua –entre eles a concessão de até quatro horas mensais da jornada de trabalho para dedicação ao PEB e apoio financeiro para execução das atividades.
    • O Portal dos Voluntários, onde são disponibilizadas as sugestões de atividades e informações que eles precisam para atuar, além de um espaço para o compartilhamento de experiências.
    • Ações de reconhecimento para os voluntários mais atuantes.
    • Atendimento permanente pela equipe do PEB.
    Criadas por especialistas em educação e sustentabilidade, as atividades do PEB trabalham diferentes aspectos dos ODS e buscam, de maneira divertida e prazerosa, promover: a integração da comunidade escolar, a formação integral e cidadã dos alunos e a mobilização desses públicos, para que também possam dar a sua contribuição na transformação social.

    Como participar

    Os funcionários do Santander podem participar de ações pontuais ou atuar de forma contínua por meio de uma parceria estabelecida com uma instituição de ensino. Veja o passo a passo no Portal dos Voluntários

    Veja o que os voluntários do PEB têm a dizer!

    "Quando me tornei voluntário eu queria transformar a vida das pessoas. Mas eu estava errado, porque era a minha vida que estava sendo transformada. "

    Antônio Marcos

    Funcionário Santander, voluntário PEB em Sertãozinho (SP)

    Infográficos

    Entenda o PEB em 3 minutos

    Neste infográfico explicamos como o programa funciona e qual a sua contribuição para as escolas.

    Entenda os ODS em 3 minutos

    Você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU? Neste infográfico a gente explica como eles foram criados e o que propõem.