Atualizado em 01-11-2023

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
Na imagem temos um texto à direita com a frase “Evite golpes na Black Friday

Se você está contando os dias aproveitar a Black Friday e comprar tudo que precisa, saiba que existem algumas precauções que você precisa tomar. Pois é, quem vai com muita sede ao pote, se coloca em estado de vulnerabilidade para cair em golpes digitais.

A data – que acontece na última sexta feira de novembro – é conhecida pelos descontos incríveis. Isso chama atenção do grande público e aquece o mercado brasileiro, principalmente o comércio eletrônico. Em 2022, a Black Friday apresentou o valor de R$ 6,1 bilhões em faturamento segundo levantamentos.

Logo, se o seu objetivo é ser um comprador ativo na Black Friday, é essencial estar ligado em todas as transações financeiras que for fazer, e manter a atenção e a tranquilidade, para curtir promoções em segurança, evitando todos os golpes e pegadinhas.

5 dicas para comprar pela internet com segurança

A Internet revolucionou a forma com que nos relacionamos, estudamos, trabalhamos e compramos também. A enorme facilidade conquistou as pessoas que já compram roupas, eletrônicos, móveis e muitos outros produtos sem sair de casa. Porém, é importante estar atento, pois o número de golpes aplicados segue crescendo todos os anos.

Em datas de grande apelo popular, como a Black Friday e o Natal, por exemplo, é comum escutar relatos de novos golpes. Para evitar fraudes, é importante seguir algumas estratégias que vão fazer a sua vida mais segura em todas as compras realizadas no comércio eletrônico. Fique ligado nas dicas a seguir:

 1. Confira se o site é confiável

Os sites falsos estão cada vez mais difícil de serem detectados, com boa diagramação e estrutura, para que você não perceba se tratar de um golpe. Apesar disso, há algumas coisas que você pode fazer para confirmar se é um site verdadeiro.

Verifique se tem um cadeado na frente do nome do site, na barra de endereços. Ah, o endereço do site também é importante. Leia com atenção se está escrito corretamente. Alguns sites escrevem o nome de alguma loja tradicional, mudando apenas uma letra e isso pode enganar você. Por último, confira a avaliação da loja no Reclame Aqui. 

 2. Busque por avaliações

Como acabamos de citar, o Reclame Aqui é uma ótima ferramenta para buscar por avaliações. Porém, vá além. Procure pessoas que já compraram naquele site, busque por relatos nas redes sociais e onde mais puder. É comum, nos dias de hoje, que pessoas que sofrem qualquer tipo de golpe na internet compartilhem a sua situação.

E essa dica vai além de golpes. Veja se o produto é bom, se é duradouro, se o pós-compra foi eficiente, se o prazo de entrega foi cumprido.

 3. Atenção com os e-mails recebidos

Principalmente em datas comemorativas que têm o poder de alavancar as vendas do comércio, você já deve ter recebido e-mails com ofertas encantadoras, certo? Pois é, muita atenção com essas promoções. Se o presente é demais, desconfie! Se além do desconto anormal, o remetente for desconhecido, pode deletar e seguir com sua vida.

Esses e-mails são tentativas de enviar um vírus eletrônico para o seu computador ou celular e, assim, conseguir roubar seus dados, como senhas e números do seu cartão de crédito.

 4. Não utilize redes de públicas WiFi

Se for comprar em um site, nem pense em usar redes de WiFi públicas, hein? Elas são menos protegidas, vulneráveis, e algum especialista pode facilmente manipular a rede para capturar os dados de quem faz a conexão.

 5. Opte por um cartão virtual

Para compras na internet, o ideal é utilizar o Cartão Online, pois a tecnologia permite que frequentemente o código de segurança (CVV) seja alterado, evitando que utilizem o cartão sem a sua permissão. E se por algum motivo você precisar, pode bloquear e até apagar seu Cartão Online, gerando um novo número e código.

Cuidado para não criar dívidas

Quando as ofertas são grandes, muitas vezes crescemos os olhos e compramos mais do que devíamos. É assim que muitas dívidas são criadas e ninguém quer ficar inadimplente. Ter saúde financeira significa que você consegue pagar suas contas do mês e ainda ter um dinheiro sobrando para emergências ou para tirar projetos do papel.

Se você tem problema para se controlar nas compras, entenda que saúde financeira é ter uma vida equilibrada em todos os sentidos. E para alcançá-la, é preciso criar alguns hábitos, como evitar desperdícios, planejar os gastos, não comprar por impulso e guardar dinheiro para uma reserva de emergência.

Com as contas em dia, até a sua qualidade de vida vai subir de patamar. 

E em tempo de Black Friday você aproveita um mês inteirinho de descontos e parcelamento inimaginável, não perca a SuperBlack Santander no Mercado Livre.

Aproveite

 
Avalie esse artigo