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por Equipe Santander

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Do lado esquerdo, a frase ‘entenda o bloqueio cautelar’. Do lado direito, ilustração de um celular no app Santander.

Você já recebeu um Pix mas o valor não ficou disponível imediatamente? É possível que tenha ocorrido um bloqueio cautelar. Mas você sabe o que é isso?

No texto a seguir, vamos entender o que é esse procedimento de segurança e como lidar com ele.

O que é bloqueio cautelar?

O bloqueio cautelar é uma medida de segurança adotada para proteger tanto os clientes quanto as instituições financeiras contra possíveis fraudes no sistema Pix.

Ele ocorre quando há a necessidade de analisar detalhadamente uma transação específica, garantindo que tudo esteja conforme as normas de segurança. Esta é uma prática preventiva para resguardar a integridade das operações financeiras e que segue a Resolução BCB n° 142

Como identificar um bloqueio cautelar?

Se você recebeu um Pix mas o valor não está disponível para uso, pode ter ocorrido um bloqueio cautelar. Para identificar essa situação:

1. Acesse o aplicativo da instituição onde sua chave Pix está cadastrada;

2. Clique em "Pix";

3. Selecione "Extrato Pix";

4. Escolha a transação recebida;

5. Verifique se há um aviso de bloqueio cautelar.

Além disso, ative as notificações do aplicativo do seu banco. Sempre que um valor recebido via Pix for retido por bloqueio cautelar, o banco envia uma notificação.

Se você for cliente Santander, fique atento às mensagens recebidas e, para consultar, acesse o aplicativo e clique no ícone do sino no canto superior direito da tela.

Caso seu saldo esteja indisponível, ou seja, o valor aparece no extrato mas não está disponível para transferências ou pagamentos, isso pode indicar um bloqueio cautelar.

Quais os prazos de análise?

Quando um valor é bloqueado cautelarmente, o banco realiza uma análise de segurança que pode durar até 72 horas. É necessário aguardar esse período para ter o valor liberado ou não.

Leia também: O Pix vai ser taxado? Entenda as novas regras da Receita Federal

Outras opções disponíveis para o cliente

Se você identificou um bloqueio cautelar em um Pix recebido, você pode:

1 - Aguardar a análise: na maioria dos casos, se a transação for legítima, o valor será liberado automaticamente após a conclusão da análise.

2- Solicitar a devolução: se preferir, é possível devolver o valor ao remetente enquanto o bloqueio estiver vigente: acesse Pix > Extrato Pix > clique na transação bloqueada e depois em “Devolver”. Com isso, você pode negociar com o remetente do dinheiro outra forma de pagamento, caso o recebimento seja urgente.

Contatos para suporte

Em caso de dúvidas sobre bloqueios cautelares, entre em contato com nossos canais de atendimento:

Chat no aplicativo Santander

- Central de Relacionamento:
Capitais e regiões metropolitanas: 4004 3535.
Demais localidades: 0800 702 3535.
(Canal Exclusivo para Atendimento em Libras)

- Agências físicas

Lembre-se que o bloqueio cautelar é uma medida que visa proteger você e o sistema financeiro contra fraudes. Estamos comprometidos em realizar essa análise no menor tempo possível para garantir sua segurança e minimizar transtornos.

Quer saber mais sobre segurança? Continue lendo os conteúdos com esse foco no Blog Santander.

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