O primeiro semestre do ano pode ser um momento financeiro delicado para muitas pessoas. Afinal, existem várias contas que precisam ser pagas. É IPTU, IPVA, ajuste no valor do aluguel, compra de material escolar, entre outros possíveis imprevistos.
Com tantas contas para colocar em dia, é difícil não ficar preocupado e com receio de perder o controle das finanças e comprometer o orçamento.
Pensando nisso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central, está promovendo um mutirão para que todos os brasileiros consigam renegociar suas dívidas em atraso com bancos de todo o País.
A campanha nacional acontece entre os dias 15 de março até 15 de abril e serve como incentivo para você que precisa colocar as contas em dia e sair da inadimplência.
Para saber como não perder essa chance, quem pode participar do mutirão, quais dívidas podem ser negociadas, entre outras informações, confira o conteúdo abaixo.
Boa Leitura!
O que é o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira 2024?
A iniciativa é uma forma de apoiar os brasileiros na retomada do controle financeiro, além de estimular a redução do superendividamento da população.
A campanha, que promove um mutirão de renegociação, é realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), bancos associados em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o País.
Junto com programa Desenrola Brasil, que encerra em 31 de março, o Mutirão Nacional tem como objetivo ajudar a população a sair da inadimplência e colocar a vida financeira em ordem ainda em 2024.
Como vai funcionar o Mutirão Nacional de Renegociação 2024?
Os brasileiros que tiverem dívidas em atraso com bancos, poderão renegociá-las com descontos, redução de taxas, alteração nas condições de pagamento, além de condições especiais entre os dias 15 de março a 15 de abril.
Dívidas que poderão ser negociadas:
- Dívidas no cartão de crédito
- Cheque especial
- Empréstimo pessoal
- Crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras.
Dívidas que NÃO poderão ser negociadas:
- Dívidas que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis)
- Dívidas prescritas
- Contratos que estejam com as parcelas em dia, ou seja, dívidas que não estão em atraso.
Como faço para renegociar no Mutirão Nacional de Renegociação 2024?
Para fazer a renegociação e participar do Mutirão, basta entrar em contato diretamente com a instituição financeira em que possui dívida.
Aqui no Santander, por exemplo, você pode falar com a gente utilizando nossos canais de atendimento como:
Central de Atendimento Pessoa Física:
4004 3535 capitais e regiões metropolitanas
0800 702 3535 demais localidades
0800 723 5007 pessoas com deficiência auditiva e de fala
Horários: Segunda a Sexta: 6h às 22h | Sábado: 8h às 19h | Domingo: 09h às 16h
WhatsApp:
Clique aqui e fale com o Assistente Virtual, faça consultas e transações pelo aplicativo.
Acesse nosso Portal de Renegociação:
Faça sua renegociação online, sem sair de casa de forma rápida e simples. No Portal, você também pode consultar seus débitos e quitar suas dívidas com o Santander.
Se preferir, vá até uma de nossas agências. Para descobrir a mais próxima de você, basta digitar seu CEP, endereço ou número da agência.
Para renegociações e atendimento Empresarial, ligue para nossa central:
4004 2125 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 726 2125 (demais localidades)
Horários: De segunda a sexta-feira: 08h às 20h | Sábado: 08h às 18h.
Você também pode renegociar sua dívida pelo Portal consumidor.gov.br
Para ter acesso, é necessário fazer a autenticação com a sua conta Gov.br, e ter os níveis de certificação “Prata” ou “Ouro”.
#DICA: Caso você possua oferta dentro do Desenrola Brasil, você também pode renegociar suas dívidas pelo gov.br.
Como mudar meu nível para “Prata” ou “Ouro”?
Existem algumas formas de você aumentar o nível de certificação. Você pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações por lá ou pode também logar na sua conta gov.br para aumentar o seu nível.
Já para atingir o nível Ouro, você pode:
- Utilizar o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE);
- Fazer a validação dos seus dados utilizando o aplicativo gov.br para ler o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN)
- Validar os seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil
*Para saber qual é o seu nível, faça seu login no site oficial ou aplicativo do Governo. Entenda melhor sobre os níveis aqui.
Como renegociar pelo Portal consumidor.gov.br?
1. Digite o nome da instituição financeira ou banco que deseja fazer a renegociação e verificar se ela está cadastrada.
2. Em seguida, clique no botão “Registrar reclamação” e responda algumas perguntas.
3. No campo “área” escolha a opção “Serviços financeiros”. Já em “assunto”, selecione a opção que esteja relacionada a sua dívida. Por exemplo: Cartão de Crédito/Cartão de Loja.
4. Agora, no campo “Problema” seleciona a opção: “Renegociação/parcelamento de dívidas”.
5. Está quase no final! Digite o valor a ser renegociado, descreva a sua reclamação e o seu pedido a empresa e clique em “Avançar.
#Dica: se tiver arquivos como fotos de boleto, comprovantes etc, você pode adicionar clicando no botão “ + adicionar arquivos” antes de avançar.
6. Caso não possua um cadastro, clique em “Cadastrar” abaixo da caixa de acesso/login no topo da página. Confirme seus dados e o preenchimento da reclamação.
Pronto! Agora é só esperar a resposta para sua renegociação!
Também será possível recorrer ao Sistema de Atendimento ao Consumidor pelo site: Proconsumidor, que reúne os pedidos e reclamações recebidos pelos Procons e Defensorias Públicas.
A ideia é que os Procons estaduais que aderiram ao Mutirão 2024, ofereçam suporte e apoio as pessoas que tiverem dificuldade para renegociar suas dívidas com as instituições. Essas entidades ficarão responsáveis pelos procedimentos de notificação, interface com os bancos e resolução.
Agora que você já tem um novo caminho para renegociar suas dívidas e ter mais tranquilidade com as finanças, não se esqueça de conferir nossos conteúdos sobre saúde financeira. Neles, além de você aprender técnicas para manter o controle financeiro, você também confere dicas e muito mais.