Atualizado em Wed Jun 08 12:09:12 GMT-03:00 2022

por Equipe Santander

Com quase 20 anos de programa, o Santander incentiva a solidariedade ao lado de projetos que estimulam e nos ajudam a transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, violência e abandono.

Com esse estímulo, vindo da doação de parte do Imposto de Renda tanto de pessoa física, quanto jurídica, conseguimos arrecadar recursos e garantir que esses cheguem aos locais e às pessoas que mais precisam.

Convidamos você para continuar a leitura e ver como mudar o futuro de uma criança com a gente.

O que é o Programa Amigo de Valor?

Uma iniciativa que fortalece projetos de atendimento à criança e ao adolescente, e, em alguns casos, as suas famílias.

As doações são realizadas por meio do acordo com o artigo 260 do ECA, que permite destinar parte do Imposto de Renda devido, de Pessoa Física ou Jurídica, diretamente aos Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente (municipais, estaduais ou federais).

Como os projetos são selecionados?

Os projetos são selecionados através de um edital. Após a seleção, eles recebem acompanhamento ao longo do ano, onde mostram quais foram as iniciativas desenvolvidas pelos municípios.

Como realizar a doação para o Programa Amigo de Valor?

Para fazer esse direcionamento, por meio do Programa Amigo de Valor, você deve ir até uma agência Santander e procurar o seu Gerente de Relacionamento, no período de 4 a 22 de novembro de 2021.
 

Qual valor do IR devido eu posso destinar ao programa?

Você pode destinar até 6% desse valor, no caso de Pessoa Física (modelo completo), já para o modelo simplificado, é possível contribuir pelo site fazendo a sua doação aqui.

Para quem é Pessoa Jurídica pode doar até 1% desse valor, no caso do modelo lucro real. Já para você que opera pelo Lucro Real, pode destinar até 1% do imposto de renda devido para o programa pelo Internet Banking Empresarial.

Agora, se você não apura Imposto de Renda pelo Lucro Real, é possível contribuir pelo site fazendo a sua doação aqui ou, se preferir, em uma agência Santander.

Com isso, parte do que você já iria pagar de IR devido é destinado agora ao Programa.
 

Como saber o valor que será doado?

Para calcular, é fácil: se suas receitas e despesas em 2021 foram mais ou menos as mesmas de 2020, basta fazer uma estimativa em cima do quanto pagou de imposto na última declaração.

O que acontece depois?

O valor é debitado na sua conta corrente hoje, mas volta como desconto (se você tiver IR a pagar) ou como devolução (em caso de IR a restituir) no ano que vem.

Como saber onde o imposto doado está sendo utilizado?

Para ter acesso às informações sobre os projetos nos municípios e seus resultados, é só clicar aqui. Os dados são atualizados no decorrer do ano.

#DicaSantander

Agora que você já sabe mais sobre o programa e como realizar uma doação, não se esquece de guardar o recibo para sua próxima declaração. Após a doação, o Santander te envia o recibo da sua participação no Amigo de Valor para quando fizer sua próxima declaração de IR.

Aí, é só você anexar o recibo e preencher os dados na seção "Doações efetuadas".

Vamos juntos transformar o futuro de uma criança?

Faça sua doação