Parcelamento automático - Santander

Parcelamento Automático

Solução com juros menores e prazos diferenciados, que parcela automaticamente o valor do crédito rotativo da última fatura, caso o cliente opte, a seu critério, por não pagar a totalidade do saldo devedor em aberto do crédito rotativo.

Juros mais baixos do que no crédito rotativo

O limite é liberado conforme o pagamento das parcelas

Parcelamento Automático é a solução que o Santander criou para atender a Resolução 4.549 do Banco Central, que limita o uso do crédito rotativo. Ao pagar um valor entre o mínimo e o parcial da fatura, o valor restante será parcelado automaticamente com juros menores, para que você tenha condições melhores quando precisar usar o crédito rotativo do seu cartão por mais de 30 dias.

Conheça as opções para pagamento da fatura e as regras

Pagamento mínimo

Se você não quiser ou não puder pagar o valor total da fatura, pode pagar o valor mínimo ou um valor entre o mínimo e o total. Assim, a fatura não fica em atraso. Neste caso, o saldo restante é financiado e cobrado na fatura seguinte, acrescido de juros e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Parcelamento parcial

Esta opção está disponível para você que utilizou o crédito rotativo na fatura anterior. Corresponde ao valor que deve pagar caso não deseje contratar o Parcelamento Automático, pois ele é suficiente para quitar o saldo rotativo da fatura anterior assim como o mínimo da fatura atual.

Pagamento total

Você paga o valor total da fatura e não contrata nenhum tipo de parcelamento. O Santander sempre recomenda o pagamento total da fatura.

Regras do Parcelamento Automático

O Conselho Monetário Nacional criou uma nova regra para o crédito rotativo do cartão de crédito (Resolução CMN nº 4.549), que entrou em vigência a partir do dia 3 de abril de 2017 e estabeleceu que o crédito rotativo do cartão poderá ser usado, no máximo, até o vencimento da fatura seguinte.

A norma determina ainda que, depois de decorrido esse prazo (isso é, até o vencimento da fatura seguinte), o saldo restante pode ser financiado mediante linha de crédito para pagamento parcelado, desde que em condições mais vantajosas para o cliente em relação àquelas praticadas na modalidade de crédito rotativo.

As condições aplicáveis ao Parcelamento Automático estão previstas de modo claro e objetivo no contrato de cartão de crédito (cláusula 11), disponível abaixo e também são brevemente descritas nas faturas mensais que, inclusive, apresentam as respectivas taxas de juros incidentes no Parcelamento Automático e no crédito rotativo, certificando o fornecimento completo das informações necessárias à contratação e permitindo que você saiba antecipadamente os encargos incidentes e tomar a decisão consciente sobre a melhor forma de pagamento da fatura para você naquele momento.

Pontos de atenção

Esta nova modalidade de parcelamento não retira o seu direito de escolha. O Parcelamento Automático é uma consequência instantânea da opção de pagamento feita espontaneamente por você forma consciente. Caso você não queira usar o Parcelamento Automático, será sempre garantido:

- pagar o valor total da fatura. Neste caso, nada muda, a fatura é quitada integralmente e nenhum valor é financiado;

- pagar qualquer valor entre o Pagamento Parcial e o valor total da fatura. Quando é feito isso, o crédito rotativo da fatura anterior é quitado e a diferença entre o valor pago e o valor total da fatura é financiada com o crédito rotativo até a próxima fatura.

Juntamente com o valor da primeira parcela, informado na fatura seguinte, também é indicada a quantidade de parcelas que faltam ser pagas, assim você poderá saber exatamente quanto e por quanto tempo pagará a sua dívida.

Em qualquer momento, será possível liquidar antecipadamente o parcelamento contratado ou antecipar o pagamento de parcelas com o desconto proporcional dos juros, basta solicitar. Você pode ainda alterar a quantidade de parcelas.

Caso o pagamento seja de um valor inferior ao Pagamento Mínimo, as consequências não mudam: você entra em atraso e são cobrados os encargos de mora previstos em contrato, a partir da data de vencimento da fatura.

Lembre-se

1. O crédito rotativo deve ser usado de forma consciente e por curtos períodos de tempo.

2. Tenha certeza de que a opção de pagamento escolhida é a mais adequada às suas necessidades atuais.

3. Para quitar, amortizar ou alterar o plano do seu Parcelamento Automático, você precisa entrar em contato com a central de atendimento ou ir até uma das nossas agências.

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FAQ
Se você ainda tem alguma dúvida, nossa central de atendimento pode ajudá-lo sempre que precisar. O telefone 4004 3535, que funciona 24 horas. Os nossos canais digitais (internet banking, app Santander e app Way) também estão disponíveis a qualquer momento. O Santander preza pela clareza e transparência com seus clientes e está sempre pronto para esclarecer qualquer tipo de dúvida.