A Black Friday de 2025 acontece apenas em 28 de novembro, a última sexta-feira do mês. Mas na prática, o varejo já entrou na luta pelo orçamento dos consumidores. Tem muita gente fazendo seus planos para a esperada data de descontos.
Veja também
Divulgada recentemente pela Tray, Bling, Octadesk e Vindi (unidades da LWSA), a "Pesquisa de Intenção de Compra - Black Friday 2025" mapeou que 70% dos consumidores já têm planos para suas finanças de olho na data, copiada dos Estados Unidos.
Que tal conhecer a nossa NEWSLETTER semanal? Inscreva-se aqui
De acordo com os entrevistados, 50% se planejam para a Black Friday com mais de um mês de antecedência. Ao todo, 25% deixam os preparativos para cerca de 15 dias antes e 21% entram no clima das pesquisas de preços apenas na semana do evento. A minoria não quer saber de se preparar para as oportunidades de fazer bons negócios - 4% responderam que o planejamento para a Black Friday ocorre apenas na data.
Veja alguns destaques da pesquisa:
-
48% dos entrevistados disseram desistir da compra por conta do frete elevado.
-
60% pagam com cartão de crédito.
-
53% preferem esperar para ter o frete grátis.
-
75% usam celular nas compras on-line.
UM DESEMBOLSO ELEVADO
Ainda segundo o levantamento, 60% dos entrevistados disseram que pretendem gastar acima de R$ 500 nas compras atreladas à data. Apesar de uma parte do público estar preocupada antecipadamente com a forma como vai gastar, 32% afirmaram que vão deixar a decisão de compra para a reta final.
A "Pesquisa de Intenção de Compra - Black Friday 2025" perguntou também quais eram os itens de compra mais relevantes na data. As respostas mostram as seguintes preferências.
53% - Eletrônicos
49% - Roupas
44% - Eletrodomésticos
26% - Viagens
25% - Decoração
25% - Sapatos
16% - Limpeza
Mas quais são os principais motivadores para que os brasileiros se mobilizem em torno da Black Friday? A maioria dos entrevistados diz que a principal razão é adquirir algo que seja necessário. Veja quais foram as respostas:
- 52%: comprar itens de necessidade.
- 49%: comprar itens de desejo.
- 27%: substituir produtos antigos.
- 25%: antecipar compras de Natal.
- 13%: estocar itens que uso com frequência.
- 10%: comprar produtos para outras pessoas.
- 3%: comprar por impulso.
- 1%: outros.
CLIMA DE DESCONFIANÇA
Apesar da propensão para gastos na data, nem todo mundo confia nos descontos oferecidos nessa época do ano. Metade dos consumidores, segundo a pesquisa, reconhece valor, mas não em todas as categorias de produtos. Confira o que responderam os entrevistados ao serem perguntados se os descontos são vantajosos:
50% - Sim, mas só em algumas categorias.
28% - Não, no geral são preços 'maquiados'.
20% - Sim, a maioria vale a pena.
1% - Nunca vi vantagem.
1% - Não sei dizer.