No Santander, trabalhamos intensamente para melhorar ainda mais o nível de segurança dos nossos produtos e informações de clientes. Tendo em vista o crescente número de ataques cibernéticos que ocorreram após a pandemia da covid-19 e a ascensão do mundo digital, a segurança das informações dos clientes precisa ser garantida desde o momento da abertura da conta.
Veja algumas ações que o Santander realiza pela segurança de seus clientes e boas práticas para manter-se seguro no mundo digital.
O que fazemos pela segurança dos nossos clientes?
Durante todos os anos são feitos diversos investimentos nas áreas de tecnologia e segurança da informação, para que cada vez mais, nossos clientes estejam seguros, sem precisar se preocupar com possíveis dores de cabeça com o vazamento de dados de forma incoerente.
Ações como criptografia, aplicativos verificados, VPN, autenticação em dois fatores, cadastro do ID Santander e Biometria facial são alguns dos exemplos que o banco investe para que você tenha máxima segurança.
Nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/18), o Santander realiza o tratamento de seus dados pessoais com finalidades específicas e de acordo com as bases legais previstas na respectiva Lei.
Quais ferramentas posso utilizar para proteger meus acessos ao banco?
As possibilidades são diversas e quanto mais ferramentas você mantiver ativas em seus acessos ao banco, seja de aplicativo ou até mesmo na realização de compras online, maior será a sua segurança. Para isso, as principais ferramentas de segurança:
ID Santander
O ID Santander é um dispositivo de segurança utilizado para confirmar as transações realizadas nos canais do banco de forma prática e segura. É uma verificação em duas etapas, que veio para substituir a utilização do token chaveiro, e garante que só você possa fazer movimentações financeiras com a sua conta. Ele será utilizado para confirmar as suas transações feitas pelo app Santander, Way, e para algumas transações na Central de Atendimento.
Os principais benefícios de ativar o ID Santander são: segurança nas transações, praticidade na confirmação das transações digitais, assinatura digital pessoal e intransferível e a possibilidade de realizar transações dentro dos canais bancários: pagar contas, enviar e receber dinheiro via Pix, realizar compras via QR Code, gerar o cartão online, contratar produtos e serviços.
A habilitação do dispositivo de segurança pode ser feita pelo celular. É bem rápido e simples.
1. Baixe o aplicativo do Santander e faça o primeiro acesso.
2. Vá em ‘configurações’ > ‘segurança’ e clique em ‘habilitar ID Santander’
3. Siga as orientações apresentadas no app para habilitar o seu ID
4. Pronto! Agora é só realizar as transações com segurança.
Biometria Facial
A Biometria Facial é uma tecnologia para autenticação que utiliza inteligência artificial e algoritmos para confirmar a identidade do cliente com mais segurança. Esse modelo de verificação usa o reconhecimento facial para trazer mais conveniência e praticidade para realização de transações no app Santander.
As principais vantagens desse sistema são a simplificação na autorização de grandes transações, simplificação da jornada de habilitação do ID Santander, maior segurança das informações, confirmação de identidade e a possibilidade de recuperar senhas e gerar cartão online.
É possível realizar o cadastro da Biometria Facial de qualquer aparelho com sistema Android ou IOS, basta ter o ID Santander habilitado e ativo no celular. Para isso, basta seguir o passo a passo:
1. Acesse o aplicativo Santander e faça Login.
2. Depois de logado, é só entrar em Configurações > Segurança > Biometria Facial. Preste atenção nas dicas para que a imagem fique em perfeitas condições, pois isso faz a diferença.
3. Prepare-se, olhe para a câmera e tire uma selfie, encaixando o seu rosto na moldura que aparecerá na tela.
4. Pronto! O registro foi realizado. Agora você pode finalizar suas transações financeiras com muito mais flexibilidade, rapidez e segurança.
Cartão Online
O Cartão Online é um produto criado exclusivamente para te dar mais segurança nas compras feitas em sites e aplicativos, inclusive as compras de uso recorrente, como aplicativos de músicas, transporte, séries e filmes.
Além disso, o código de segurança (CVV) do Cartão Online é dinâmico, ou seja, altera com frequência trazendo mais segurança contra fraudes e golpes na internet.
Apesar do Cartão Online ser uma versão virtual do seu cartão físico, eles possuem limites compartilhados, a mesma fatura e a melhor data de compra. Ou seja, seu limite permanecerá o mesmo após a geração do Cartão Online, e não duplicado.
