Atualizado em Thu Jan 06 17:45:18 GMT-03:00 2022

por Equipe Santander

A gente sabe que organizar a vida financeira não é tarefa fácil. Todo mês uma chuva de boletos chega à nossa porta e começa uma corrida contra o tempo para conseguir pagar as contas, encaixar as despesas novas e ainda sobrar dinheiro no fim do mês. Uma das melhores formas de organizar as finanças e ter o controle dos seus gastos, é montando um orçamento. Pensando nisso, listamos algumas dicas para você fazer um orçamento mensal de forma simples e objetiva.

Vamos lá? Papel e caneta na mão!

1. Tenha controle dos seus gastos

Parece clichê, mas não é. Anotar seus gastos é o começo para um orçamento de sucesso.Da conta de luz, até a pizza do final de semana. Tudo deve entrar na lista de gastos do mês.

Atenção: compras pontuais como roupas, calçados, produtos de beleza, utensílios de cozinha etc, também devem ser anotadas, mesmo que não apareçam todos os meses.

2. Reúna as informações em um único lugar

Gastos anotados, agora é hora de deixar isso tudo mais visual.

Existem diversas formas de facilitar este processo e reunir as informações em um único lugar. Pode ser uma planilha no computador, um aplicativo no celular ou até mesmo um caderno. O importante é deixar tudo organizado.

Aqui no Santander, nossos clientes contam com o App Way, um jeito simples e seguro de gerenciar a vida financeira. Com ele é possível acompanhar os gastos, consultar faturas, gerenciar limites, entre outras funções pelo celular.

E também o Santander On, que conecta você às suas finanças através do App Santander. Você pode consultar a situação do seu CPF, organizar os gastos por categoria, cadastrar uma meta e muito mais.

3. Não esqueça das dívidas

Tão importante quanto anotar todos os gastos, é anotar também as dívidas. Isso inclui a fatura do cartão, parcelas de empréstimos e até mesmo aquela conta que pode ter ficado atrasada. Elas precisam ser incluídas no orçamento. Assim, fica mais fácil de visualizar quais são os melhores caminhos para pagá-las

4. Mantenha os gastos atualizados

Acompanhando de perto seus gastos, fica mais fácil entender quais dívidas são mais urgentes, quais são mais pesadas e onde você pode poupar.

O ideal é revisar suas anotações a cada quinze dias utilizando a opção que você escolheu: planilha, caderno, aplicativo etc. Assim, você não perde o controle e sabe certinho para onde seu dinheiro vai todo mês.

5. Defina suas prioridades

Tenha um objetivo em mente, seja ele qual for: guardar dinheiro, pagar todas as dívidas, conseguir comprar um veículo, reformar a casa ou até parcelar um eletrodoméstico. Saber quais são suas prioridades é fundamental para conseguir organizar melhor seu orçamento.

Para te ajudar nessa missão, trouxemos dois exemplos de como começar: um para quem quer poupar e outro para quem quer pagar as dívidas.

Se você quer guardar dinheiro, o primeiro passo é eliminar os gastos desnecessários:

- Tente negociar um preço melhor do pacote de TV por assinatura ou internet;

- Faça uma lista antes de ir ao supermercado;

- Reduza o hábito de pedir delivery ou gastos com refeições em lanchonetes, bares ou restaurantes;

- Escolha apenas um serviço de streaming;

- Antes de realizar uma compra por impulso pesquise os preços do produto/serviço;

- Controle o uso do cartão; 

Você também pode cortar gastos de serviços que utiliza mensalmente, como as tarifas do cartão de crédito.

Pode parecer besteira, mas deixar de pagar a tarifa de anuidade, por exemplo, pode te ajudar a economizar de R$24 até R$90. No Santander, existem diferentes opções de cartão, incluindo sem anuidade. Para conhecer as opções, clique aqui.

Agora se a sua meta é pagar as dívidas, antes você deve entendê-las melhor.

- Conheça os juros que você paga. Também vale para quando você precisar fazer uma dívida nova.

- Veja se existe a possibilidade de renegociar a dívida. Em muitos casos você consegue um bom desconto pagando o valor à vista.

- Se não for possível pagar o valor com desconto, o ideal é que você negocie o preço em parcelas que cabem no seu bolso.

E se você tem um débito com a gente, não se preocupe! Vamos te ajudar a acertas as contas. Com o Santander, você pode renegociar sua dívida com até 90% de desconto e em até 24x sem juros.

Renegociar agora