Atualizado em Fri Oct 20 20:16:41 GMT-03:00 2023

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
Na imagem temos um texto à direita com a frase ‘ABC do Consórcio’. Já à direita, temos uma ilustração que representa um homem com uma folha de papel em mãos e um saco de dinheiro ao lado.

Se você já foi atrás de contratar ou apenas simular um Consórcio, deve ter reparado que existem alguns termos bastante específicos desse recurso financeiro. Por exemplo: lance, assembleia e carta de crédito: o que significam esses nomes?

Para que você não confunda nem tenha mais dúvidas sobre essas denominações, preparamos o dicionário do Consórcio. Abaixo, estão os principais termos presentes no dia a dia deste método de compra coletiva junto com os seus respectivos significados. Confira e descubra mais sobre essas nomenclaturas!

Assembleia

As assembleias são as reuniões em que acontecem as apurações dos consorciados contemplados por sorteio ou por lance. Elas ocorrem todos os meses e o resultado sempre estará disponível na área exclusiva dos consorciados Santander, o Portal do Consorciado.

Carta de crédito

A carta de crédito é o documento que indica o fato de você ter uma quantia destinada para a sua aquisição.

Isto é, após a contemplação e a aprovação na análise de crédito, você, consorciado, irá receber a carta de crédito, a qual comprova que possui um crédito junto ao grupo de consórcio para adquirir o bem que deseja. Ou seja, chegou a sua vez de fazer a aquisição do seu bem.

Consorciado

Consorciado é a nomenclatura que se refere ao cliente do Santander, ou de outras instituições financeiras, que passa a ter um contrato de consórcio. Ou seja, é a denominação utilizada para definir quem está em busca de conquistar um bem usando esse recurso financeiro, como pode ser o seu caso.

Contemplação

Contemplação, ou ser contemplado, é o momento em que um consorciado teve sua cota sorteada ou ofertou um lance vencedor. Após a contemplação e a análise de crédito, o consorciado receberá a carta de crédito e poderá adquirir o bem.

Cotas

As cotas do consórcio são recebidas após a sua contratação. Você receberá um número de cota e esse número será a identificação de cada consorciado, como você e as outras pessoas, dentro do grupo em questão.

Taxa de administração

A taxa de administração é um valor cobrado junto com as parcelas do seu contrato, que corresponde a remuneração da Administradora dos grupos.

Lance

O lance, que pode ser livre ou embutido, é a maneira de agilizar o recebimento da sua carta de crédito e uma forma de não precisar esperar somente ser sorteado. Isso porque pode você dar lances, assim como em um leilão. Você vencerá se o percentual oferecido for um dos maiores da rodada.

Sorteio

Os sorteios se referem à mecânica da contemplação dos grupos e a um dos modos de você chegar até o seu prêmio. Eles são realizados pela Loteria Federal e são feitos mensalmente, de modo que pelo menos um ou mais participantes sejam contemplados.

E aí, depois de entender mais sobre os principais termos, você está pronto para contratar um consórcio com a gente? De acordo com o Banco Central, aqui no Santander temos os grupos que mais contemplam. Não fique de fora!

Simule seu consórcio

Avalie esse artigo