E quando você pede o seu cartão Santander, já pode fazer compras pela internet com o seu Cartão Online. Não precisa esperar seu cartão físico chegar em casa, nem pagar nada a mais por isso.
Para solicitar o seu cartão online existem três possibilidades e são muito fáceis e práticas, veja:
No App Way
1. Acesse o app Way
2. Clique no botão Opções > Gerar Cartão Online
3. Aguarde a validação do ID
4. Pronto! Seu cartão online está pronto para utilização.
Obs.: Cliente titular: Caso tenha Cartões adicionais é só repetir o passo a passo acima.
No App Santander
1. Acesse o app Santander
2. Clique no botão “Gerar Cartão Online”
3. Aguarde a validação do ID
4. Pronto! Seu cartão online está pronto para utilização
Como melhorar a minha segurança online?
Agora que você sabe quais as ferramentas disponíveis pelo Santander para ter uma segurança maior, é preciso entender como evitar cair em possíveis golpes que são aplicados de forma online.
Apesar de muitos cybers golpes serem fáceis de serem identificados, os criminosos estão se capacitando ainda mais e buscando alternativas para conseguir de alguma forma invadir os sistemas e captar as suas informações. Por isso, atente-se às dicas para evitar maiores problemas.
Proteja suas informações e equipamentos
É importante estar atento às informações que são salvas nos seus aparelhos, principalmente em smartphones, por ser um aparelho que utilizamos para tudo no dia a dia, desde enviar uma simples mensagem até mesmo transações e consultas bancárias.
Por isso, smartphones, computadores e aplicativos normalmente incluem atualizações de segurança. Para manter sempre atualizado, uma dica é deixar ativa as atualizações automáticas sempre que possível.
Além disso, para impedir que pessoas mal-intencionadas acessem suas informações, sempre que possível, ative as opções de “bloqueio automático” e “encontrar meu telefone”. Com essa última opção ativada, você poderá bloquear e apagar seu dispositivo remotamente em caso de perda ou roubo do equipamento.
Mantenha sua senha segura e secreta
Por mais que seja involuntário, muitas vezes acabamos compartilhando senhas com pessoas próximas a nós, mas isso não é considerado uma atitude correta em questão de segurança, principalmente quando falamos no mundo digital, como aplicativos de mensagens.
Por isso, Use senhas fortes que são compostas por letras, números e caracteres especiais (#,$,%,@,*,!,$) e crie senhas diferentes para cada tipo de cadastro. Outra dica é criar senhas usando 3 ou mais palavras, pois são mais fáceis de lembrar e demoram muito mais para serem descobertas.
Além de ter uma senha forte, use o duplo fator de autenticação sempre que possível. Esse método requer formas adicionais de identificação que somente você possui, como um código que chega ao seu celular, sua senha do cartão ou reconhecimento facial.
Por último, se você tem dificuldade de memorizar todas as suas senhas, não anote suas senhas em um pedaço de papel ou em suas anotações móveis. Uma alternativa interessante é usar um gerenciador de senhas. Esses aplicativos permitem que você salve todas as suas senhas e basta lembrar de uma chave mestra para acessá-las.
Pense antes de clicar ou responder
Esse com certeza é o golpe que tem se tornada cada vez mais frequente entre os brasileiros, onde os golpistas enviam um link suspeito, contendo promoções ou até mesmo para login em algum aplicativo e ao clicar, você se depara com uma página estranha, onde é possível hackear as suas informações pessoais.
Por isso, cuidado com os e-mails ou mensagens que solicitam que você clique em um link ou faça o download de arquivos, pois estes podem ser tentativas de phishing. Nunca informe seus dados pessoais ou senhas.
Outra forma de identificar um possível golpe, passe o mouse sobre o seu endereço de e-mail, verifique se o endereço está escrito corretamente, se o domínio é confiável e se corresponde ao nome da pessoa que está enviando o e-mail. Por exemplo, nosso remetente sempre conterá @santander.com.br.
Agora que você sabe quais as principais ferramentas disponíveis para aumentar a sua segurança e como evitar possíveis golpes, é importante colocá-los em prática, para evitar dores de cabeça futuras.
E se você está em busca de um banco que ofereça segurança na coleta e armazenamento de dados, saiba que o Santander é referência no quesito segurança de seus clientes. Então, abra sua conta agora mesmo de forma online e rápida:
Fonte: Santander.com.br
Todo conteúdo desta publicação foi tirado das fontes aqui informadas. Esse blog possui caráter informativo, não representando a opinião, recomendação ou posicionamento formal do Santander ou das empresas de seu conglomerado.