No cenário dinâmico e altamente competitivo do comércio exterior, agilidade e precisão são essenciais para garantir eficiência nas operações e conquistar espaço no mercado.
Pensando em apoiar empresas nesse desafio, o Santander desenvolveu o One Trade, uma solução que automatiza as operações de câmbio, integrando cotações e contratações diretamente aos sistemas da sua empresa, de forma segura, prática e centralizada.
Se você atua com câmbio, exportação e busca mais controle, eficiência e integração na sua rotina financeira, o One Trade pode ser o aliado ideal. Neste artigo, você vai entender como a solução funciona, quais são seus principais diferenciais e de que forma ela pode transformar a gestão cambial da sua empresa.
Boa leitura!
O que é o One Trade?
O One Trade é uma solução digital da plataforma de câmbio do Santander, desenvolvida especialmente para empresas que operam no comércio exterior. Por meio dela, é possível cotar, contratar e acompanhar suas operações cambiais de forma prática, centralizada e segura.
Além de facilitar o dia a dia da área financeira, o One Trade oferece maior controle e transparência em cada etapa do processo, eliminando tarefas manuais e reduzindo a burocracia envolvidas nas transações internacionais.
One Trade é uma das soluções digitais para os Clientes do grupo Santander voltados para o negócio internacional, que viabiliza:
• Rastreamento dos Pagamentos Internacionais;
• Download de MT103 emitidas.
Como o One Trade funciona na prática?
Para empresas que atuam com importação/exportação, o One Trade oferece uma solução completa para automatizar etapas críticas da rotina cambial. Com o One Trade, é possível:
-
Solicitar cotações de câmbio para fechamento de contratos de forma ágil e integrada aos sistemas da empresa;
-
Contratar diretamente operações de ACC (Adiantamento sobre Contrato de Câmbio). Ideal para empresas que precisam de recursos antecipados, serviços/mercadorias destinadas à exportação;
-
Realizar operações ACE (Adiantamento sobre Cambiais Entregues). Semelhante ao ACC, mas voltado para quando os serviços ou mercadorias já foram embarcadas;
-
Para operações de Finimp, é possível rastrear o pagamento ao exportador.
A grande vantagem é que tanto o ACC quanto o ACE são linhas que permitem as empresas terem acesso ao financiamento à exportação de modo fácil e rápido (sem muita burocracia).
-
Gerenciar o fluxo de pagamento de forma simplificada. Os juros da operação são pagos ao final do prazo e o valor principal é quitado quando a empresa compradora no exterior efetuar o pagamento, já que o Santander antecipou esses recursos ao exportador.
-
Acompanhar todo o processo com rastreamento completo da ordem de pagamento internacional.
Em ouras palavras: o One Trade permite que o seu processo de exportação seja acompanhado do início ao fim, desde o planejamento financeiro da produção até o recebimento da venda internacional.
Solução para clientes importadores: conheça o FINIMP
O Financiamento à Importação (FINIMP) consiste em um financiamento em moeda estrangeira à importação brasileira de bens ou serviços, provenientes do exterior.
Adicional ao valor da importação, é possível incluir os gastos locais com a mercadoria como frete, tributos e seguros (FTS), tornando possível o importador ter um único financiamento com o valor da mercadoria mais os gastos locais.
Para contratar o financiamento, o cliente deve apresentar a documentação cambial para comprovar a importação. Mas, lembre-se: a operação está sujeita à análise de crédito das partes envolvidas pelo Santander.
A ferramenta One Trade facilita o rastreio em tempo real e a confirmação do pagamento no exterior, de forma simples e prática, devido à UETR (Unique End-to-end Transaction Reference), uma referência única associada a cada pagamento que não se altera durante todo o ciclo do pagamento.
O acesso do One Trade é simples, e fica dentro do Portal de Negócios Internacionais, para acessar é preciso ser usuário master ou ser autorizado no perfil secundário.
Quem pode usar o One Trade?
O One Trade é destinado a empresas exportadoras que buscam recursos para produção e desejam antecipar os valores de vendas voltadas exclusivamente à exportação. É uma solução ideal para quem precisa de agilidade, segurança e integração no processo cambial.
Quais as vantagens do One Trade para sua empresa?
Ao utilizar o One Trade, sua empresa tem acesso a uma série de benefícios que otimizam o controle e a gestão das operações cambiais, como:
-
Rastreamento completo da ordem de pagamento internacional;
-
Acompanhamento de possíveis descontos aplicados por banqueiros intermediários;
-
Visualização do status da ordem de pagamento em tempo real.
Essas funcionalidades garantem mais transparência, previsibilidade e segurança em cada etapa da operação.
Como contratar o One Trade?
A contratação do One Trade pode ser feita de duas formas:
- Diretamente com seu gerente de relacionamento, que irá orientar sobre habilitação e integração com seus sistemas;
- Acesso via Internet Banking Empresarial, dentro do Portal de Negócios Internacionais do Santander.
Quer entender melhor sobre como o One Trade pode transformar a rotina da sua empresa e conhecer todas as soluções de câmbio disponíveis para impulsionar seus negócios no comércio exterior? Vem saber mais!
Ainda não tem uma conta empresarial no Santander?
Abra a sua conta empresarial e tenha acesso ao One Trade e a um portfólio completo de soluções de câmbio, crédito e gestão financeira, pensadas para apoiar o crescimento da sua empresa no mercado internacional.