Atualizado em 13-06-2025

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Artigos Salvos

Na imagem temos um texto à esquerda com a frase 'Alertas inteligentes para te proteger.’ Já à direita, temos uma ilustração que representa um sino dentro de um celular.

Os golpes financeiros estão cada vez mais sofisticados e convincentes, principalmente quando acontecem por meio de ligações telefônicas.

Criminosos se passam por representantes de instituições financeiras e, usando técnicas de engenharia social, tentam persuadir as vítimas a acessarem o aplicativo do banco e realizarem transações para contas fraudulentas.

Mas os golpes não param por aí. Há também os casos em que golpistas se passam por familiares ou amigos em aplicativos de mensagens para pedir dinheiro, além das falsas promoções divulgadas na internet para enganar consumidores.

Para ajudar a proteger você contra essas fraudes, o Santander criou os Alertas de Segurança. Com essa funcionalidade, você recebe notificações em tempo real sempre que houver alguma atividade suspeita relacionada à sua conta, permitindo que tome decisões rápidas e evite prejuízos.

Quer saber como os alertas de segurança funcionam e como eles podem te ajudar no dia a dia? Vamos explicar tudo a seguir. Boa leitura!

O que são os Alertas de Segurança do Santander?

Os Alertas de Segurança são mais uma camada de proteção criada pelo Santander para cuidar da sua conta e da sua vida financeira. Disponíveis no App, eles funcionam como uma espécie de “guardião digital”, aparecendo sempre que nossas proteções inteligentes detectam algo fora do padrão como uma atividade suspeita ou potencial golpe.

Com esses alertas, você ganha tempo para avaliar melhor a situação antes de tomar qualquer decisão. A ideia é simples: ajudar você a agir com cautela quando há algum risco iminente que possa afetar sua vida financeira.

A funcionalidade é composta por duas frentes principais: o Alerta no Login e o Alerta de Transação. A seguir, explicamos cada uma delas em detalhes:

1. Alerta no Login

Esse alerta aparece quando você acessa o App Santander enquanto está em uma ligação. Isso porque muitos golpes começam com a tática da “falsa central telefônica” quando criminosos se passam por atendentes de banco, empresas conhecidas ou até familiares para manipular a vítima e conseguir seus dados ou até mesmo seu dinheiro.

Como esse alerta funciona?

Na prática, é simples: ao identificar que o App está sendo acessado durante uma ligação (seja por chamada normal ou por Apps como WhatsApp), um aviso aparece na tela com orientações de segurança. A partir dele, você pode escolher entre duas opções:

• “Confio no contato e quero continuar”: se reconhecer a ligação e quiser seguir com o uso do App;

• “Sair do aplicativo”: se suspeitar de golpe, o App fecha automaticamente e a recomendação é desligar a chamada.

Essa medida ajuda a interromper golpes em tempo real, antes que algo mais grave aconteça.

Leia também: Entenda como reconhecer uma Falsa Central Telefônica

2. Alerta de Transações

Já o Alerta de Transações atua como uma barreira final antes de você transferir o dinheiro para o golpista. Ele é ativado sempre que o sistema detecta um comportamento incomum em transações, como Pix, TED ou pagamentos para contatos que podem ser suspeitos.

Nesse momento, o App exibe um alerta para que você pare, analise com calma e confirme se conhece e confia mesmo no destinatário.

Importante: os Alertas de Segurança do Santander foram criados para te mostrar que há algo suspeito e proteger você, mas a decisão final é sempre sua. Por isso recomendamos que você analise com calma as orientações apresentadas para evitar prejuízos financeiros.

Os Alertas já estão disponíveis para todos os clientes?

Sim! Os Alertas de Segurança já estão ativos para todos os clientes pessoa física que utilizam o App Santander.

Preciso ativar alguma configuração no App?

Não precisa configurar nada! Os alertas funcionam automaticamente, mas é essencial manter o aplicativo sempre atualizado para garantir o funcionamento correto da funcionalidade, combinado?

Os Alertas de Segurança funcionam junto com outras ferramentas de proteção do Santander, como ID Santander, Reconhecimento Facial e Bloqueio Imediato. Tudo para garantir uma experiência segura e tranquila para você.

Fique de olho: vem mais por aí

O Santander está sempre aprimorando suas soluções de segurança. Em breve, novas funcionalidades serão lançadas para deixar sua conta ainda mais protegida. Continue acompanhando o blog para ficar por dentro das novidades!

Enquanto isso, se quiser saber mais sobre as soluções de segurança já disponíveis, acesse o Site de Segurança do Santander.

Leia sobre Segurança

Avalie esse artigo