Santander

O coronavírus e a sua saúde financeira

O coronavírus e a sua saúde financeira

Dicas que podem ajudar a passar pela quarentena com mais proteção e tranquilidade

 

07/05/2020

Há alguns meses o mundo está enfrentando a pandemia do coronavírus e o mais importante, neste momento, é garantir a saúde e segurança dos brasileiros. Ficar em casa, manter as mãos limpas e proteger as pessoas mais suscetíveis à doença são as medidas mais importantes e prioritárias.

 

Como os impactos do surto do novo coronavírus sobre a economia ainda são incertos, o momento também pede atenção redobrada às finanças. Por isso, preparamos algumas dicas que podem ajudar a passar pela quarentena com um pouco mais de prevenção e tranquilidade. Confira!

Controlar o orçamento nunca foi tão importante

Segundo uma pesquisa divulgada em janeiro de 2020 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quase a metade (48%) dos brasileiros não faz um controle do orçamento. E, entre os que fazem, muitos não anotam todos os gastos e, por isso, não têm uma visão completa do destino do dinheiro.

Precisamos mudar esse hábito se quisermos passar com mais tranquilidade por esta e outras crises que virão por aí. Veja abaixo algumas dicas de como fazer isso, considerando o que mudou nos seus gastos na quarentena: as despesas com transporte e lazer podem ter caído e supermercado e energia pode ter subido, por exemplo.

Organização e controle dos gastos

Veja o passo a passo para montar o seu controle do orçamento e o que fazer diante de um saldo negativo, neutro ou positivo.

O controle dos gastos pode ser feito com uma simples planilha. Baixe aqui o nosso modelo e assuma agora o controle da sua vida financeira.

Corte despesas para equilibrar gastos e ganhos

Mesmo para quem tem sobra de orçamento, o momento pede prudência porque amanhã a situação já pode ser diferente. É um bom momento para abandonar as compras por impulso e aprender que qualquer gasto deve ser feito com planejamento e consciência. Veja algumas dicas:

 

Lembre-se: esta é uma situação temporária, que pode inclusive trazer novos hábitos e aprendizados no uso do dinheiro. Algumas reduções de gastos, por exemplo, podem ser mantidas no futuro.

Converse com a família sobre as prioridades: embora a decisão final seja dos adultos, é muito importante envolver a família, pois todos devem fazer a sua parte.

Comece cortando os desperdícios: depois os itens não essenciais e, se necessário, enxugue os essenciais.

Inicie já a renegociação: caso perceba que vai faltar dinheiro para alguma despesa, renegocie. O valor de aluguel e serviços essenciais, como psicólogos ou fisioterapeutas, por exemplo, podem ser negociados.

Economize: desplugue eletrônicos que não estão em uso, apague as luzes nos ambientes onde não tem ninguém, tome banhos mais rápidos.

Foque no que é essencial: reveja pacotes de celular, internet, serviços de streaming e TV a cabo, academia, etc.

Cuide da sua saúde e alimentação: lembre-se que quem não tem saúde não consegue trabalhar bem, além de ter maiores gastos com remédios e tratamentos. Se você é jovem, talvez isso não te afete tanto no momento, mas as consequências dos maus hábitos sempre chegam!

Como renegociar as dívidas

Vale a pena fazer um esforço extra para renegociar os débitos pois, além de regularizar sua situação, créditos ou acordos que estiverem com pagamentos em dia poderão ter algumas parcelas prorrogadas. Veja algumas dicas para fazer isso:

Quitar e Renegociar dívidas

Quer saber quais são os cinco passos para sair de uma vez por todas do endividamento?

Portal de Renegociação do Santander

A importância da reserva para emergências

O objetivo da reserva para emergências é ter mais tranquilidade nos momentos difíceis ou imprevistos que, infelizmente, acontecem. Pode ser desde um acidente ou uma doença que requer tratamentos especiais até demissões ou reduções de ganhos.

O ideal é que essa reserva seja suficiente para pagar todas as suas despesas por pelo menos 3 meses. Se puder chegar a 6 meses ou 1 ano melhor! Para formar essa reserva, faça aplicações mensais em um investimento de curto prazo, ou seja, de baixo risco e alta liquidez, que permitam o saque a qualquer momento.

Para quem se planejou antecipadamente e conseguiu formar esse fundo, agora é o momento certo de usá-lo. Mas lembre-se que esse deverá ser o primeiro valor a ser reconstituído quando tudo isso passar. E passará!

Se você ficou sem renda durante a quarentena

Este é um momento desafiador para os brasileiros, mas não podemos deixar que ele abata nossos ânimos. Se você exerce uma atividade autônoma ou é um pequeno empreendedor, reforce suas estratégias para manter a clientela. Analise a possibilidade de levar sua atividade para o mundo online, use o potencial das redes sociais para divulgar os produtos ou serviços que você irá entregar e ofereça descontos e diferenciais atrativos.

As famílias que estão dentro de suas casas precisam de serviços como entrega de marmitas e lavandeira, por exemplo. Também precisam de apoio para as crianças que tiveram suas aulas suspensas e têm lição ou uma jornada de estudos a ser cumprida em casa. Aulas online de reforço escolar podem ser bem-vindas. Outras alternativas são práticas de atividades físicas online ou ensino de línguas e outros temas a distância.

Para saber se você tem direito a benefícios como o auxílio emergencial ou seguro-desemprego, busque mais informações nos sites oficiais do governo.

Como podemos te ajudar

Portal Superamos Juntos: reúne todas as informações sobre o que estamos oferecendo aos nossos clientes pessoa física e pessoa jurídica durante a pandemia.

 

Portal de Educação Financeira: aproveite o momento para mudar a sua relação com o dinheiro. Lá você encontra uma cartilha completa para o planejamento financeiro, além de vídeos e o curso online Vida Financeira

 

Santander On: acessado por meio do App Santander, o Santander On organiza suas entradas e saídas de dinheiro e permite que você defina metas de gastos, altere limites, compare meses e faça o planejamento dos gastos.

 

Planejador de controle financeiro: de maneira rápida, ele ajuda você a ter uma melhor visão sobre o equilíbrio entre seus ganhos e suas despesas. Basta preencher os campos para receber dicas adequadas à sua situação financeira.

 

Portal de investimentos: divulgamos mensalmente nossas carteiras-modelo, além de análises do cenário econômico e assessoria especializada para apoiar suas decisões de investimento.