Que o cartão de crédito revolucionou a forma que nos relacionamos com dinheiro não é mistério, foram inúmeras facilidades adicionadas ao cotidiano e que facilitaram a forma de comprar e de pagar por essas compras.
Os cartões são conhecidos principalmente por oferecer diversas possibilidades para pagar ao longo do tempo. Se não conseguir pagar tudo no momento da compra, é possível parcelar ou deixar para o vencimento, ou seja, pagar na fatura do fim do mês. Sem dúvidas, isso é uma grande vantagem para quem deseja fazer uma transação cara, mas não tem o valor total no ato.
E por falar nisso, você sabia que é possível ajustar a data de vencimento para tornar o gerenciamento das suas finanças mais conveniente para você, para o “entrosar” com o dia que você recebe seu salário, por exemplo. No texto a seguir, vamos te ensinar em um passo a passo rápido como fazer a mudança dessa data sem sair de casa, pelo seu celular.
O que é a data de vencimento?
A data de vencimento do cartão de crédito é uma data acordada entre você e a sua instituição financeira para o pagamento da fatura. Vamos supor que seja o dia 30 de cada mês, certo? Sempre que chegar nessa data, você deverá pagar o valor total gasto no último ciclo de faturamento, ou seja, no mês que você gastou aquele valor no cartão.
O pagamento deve ser feito de maneira correta, pois se for realizado após o prazo limite, pode resultar na cobrança de juros. Ah, caso você não sabe qual a data de vencimento atual do seu cartão, é possível verificá-la na fatura.
Qual a diferença entre data de vencimento e data de fechamento?
O nome pode ser parecido, mas existe uma diferença fundamental entre a data de vencimento e a data de fechamento.
Como vimos anteriormente, o vencimento é a data limite para o pagamento da fatura do cartão. Já a de fechamento, é o último dia considerado na hora de calcular o valor que vai entrar na fatura daquele mês.
Vamos pensar em um exemplo? Em determinado mês, todos os seus gastos até o dia 30 (data de fechamento) vão entrar na fatura. E você terá até o dia 5 do mês seguinte (data de vencimento) paga realizar o pagamento.
Quero mudar a data de vencimento: o que fazer?
A vida financeira moderna exige flexibilidade, e o Santander compreende essa necessidade ao permitir que os clientes ajustem a data de vencimento de suas faturas de cartão de crédito. Esse recurso pode ser útil para alinhar o vencimento da fatura com a data do recebimento de salários ou outros compromissos financeiros.
Para fazer a alteração, é preciso:
1. Acesse o aplicativo Way e faça seu login;
2. Procure pelo cartão que você deseja alterar a data de vencimento. Ao encontrá-lo, clique em ‘Fatura’ ou ‘Fatura aberta’, a depender se os valores estão ocultos ou não;
3. Embaixo do botão ‘Antecipar fatura’, você vai ver um menu em carrossel. Deslize até a última opção e clique em ‘Alterar data de vencimento’;
4. Clique em ‘Novo dia de vencimento’ e procure pela data que mais combina com a sua realidade, Em seguida, aperte o botão ‘Alterar’.
5. Pronto! A data de vencimento do seu cartão foi alterada. Fácil, simples e rápido!
Ainda não tem o aplicativo Way?
Paguei a fatura e não liberou o limite. O que fazer?
Após efetuar o pagamento da sua fatura de cartão de crédito Santander pelo próprio aplicativo, a liberação do limite acontece de imediato. Por outro lado, se você pagar o boleto em outros bancos ou aplicativos, existe um prazo entre 3 e 5 dias úteis.
Se o seu limite não foi liberado, entre em contato com o seu gerente ou com a central de atendimento:
- 4004 3535 capitais e regiões metropolitanas
- 0800 702 3535 demais localidades
- 0800 723 5007 pessoas com deficiência auditiva e de fala
Vale a pena mencionar que a pontualidade e a regularidade nos pagamentos pode contribuir para a manutenção de um score de crédito saudável, o que pode ser benéfico em futuras transações financeiras, como em empréstimos, por exemplo.