Atualizado em 12-09-2025

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Artigos Salvos

Do lado esquerdo, a frase ‘conheça o alerta de segurança’. Do lado direito, ilustração de um celular mostrando um símbolo de escudo.

Os golpes financeiros estão cada vez mais sofisticados. Criminosos usam diferentes meios de contato como ligações, mensagens por aplicativos, sites falsos, redes sociais, entre outros para se passar por representantes de instituições financeiras. Com técnicas de engenharia social, eles tentam convencer a vítima a acessar o app do banco e realizar transferências para contas falsas.

Também há casos em que golpistas se passam por familiares ou amigos para pedir dinheiro por mensagem, além de criarem promoções falsas na internet para enganar consumidores.

Para ajudar a proteger você contra esses golpes, o Santander criou o Alerta de Segurança. Com essa funcionalidade, você recebe notificações quando identificarmos alguma atividade suspeita durante uma transação financeira permitindo que você seja alertado sobre a possibilidade de estar caindo em um golpe e evite prejuízos.

Quer saber como o Alerta de Segurança funciona e como ele pode te ajudar no dia a dia? Vamos explicar tudo a seguir. Boa leitura!

O que é o Alerta de Segurança do Santander?

O Alerta de Segurança é mais uma camada de proteção criada pelo Santander para cuidar da sua conta. Disponível no app Santander, ele funciona como uma espécie de “guardião digital”, aparecendo quando nossas proteções detectam algo fora do padrão, como uma atividade suspeita ou potencial golpe.

Com o Alerta, você ganha tempo para avaliar melhor a situação antes de tomar qualquer decisão. A ideia é simples: ajudar você a agir com cautela quando há algum risco iminente que possa afetar sua vida financeira.

Essa tecnologia combina inteligência artificial com análise de comportamento financeiro para identificar situações de risco em tempo real. Quando um risco é identificado, você verá uma mensagem no aplicativo, oferecendo duas opções:

• Seguir com a transação, caso reconheça e confie no destinatário;

• Cancelar ou adiar a transação para verificar melhor a situação.

E como funciona o Alerta de Segurança?

O Alerta de Segurança atua como uma barreira final antes de você concluir a transferência para um suposto golpista. Ele é ativado sempre que o sistema detectar um comportamento incomum em transações, como PixTED, TEF ou pagamentos de boletos para contatos que podem ser suspeitos.

Nesse momento, o App exibirá um alerta para que você pare, analise com calma e confirme se conhece e confia mesmo no destinatário. Ou seja, caso haja algo de suspeito com o destinatário do dinheiro, se você estiver em ligação ao realizar uma transferência bancária ou tentar refazer uma transação que foi sinalizada anteriormente como suspeita, poderá receber o Alerta de Segurança.

Importante: os alertas foram criados para sinalizar que há algo suspeito e te proteger, mas a decisão final é sempre sua! Por isso, recomendamos que você análise com calma as orientações apresentadas para evitar prejuízos financeiros.

Preciso ativar alguma configuração no App?

Não precisa configurar nada! O Alerta de Segurança funciona automaticamente, mas é essencial manter o aplicativo sempre atualizado. Combinado?

O Alerta de Segurança funciona junto com outras ferramentas de proteção do Santander, como ID SantanderReconhecimento Facial, Bloqueio Imediato e Confirmação de Compra Suspeita. Tudo para trazer uma experiência mais segura e tranquila para você!

Segurança digital é atitude diária

Além de contar com tecnologias como o Alerta de Segurança, é importante você manter boas práticas no seu dia a dia:

• Nunca passe seus dados pessoais ou bancários por telefone ou mensagem.

• Desconfie de promoções muito vantajosas.

• Confirme com familiares e amigos antes de fazer transferências urgentes ou inesperadas.

• Use senhas fortes e diferentes para cada aplicativo.

Digital e seguro: nosso jeito de cuidar de você

O Santander investe em segurança digital para oferecer a melhor experiência para seus clientes. As fraudes e golpes evoluem e as tecnologias do banco evoluem junto!

Se quiser saber mais sobre as soluções de segurança já disponíveis, acesse o Site de Segurança do Santander.

Leia sobre Segurança

 

 

Avalie esse artigo