Fraudes - Santander

Buscar por

Fraudes

As fraudes estão cada vez mais frequentes tanto no ambiente digital quanto no físico. Por isso, a informação é a melhor maneira de se prevenir contra esses tipos de golpes.

Engenharia social

Técnica usada por fraudadores para obter informações e dados confidenciais.

Phishing

O phishing é uma das táticas usadas por fraudadores para tentar capturar dados confidenciais.

Eles enviam ao usuário um email ou SMS com uma mensagem falsa, geralmente essas mensagens utilizam pretextos como atualizações de dados. Quando o usuário clica no link, é direcionado para um site falso, similar ao oficial, onde são solicitadas suas senhas do internet banking para uso em fraudes.

Spam

Spam é a técnica de obter dados dos usuários de Internet por meio de falsas mensagens eletrônicas (emails ou SMS).
 
A diferença dessas falsas mensagens para os comunicados oficiais das empresas é que elas são sempre acompanhadas por link ou por arquivos do tipo PDF, boleto e imagens que, na verdade, são programas espiões para captura de dados.

Falso contato telefônico

Técnica utilizado pelo fraudador para conseguir informações como dados pessoais, senhas, token, código de identificação do aparelho celular (IMEI) ou qualquer outro tipo de informação para prática da fraude.

Roubo de identidade

Ocorre quando alguém usa as suas informações para cometer fraudes.

Cavalo de Troia

Geralmente, os cavalos de troia vêm camuflados em falsas mensagens (emails ou SMS) e, em sua maioria, precisam ser executados para que sejam instalado.

Feita a instalação, os fraudadores podem usar diversas maneiras para obter dados confidenciais como capturar dados digitadas, danificar arquivos, comprometendo a segurança do seu computador, ou até mesmo fazer um acesso remoto ao seu dispositivo.

Spyware (Programa Espião)

A instalação desse software pode ocorrer, sem que você perceba e sem sua autorização, durante a instalação de um programa de origem desconhecida ou arquivos de música e vídeo infectados.

Esses programas armazenam todas as informações do computador. De posse de seus dados, eles podem ser vendidos para terceiros que poderão utilizá-los para fins fraudulentos.