Atualizado em 28-11-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

No contexto do mercado imobiliário, a alienação fiduciária é um termo que frequentemente surge em operações de financiamento.

Mas o que exatamente significa e por que é uma opção viável para muitos compradores?

Neste artigo, exploraremos o conceito de alienação fiduciária e discutiremos suas vantagens e benefícios para aqueles que desejam adquirir um imóvel por meio de financiamento imobiliário.

O que é alienação fiduciária?

A alienação fiduciária é uma modalidade de garantia utilizada em financiamento, na qual o comprador do imóvel transfere a propriedade do bem para o credor (instituição financeira) como garantia do pagamento da dívida. Ou seja, o imóvel fica em nome do credor até que todas as obrigações financeiras sejam integralmente quitadas.

Nesse tipo de contrato, o comprador mantém a posse e o direito de uso do imóvel, mas a propriedade é transferida para o credor. Assim que todas as obrigações financeiras são cumpridas, a propriedade é transferida de volta para o comprador.

Por que optar pela alienação fiduciária?

Segurança para ambas as partes

A alienação fiduciária oferece segurança tanto para o comprador quanto para a instituição financeira. O comprador tem a garantia de que sua propriedade estará protegida durante o período de pagamento do financiamento. Por sua vez, a instituição financeira possui um instrumento efetivo para reaver o valor financiado em caso de inadimplência.

O que é o crédito com garantia de imóvel?

O crédito com garantia de imóvel, também conhecido como empréstimo com garantia de imóvel ou home equity, é uma modalidade de crédito na qual o solicitante utiliza seu imóvel como garantia para obter um empréstimo.

Ou seja, o imóvel é oferecido como uma garantia real ao credor, reduzindo o risco da operação.

Diferente de outros tipos de empréstimos, no crédito com garantia de imóvel, o valor disponibilizado está diretamente relacionado ao valor do imóvel oferecido como garantia.

O Crédito com Garantia de Imóvel é feito através da alienação fiduciária que é uma garantia entre no credor e o banco que garante que o crédito com garantia de imóvel seja realizado.

Como contratar o crédito com garantia de imóvel no Santander?

O passo a passo é muito simples, veja abaixo:

1. Simulação

Comece fazendo uma simulação e veja como o Usecasa, empréstimo com garantia de imóvel, pode ser a melhor opção, comparada com outros empréstimos.

2. Análise

Solicite a análise de crédito sem compromisso e veja se a sua renda é aprovada.

3. Documentação

Após a aprovação, basta enviar os documentos solicitados em nossa plataforma digital. Em seguida, faremos a análise técnica dos documentos e do imóvel.

4. Contratação

É hora de assinar seu contrato e levá-lo para ser registrado no cartório. Ao entregar o seu contrato registrado e a matrícula atualizada ao Santander, o crédito será liberado em até cinco dias úteis.

Viu como é fácil? Então, se você deseja solicitar o seu Crédito com Garantia de imóvel, basta fazer a solicitação e seguir com os passos anteriores!

Solicite seu empréstimo

Avalie esse artigo