Pensando em trazer mais proteção para as finanças do seu negócio, o Santander desenvolveu uma funcionalidade de segurança que atua como uma barreira contra o golpe da Falsa Central Telefônica.
Golpes financeiros estão cada vez mais sofisticados, principalmente quando envolvem ligações telefônicas, nas quais criminosos se passam por funcionários de bancos ou por fornecedores.
Nessas ligações, usam técnicas de engenharia social para convencer as vítimas a acessar o aplicativo do banco e realizar transações como Pix, TEDs ou pagamentos de boletos falsos que direcionam valores para contas fraudulentas.
Para ajudar a proteger sua empresa e você contra esse tipo de golpe, criamos o Alerta de Segurança no Login. Com ele, você conta com mais uma camada de segurança antes de acessar sua conta e realizar movimentações financeiras.
Quer saber como ele funciona e como pode ter mais proteção para o seu negócio? Leia mais a seguir!
Por que o golpe da Falsa Central é tão perigoso?
Criminosos utilizam abordagens muito convincentes e costumam ligar dizendo que houve uma tentativa de invasão na conta da empresa ou que foram identificadas movimentações suspeitas. Para “resolver” o suposto problema, induzem a vítima a instalar aplicativos de acesso remoto, informar códigos do ID Santander Empresas ou até mesmo realizar um Pix ou uma transferência bancária para “cancelar” uma transação não reconhecida.
Como o golpe acontece durante uma ligação, é comum que a pessoa não perceba que está sendo enganada até que já tenha sofrido um prejuízo financeiro.
É exatamente nesse momento que entra o Alerta de Segurança no Login.
O que é o Alerta de Segurança no Login?
O Alerta de Segurança no Login é uma camada extra de proteção contra golpes, como o da Falsa Central Telefônica. Disponível no app Santander Empresas, ele exibe uma notificação sempre que alguém tenta acessar uma conta empresarial durante uma ligação telefônica ou conversa via WhatsApp, por exemplo.
Como esse alerta funciona?
Na prática, é simples: o app Santander Empresas identifica se está sendo acessado enquanto o celular está em uma chamada (por telefone, WhatsApp, Microsoft Teams etc.). Se isso acontecer, uma mensagem de alerta aparece com orientações de segurança.
A partir daí, você pode escolher as opções:
• “Confio no contato e quero continuar”: se reconhecer a ligação e quiser seguir com o uso do app.
• “Sair do aplicativo”: se desconfiar de golpe, o app é encerrado automaticamente ao clicar nessa opção, interrompendo a tentativa.
Essa funcionalidade pode ajudar a impedir golpes em tempo real, te alertando quanto a essa possibilidade antes que qualquer prejuízo aconteça.
Leia também: Entenda como reconhecer uma Falsa Central Telefônica
Preciso ativar alguma configuração no aplicativo Santander Empresas?
Não é necessário fazer nenhum tipo de configuração, pois o Alerta funciona de maneira automática. Mantenha sempre seu app atualizado para garantir o bom funcionamento da funcionalidade.
O Alerta de Segurança no Login funciona junto com outras ferramentas de proteção do Santander, como ID Santander Empresas, Reconhecimento Facial e Confirmação de Compras Suspeitas. Tudo isso para trazer uma experiência mais segura e tranquila para você e sua empresa.
Saiba mais sobre as soluções de segurança já disponíveis, acesse o Site de Segurança do Santander.
Segurança em constante evolução
Os golpes estão sempre mudando e evoluindo. Por isso, o Santander continua investindo em novas funcionalidades de segurança.
O Alerta de Segurança no Login é mais uma iniciativa dentro da nossa estratégia de segurança digital. Ela se soma a outras ações como campanhas de conscientização, tecnologia antifraude e análise comportamental das transações.