Atualizado em 04-01-2022

por Equipe Santander

Os aplicativos de celulares mudaram o comportamento dos usuários nas mais diversas áreas. Eles facilitam nossas vidas e a forma como interagimos com pessoas e serviços. Nada melhor que estar em casa e pedir aquela jantinha com apenas alguns cliques, não é mesmo? O sistema financeiro também não ficou de fora, e os aplicativos bancários são líderes em downloads deste segmento. Com eles conseguimos evitar as filas de banco para as operações mais básicas, como realizar transferências, pagar boletos, TED, DOC, faturas ou encontrar agências mais próximas. Você provavelmente já deve usar todas as facilidades do seu aplicativo bancário, mas será que você conhece todas as funcionalidades do seu aplicativo e como ele funciona? Recomendações básicas de segurança? Vamos a elas.
Como funciona o aplicativo de banco?
Primeiramente, os aplicativos de banco são oferecidos para os principais sistemas operacionais: Android e iOS. Certifique-se de baixar os aplicativos apenas pelas lojas oficiais em seu celular. Após baixar o aplicativo você já pode usufruir dos benefícios, porém, cada banco possui regras de segurança diferentes. Alguns podem solicitar token, enquanto outros, você precisa habilitar a senha do aplicativo direto na agência ou por algum telefone de atendimento. Todos estes procedimentos visam a segurança total de suas movimentações.  Lembre-se também que é possível que você precise revalidar seus acessos no aplicativo caso você troque de aparelho. Consulte as informações sobre o procedimento no banco ou na seção de ajuda do seu aplicativo.
Precisa conta corrente para usar aplicativo?
A grande maioria das funcionalidades disponíveis nos aplicativos bancários depende de uma conta corrente ou cartão de crédito vinculado ao usuário. Porém, no caso dos aplicativos de gerenciamento de cartões de crédito, não é necessário ter uma conta aberta no banco que oferece o aplicativo. Nesta modalidade é possível fazer o gerenciamento dos seus cartões, limites, bloqueios e outras funções não sendo correntista do banco. Os aplicativos de banco devem ser encarados como facilitadores do seu dia a dia, mas algumas transações ou serviços só podem ser realizadas em agências ou no site. Não esqueça que a sua segurança é prioridade para o banco.
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Nos aplicativos existem taxas diferenciadas ou benefícios?
As taxas para operações realizadas pelo aplicativo geralmente são as mesmas exercidas em outros canais de atendimento e plataformas. Quando se fala em benefícios pode ser que seu banco ofereça alguns exclusivos para o uso do aplicativo de conta corrente ou cartão de crédito, como pontos em clubes de vantagem, milhas para trocar por viagens entre outros. Consulte seu gerente ou entre em contato com o canal de atendimento para informações sobre as taxas, serviços e benefícios.
Aplicativos para gerenciar cartões de crédito
Além dos aplicativos para você gerenciar sua conta corrente e realizar operações básicas, existem também os aplicativos que auxiliam você a gerenciar melhor suas finanças. Os aplicativos de gerenciamento de cartões de crédito, por exemplo, ajudam você a ter um controle melhor sobre seus gastos, limites e faturas. Este tipo de modalidade de aplicativo é muito útil para quem tem mais de um cartão de crédito de diferentes modalidades em um mesmo banco. Você pode ter atendimento online, parcelar faturas, gerar 2ª via de faturas e programar pagamentos. Outra grande vantagem, é a transparência que a ferramenta transmite, já que todas as taxas, juros e outras cobranças são expostas de forma clara para o usuário. Geralmente também é possível consultar seu saldo de benfícios, como clube de pontos, milhas e solicitar cartões adicionais. Pedir aumento de limite também é prática comum deste tipo de aplicativo. Por fim, a segurança é outro ponto forte, já que você pode bloquear imediatamente cartões em caso de compras suspeitas e habilitar seu uso no exterior em caso de viagens internacionais. Tudo em uma única plataforma. É como se você tivesse sua própria agência de bolso.
Cartão de compras online
Uma modalidade muito comum de compra online atualmente, são os cartões de crédito virtuais. Eles funcionam da seguinte maneira: na hora de realizar o pagamento em uma loja online, é gerado um número único para você fazer a transação. A cada vez que você usa o cartão virtual, um novo número é gerado para cada compra. Este processo faz com que os cartões virtuais sejam bem mais seguros que os cartões de crédito físicos, tornando mais difícil o processo de clonagem ou fraudes em seu nome. Depois de realizada a compra, todas as despesas ou parcelamentos já aparecem no seu aplicativo. É uma forma mais segura e eficaz de realizar suas compras sem a necessidade do cartão físico em mão. 
Segurança nos aplicativos de banco
Apesar de todas as facilidades que o aplicativo do seu banco pode oferecer, é sempre recomendado você tomar cuidados básicos com segurança. Lembre-se de evitar usar o aplicativo em redes públicas de wi-fi, isto pode abrir brechas para pessoas mal-intencionadas. Também evite deixar anotadas as senhas de acesso em seu celular. É muito comum pessoas anotarem suas senhas de acesso em um bloco de notas ou salvas em um drive na nuvem, por exemplo. Em caso de perda ou furto, seus dados bancários podem estar comprometidos. Tomando estas precauções básicas, você pode desfrutar das facilidades tranquilamente. E como estamos falando de dados essenciais, saiba que o banco possui responsabilidade total sobre a segurança dos seus dados pessoais, e você pode contar com o aplicativo para comunicar suspeita de clonagem do seu cartão de crédito ou compras indevidas. Os aplicativos de banco facilitam e agilizam muito o processo nestes casos.  
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