É uma forma de compartilhar os seus dados entre instituições
financeiras e juntar as suas informações em um único lugar, com o
máximo de segurança.
Ao se cadastrar, iremos conhecer melhor o seu perfil e poderemos
disponibilizar ofertas de investimentos e limite de crédito só
para você.
Você decide quais dados e por quanto tempo quer compartilhá-los.
Depois disso, nós cuidamos com agilidade, praticidade e sem custo
nenhum.
Com o Open Finance, você consegue...
Para você
- Ter a possibilidade de acessar as melhores ofertas de produtos
e serviços de acordo com o seu perfil e atual momento de vida¹.
Para sua empresa
- Fazer pagamentos utilizando saldo de outros bancos em poucos
cliques.
Para sua empresa
- Contar com uma gestão financeira centralizada e a oportunidade
de contratar serviços personalizados.
Para ambos
- Ter domínio sobre seus dados e autonomia para tomar decisões
financeiras.
Para ambos
- Encontrar investimentos que são ideais para o seu perfil de
investidor.
Para ambos
- E todos os exemplos acima com condições comerciais
competitivas e com o máximo de sigilo das informações
compartilhadas.
E quer saber quais são os dados que você pode compartilhar?
Além do compartilhamento de saldos e extratos, também são válidas as
suas informações cadastrais, contratos de créditos, dados de
investimento, histórico de faturas e limites de cartões, seguros e
operações de câmbio.
Se preferir adicionar seus dados pelo App Santander, escaneie o
respectivo QR Code ao lado:
Adicione seus dados pessoais
Adicione os dados de sua empresa
Adicione os seus dados direto pelo App Santander, se preferir.
Escolha um dos botões abaixo:
Seja para o seu dia a dia ou para os seus negócios, o Open Finance
proporciona muitos benefícios de forma gratuita e segura.
Quer saber mais sobre como realizar Pix pelos nossos canais utilizando
saldo de outras instituições?
Quer saber como começar a usar?
É simples, seguro e leva poucos minutos. Veja o passo a passo para
trazer e compartilhar os seus dados.
Atenção: a autorização de compartilhamento de dados é feita por
instituição. Ou seja, se tiver conta em mais de um banco ou
instituição financeira, você precisa seguir o passo a passo abaixo
para cada uma delas:
Ainda não é correntista?
Então, abra a sua conta ou conta corrente empresarial para
compartilhar os seus dados e começar a usar tudo o que o Open
Finance oferece.
01. O que é o compartilhamento no Open Finance e com quais
instituições será permitido compartilhar meus dados?
O Open Finance é um sistema do Banco Central que permite
compartilhamento de dados de clientes entre instituições
participantes desse sistema. Com isso, os clientes, pessoa física ou
jurídica, podem dar uma autorização para que uma instituição consiga
acessar seus dados, cadastrais e transacionais, de outras
instituições participantes do Open Finance, tendo a possibilidade de
receber melhores ofertas de produtos e serviços. É permitido
compartilhar seus dados com as instituições financeiras, de
pagamento ou demais instituições participantes do Open Finance,
autorizadas pelo Banco Central. As informações sobre as instituições
participantes você encontra
aqui .
02. Como compartilhar meus dados do Santander com outros bancos no
Open Finance?
É necessário ser um cliente digital com credenciais válidas (login,
senha e ID Santander). O compartilhamento é iniciado no canal
digital da instituição que vai receber os dados que você deseja
compartilhar em seguida você será redirecionado para o ambiente do
Santander para realizar a sua autenticação. Depois disse, você
confirma o compartilhamento dos seus dados e em seguida é
redirecionado para o ambiente da instituição receptora para concluir
o compartilhamento. Quando tudo estiver pronto a instituição
receptora lhe informará sobre a efetivação do compartilhamento dos
dados.
03. Quais são os benefícios do Open Finance para você?
O Open Finance pode te ajudar a conquistar novas possibilidades.
Isso porque sua principal característica é oferecer autonomia para
você ter mais controle sobre sua vida financeira, gerenciando suas
contas e gastos em um único lugar, de um modo gratuito, prático,
simples e facilitado. Com o Open Finance, você fica no controle dos
seus dados ao dar consentimento à instituição que irá cuidar destas
informações, do modo como você preferir. Além disso, não falta
segurança nem privacidade, visto que tudo é realizado em ambientes
protegidos por criptografia.
04. Ainda não sou correntista, mas tenho outros produtos
financeiros como cartão de crédito, financiamento, entre outros.
Sim. Para compartilhar dados pelo Open Finance basta você ter
relacionamento com alguma das instituições participantes e fornecer
o seu consentimento através do canal digital para compartilhar os
dados que desejar.
05. Será cobrada alguma tarifa ou valor pelo serviço de
compartilhamento dos dados?
Não, o compartilhamento de dados no Open Finance é um serviço
gratuito.
06. Posso cancelar o compartilhamento dos meus dados?
Sim. O cancelamento pode ser solicitado a qualquer momento tanto na
instituição em que você permitiu o compartilhamento, quanto na que
disponibilizou seus dados, através dos canais digitais do banco
(aplicativos ou internet banking). Caso você não seja correntista ou
não possua cartões do Santander, pode solicitar o cancelamento por
aqui .
07. Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance?
A alteração no nome, de Open Banking para Open Finance, se deu em
razão da amplitude da estrutura. Então, podemos dizer que essa
mudança foi, na verdade, uma adaptação para o nome correto, onde o
compartilhamento pode envolver tanto informações de serviços
bancários tradicionais, quanto de produtos financeiros, como câmbio,
seguros, previdência e investimentos. Além de bancos, também podem
participar do ecossistema as corretoras de valores, seguradoras,
plataformas de investimento e fundos de previdência e pensão.
08. Posso fazer o meu compartilhamento em qualquer horário?
O compartilhamento pode ser realizado a qualquer momento (24h, 7
dias por semana).
09. É obrigatório o compartilhamento dos dados?
Não! No Open Finance, o compartilhamento dos seus dados só
acontece se você quiser e permitir. Nenhuma instituição financeira
terá acesso às suas informações sem a sua autorização.
10. No Open Finance solicitamos o consentimento ou
compartilhamento de dados?
Sim. Para compartilhamento dos seus dados o Open Finance é
necessário que você faça a autorização (consentimento) nos canais
digitais da instituição financeira que deseja.
11. O que devo fazer se receber uma mensagem pedindo para
confirmar o compartilhamento dos meus dados?
Se você tiver dúvidas ou receber qualquer solicitação de
compartilhamento dos seus dados que seja suspeita, entre em
contato com a instituição que mandou a mensagem por meios dos
Canais de Atendimento oficiais da instituição. Lembre-se: as
instituições financeiras são responsáveis pela proteção e
segurança de seus clientes.
12. Quem pode utilizar o Open Finance?
Você (pessoa física), e o seu negócio (pessoa jurídica) que é
cliente digital de uma instituição participante do Open Finance.
13. Estarei automaticamente inscrito no Open Finance?
Não. O compartilhamento dos seus dados somente ocorre após a sua
autorização em um dos canais digitais das instituições autorizadas
pelo Banco Central participantes do Open Finance.
14. O Open Finance respeita a Lei Geral de Proteção de Dados e a
privacidade dos clientes?
Sim, pois o Open Finance entende que o cliente é o dono dos seus
dados pessoais. Ou seja, somente você tem o direito de solicitar o
compartilhamento. Por isso, suas informações só devem ser
disponibilizadas para as instituições financeiras se você
autorizar. Essas questões respeitam as medidas de segurança da Lei
Geral de Proteção de Dados e a privacidade dos usuários, no caso
do Santander, observam as regras descritas na
Política de Privacidade.
15. Como eu sei que é seguro compartilhar meus dados pelo Open
Finance?
O que torna o Open Finance um sistema mais ágil e seguro para o
mercado financeiro são suas regras e rigorosos requisitos de
segurança que garantem a autenticidade, segurança e sigilo das
informações compartilhadas. Além disso, somente as instituições
autorizadas e supervisionadas pelo Banco Central podem participar
do Open Finance.
16. Quem são os responsáveis pela segurança dos dados e serviços
compartilhados?
As instituições transmissoras dos dados são responsáveis pela
segurança, sigilo e integridade dos dados e serviços que você está
compartilhando. Todas as instituições participantes estão
autorizadas a operar o sistema Open Finance pelos órgãos
competentes.
17. Como será o compartilhamento de dados entre as instituições
financeiras?
As instituições devem disponibilizar as informações por meio de
interfaces digitais (APIs) que foram desenvolvidas e padronizadas
de acordo com as regras de governança e requisitos de segurança
supervisionados pelo Banco Central
18. O que é API?
API é a sigla para “Application Programming Interface”. É uma
espécie de ponte que conecta diferentes plataformas a uma mesma
base. Ou seja, quando os dados passam a ser compartilhados, as
instituições autorizadas conseguem trocar informações entre si de
maneira segura e padronizada, seguindo as regras e parâmetros
estabelecidos pelo órgão regulador.
19. Qual a diferença entre o Pix no App Santander e o Pix via
Open Finance?
O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central
que funciona de forma independente ao Open Finance. Realizando um
Pix via Open Finance, você poderá iniciar um pagamento via Pix no
Santander utilizando o saldo de contas em outras instituições
financeiras, tudo em um só lugar, sem precisar sair do App
Santander Empresas ou do Internet Banking Empresarial do
Santander.
Informações legais
* 1: Sujeito à aprovação e análise de crédito.
Os dados de outras instituições podem ser trazidos para o Banco
Santander (Brasil) S.A. por meio do Open Finance. A aprovação de
produtos e serviços mais adequados ao perfil está sujeita a análise
e condições vigentes no momento da contratação. Os investimentos
apresentados podem não ser adequados aos objetivos, à situação
financeira ou às necessidades individuais. O preenchimento do
formulário API - Análise de Perfil do Investidor é essencial para
garantir a adequação do perfil do cliente ao produto de investimento
escolhido. Leia previamente as condições de cada produto antes de
investir.