Diversidade - Santander

Diversidade e inclusão

Aqui você pode ser quem você é.

Temos uma equipe de Diversidade e Inclusão e uma estrutura de governança para o acompanhamento de indicadores

Para impulsionar nossas ações, definimos quatro públicos prioritários: gênero, raça, pessoas com deficiência e diversidade de formação, expertises e geração

Acreditamos que diversos somos todos. Em um ambiente mais plural, agregamos diferentes olhares, ampliando a velocidade e a capacidade de transformação das pessoas e dos negócios. Ações afirmativas para favorecer a inclusão, a equidade e a meritocracia também são maneiras de interromper o ciclo de exclusão econômica e social, permitindo que todos tenham as mesmas oportunidades e desenvolvam plenamente suas potencialidades.

Ao atuar para transformar nosso ambiente interno, contribuímos para a realização do 10º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável ONU, que busca reduzir as desigualdades, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, situação econômica ou outra condição, e para o alcance do 5º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, que estabelece metas para a igualdade de gênero até 2030.

O que fazemos

Trabalhamos para construir uma cultura de respeito, inclusão e equidade, que permita que as pessoas desenvolvam seus melhores talentos com suas características únicas. A diversidade é um dos cinco princípios do nosso Código de Conduta Ética e compõe um grupo de indicadores que monitoramos e reportamos no Relatório Anual.

Em 2017, começamos um grande movimento interno para avançar ainda mais nesse tema e definimos quatro frentes prioritárias: gênero, raça, pessoas com deficiência e diversidade de formação, experiências e gerações (saiba mais abaixo).

O tema é trabalhado internamente de forma assertiva, por meio de ações afirmativas, da reflexão sobre os vieses inconscientes e da sensibilização das lideranças, para que compreendam a diversidade como valor para o nosso negócio. A riqueza do potencial humano gerado a partir de pessoas com características, ideias, estilos e experiências pessoais e profissionais distintas nos ajudam a atender melhor os clientes e a criar um ambiente mais propício para que pessoas e negócios prosperem.

Pilares da diversidade

Acreditamos que, para uma transformação positiva acontecer, todos precisam fazer parte dela. Por isso, atuamos com base em três pilares:

Indivíduo: a mudança começa em cada funcionário

• Estimular a percepção dos vieses inconscientes e reconhecer que somos diversos pela nossa história de vida.
• Despertar todos os funcionários para as novas inteligências.
• Buscar novos conhecimentos para a transformação que queremos ver acontecer.

Banco: mudanças são essenciais para a transformação

• Nossas escolhas devem estar inspiradas na realidade que queremos para o País.
• Nosso jeito de fazer diversidade é pela equidade e meritocracia. Ninguém gosta de ser favorecido.
• Criar espaço para que vozes diversas possam se expressar em tempos de mudanças rápidas, ficando abertos às tendências que emergem.
• Colocar serviços inovadores para nossos clientes. Ambientes diversos geram soluções mais criativas.

Sociedade: influenciar o contexto para um futuro mais favorável

• Reinventar a indústria financeira para ressignificar a imagem e o papel do banco (reputação).
• Influenciar os públicos de relacionamento, ampliando nossa capacidade de impacto no negócio e sociedade.

Frentes prioritárias

Gênero: #CompetênciaNãoTemGênero

Segundo o Relatório de Desigualdade Global de Gênero 2016, do Fórum Econômico Mundial, se mantido o ritmo atual, a paridade econômica entre os gêneros pode levar 170 anos. O estudo demonstra que a desigualdade representa um mau uso do talento humano e aponta que, para acelerar esse ritmo, é necessário desenvolver ações afirmativas, que levem à mudança desse cenário.

No Santander, as mulheres representam 59% de toda a organização, mas elas ainda têm pouca representação nos níveis de liderança. Por isso, estabelecemos o objetivo de ampliar a representatividade de mulheres nesses níveis.

Raça: #TalentoNãoTemCor

Um estudo realizado pelo Instituto Ethos em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento mostra que nas 500 maiores empresas do país, apenas 5% dos cargos executivos são ocupados por negros e destes, menos de 1% é ocupado por mulheres negras.

Nosso objetivo é dar oportunidades para que mais negros cresçam profissionalmente, e, para isso, temos trabalhado com ações para o desenvolvimento, atração e seleção desse público, além de estabelecer parcerias que nos ajudem a impulsionar essas iniciativas.

Uma das medidas foi a criação de vídeos internos com exemplos reais, com o objetivo de fortalecer o vínculo e encorajar o autodesenvolvimento desses profissionais. Também publicamos vídeos com depoimentos em nossas redes sociais, pautando a importância da representatividade.

Pessoas com deficiência: #HabilidadeNãoTemLimite

Quase um quarto da população brasileira tem algum tipo de deficiência, segundo dados do último Censo Demográfico (2010) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Conforme exigido por lei, desde 2012 temos mantido a proporção de 5% de pessoas com deficiência, o que hoje representa 2,1 mil funcionários. Desde 2017, nosso objetivo é fortalecer o desenvolvimento desses profissionais, para que possam progredir na carreira em condições iguais às dos demais.

Formação, Experiências e Gerações: #AquiSeEmpreende

É por meio do conhecimento e experiência de nossos funcionários que podemos apresentar soluções inovadoras para os principais dilemas do mundo atual. A conectividade de um mundo globalizado acelera a velocidade e o impacto das mudanças que nos desafiam a fazer diferente. A tecnologia avança, mas é do humano que vem a capacidade de utilizar as informações para agregar valor para o consumidor.

Nesse sentido, estamos ampliando a busca por formações diversas, não somente a partir de novas áreas de conhecimento, mas também de perfis e experiências em outras indústrias, com diferentes visões, ideias e opiniões, dando atenção especial à diversidade de gerações e à contribuição de todos para que mais pessoas e negócios prosperem.