Atualizado em Thu Jan 06 17:28:36 GMT-03:00 2022

por Equipe Santander

Segundo dados da Confederação Nacional de Comércio (CNC), em 2020 cerca de 66,6% das famílias possuem algum tipo de dívida ativa, um dos maiores índices já registrados.

A dificuldade para controlar o orçamento acaba impactando ainda mais a saúde financeira.

Ao se deparar com uma situação dessas é normal pensar que sair das dívidas pode ser algo difícil, mas estamos aqui para te ajudar.

Nome “sujo” o que isso significa?

Quando você compra um produto ou serviço e o pagamento não é a realizado, a empresa pode indicar seu nome para ser incluso na lista de órgãos de proteção ao crédito.

Se isso acontecer com você, é normal que a empresa entre em contato por telefone, carta ou e-mail para avisar sobre a negativação de seu nome. Mas não se preocupe, você pode consultar seu CPF acessando aqui.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a limpar seu nome e manter as dívidas sob controle.

Vamos começar?

1. Coloque as dívidas no papel

Para dar um fim nessa “bola de neve” primeiro é necessário entender melhor seus gastos, coloque-os na ponta do lápis e não comprometa mais do que 30% do seu orçamento mensal.

Neste post separamos os passos a passo para você ORGANIZAR SEU ORÇAMENTO MENSAL DE FORMA SIMPLES E OBJETIVA.

2. Renegocie

Limpar o nome parece uma tarefa complicada e quase impossível para você? Uma das saídas para essa situação é a renegociação das dívidas, entre em contato com a operadora do cartão de crédito ou com a instituição financeira na qual você possui a dívida.

Veja algumas dicas para renegociar:
• Saiba qual o valor atualizado da sua dívida.
• Veja se existe algum desconto no pagamento à vista.
• Tente negociar opções para reparcelamento.

3. Buscar uma renda extra

Sabe aquele bolo que você faz e fica super gostoso ou até o brigadeiro que seus amigos elogiam podem ser opções interessantes para você ter uma renda extra que te ajude a limpar seu nome.

Descubra qual atividade você leva mais jeito e comece a vender para seus amigos, vizinhos ou até mesmo em plataformas gratuitas de e-commerce na internet.

Qual a importância de manter seu nome regularizado?

Na hora de conseguir um empréstimo, ter um cartão com limite bom ou até mesmo fazer qualquer tipo de financiamento, seu CPF será verificado para saber se você possui dívidas em seu nome. Quando se está com as contas em dia, não é necessário se preocupar com as consequências da inadimplência, como por exemplo, a dificuldade em conseguir crédito para investir nos seus sonhos e alcançar seus objetivos

Seguindo nossas dicas, você organizará melhor seu orçamento mensal para se livrar das dívidas.