Atualizado em Thu Aug 10 18:11:20 GMT-03:00 2023

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00

Todo brasileiro cresce sabendo das belezas que o nosso país oferece, das praias, das montanhas e florestas, de Norte a Sul, dos Lençóis Maranhenses ao Pantanal. Porém, para todo bom viajante, as fronteiras não são barreiras suficientes e o mundo está sempre aí, ao dispor, para decolar voo e conhecer todas as maravilhas de diversos continentes.

Para se ter ideia, apenas em 2019, antes da pandemia da Covid-19, 20 milhões de viagens internacionais foram realizadas por brasileiros, de acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Será que podemos esperar algo parecido para 2023?

Se esse é o seu caso, o friozinho na barriga já deve ter chegado, pois como diz a frase “os viajantes viajam três vezes: quando sonham, quando viajam e quando relembram”. E é na etapa do sonho que vem o planejamento, algo fundamental para que a sua viagem aconteça com tranquilidade e sem perrengues. 

Por isso, preparamos um checklist com dicas essenciais que você precisa conferir antes de viajar para fora do Brasil. Ficou curioso? Continue a leitura e dê o primeiro passo para a viagem dos seus sonhos.

Atenção aos documentos necessários

Dependendo do país que você vai conhecer, a documentação pode variar. Mas, em geral, você precisará estar com passaporte, além de um documento oficial com foto, como o seu RG. Muitos países exigem visto e é possível consultar a exigência de cada documento no site da embaixada.

Ah, outro documento que merece sua atenção é o cartão de vacina, pois pode ser obrigatório em regiões que esteja fazendo controle de epidemias e pandemias, como é o caso do Covid-19. Se você já viajou para algum país que tem risco de febre amarela, sabe que precisou tomar a vacina para essa doença e comprovar no aeroporto.

Compra e transferência de moeda estrangeira

O Real brasileiro é a moeda corrente oficial do Brasil e só do Brasil. Pois é, você vai precisar comprar moeda estrangeira, o dinheiro utilizado no país para onde você está indo. Essa é uma das operações de câmbio. Para quem vai viajar, existem duas operações de câmbio que são realizadas com mais frequência entre pessoas físicas. São elas:

Câmbio para turismo

Se você está com passagem comprada para fazer turismo na Europa ou nos Estados Unidos, por exemplo, essa é a sua opção. Se você for trabalhar, estudar ou até competir em alguma modalidade esportiva, também. Você precisará comprar moeda de um país estrangeiro para custear a sua estadia e tantos outros gastos.

Se ainda restam alguns meses até a data tão esperada, melhor ainda, pois assim você pode ir comprando o dinheiro local aos poucos e o impacto financeiro no bolso não será tão sentido. Contudo, é sempre bom saber, em alguns países é mais econômico fazer a conversão em um banco local.

No Santander, temos variedade de 10 moedas estrangeiras (Iene, Dólar Australiano, Dólar Canadense, Dólar Cingapura, Coroa Dinamarquesa, Coroa Norueguesa, Coroa Sueca, Franco Suíço, Peso Mexicano, Lira Turca) com agências especializadas e 300 caixas eletrônicos disponíveis em todo brasil para retirada de câmbio.

O alerta é sempre prestar atenção e garantir que está fazendo a compra com uma instituição de câmbio autorizada. Aqui no Santander, você tem acesso a diferentes soluções para realizar suas operações de câmbio de maneira rápida e segura, em um só lugar.

Remessas pessoais

Aqui o serviço é de transferência de dinheiro, enviar ou receber quantias, mas de um país para outro. No Santander, esse processo é rápido, seguro, 100% digital e com tarifa zero.

Você deve estar se perguntando com que motivo enviaria dinheiro para fora do país, mas é mais comum do que pode imaginar. É um recurso importantíssimo para quem viaja com frequência para o exterior, para quem realiza investimentos em diferentes nações ou para quem mora ou tem algum parente que reside no estrangeiro.

Está precisando enviar ou receber o seu dinheiro do exterior?

Transferência Internacional
 

Mas atenção em algumas regras para fazer transferências internacionais: você poderá receber ou enviar qualquer valor desde que esteja compatível com sua capacidade financeira e que você tenha documentos que comprovem a origem do recurso.  O limite de envio é de até USD 30mil por dia (ou equivalente em outras moedas) para transferências de manutenção de residentes, estudantes ou transferência entre contas de mesma titularidade.

E para qualquer valor superior ao equivalente de USD 10mil em espécie, torna-se obrigatório apresentar a Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes (e-DBV) que pode ser realizada no site da Receita Federal.

Seguro Viagem Internacional

Existem inúmeros tipos de turismo no Brasil e no mundo. Algumas pessoas estão em busca de adrenalina e de conhecer a natureza, o chamado turismo de aventura, enquanto outras preferem o turismo de consumo, ou seja, viajar para fazer compras. Turismo esportivo, turismo cultural, turismo de eventos... não importa o seu objetivo na viagem internacional, o seguro-viagem é obrigatório para ingressar na maioria dos países.

Resumidamente, com um seguro-viagem, você estará protegido com as coberturas contratadas e poderá ser atendido em hospitais e clínicas do mundo todo, caso algo aconteça, além de ter a garantia de indenização para diferentes acidentes. Ah, vale lembrar que o seguro-viagem pode ser contratado até no dia do seu embarque.

Aqui no Santander, a contratação é toda online. Pelo seu celular, você consegue contratar o seguro, comunicar e acompanhar um sinistro, além de acionar uma assistência. Fácil, né? Para contratar, é só abrir o aplicativo Santander e seguir o caminho:

Menu lateral > Seguros > Simular seguros > Seguro Viagem

De olho nos pontos do Esfera

Se você ainda não comprou a sua passagem e tem algum cartão de crédito do Santander, vale a pena dar uma olhada em como estão o pontos Esfera.

O Esfera é um programa de recompensas que oferece descontos, pontos e cashback para trocar por diversos benefícios, como produtos e viagens. Pois é, se tiver pontos suficientes, pode trocar por passagens, aluguel de carros no país de destino, diárias em hotel e muito mais.

Veja todos os descontos e produtos da Esfera.

 

Prontinho! O checklist está feito e você viu que pode contar com os serviços do Santander para que a sua viagem seja perfeita, como deve ser. Ainda não é cliente? Abra agora a sua conta.

Avalie esse artigo