Atualizado em Wed Jun 08 11:51:03 GMT-03:00 2022

por Equipe Santander

As APIs, acrônimo em inglês para Application Programming Interface, é basicamente a linguagem que permite que outras plataformas possam comunicar-se entre si. É por meio delas que as instituições financeiras poderão consultar os dados do usuário que permitir que eles sejam abertos no sistema Open Finance. Caso esta introdução esteja muito rápida para você, escrevemos este post sobre o que é Open Finance.

Open Finance APIs

Um exemplo de APIs abertas que são amplamente utilizadas são as do Google Maps. Muitos dos aplicativos que você utiliza usam as APIs do Google para criarem seus próprios mapas. Em resumo, as APIs bancárias para o sistema Open Finance se referem a isto. Quando o cliente optar por compartilhar suas informações bancárias a instituição de seu interesse vai poder consultar seus histórico bancário por meio das APIs.

Mas diferente de APIs abertas como a do Google Maps, gostamos sempre de reforçar que no caso do sistema de Open Finance é o usuário, e apenas o usuário, quem define quais e com quem suas informações serão compartilhadas. Entre os benefícios você poderia, por exemplo, aproveitar taxas melhores para um financiamento de carro de outro banco, sem precisar começar um relacionamento do zero, já que você pode optar por compartilhar o seu histórico bancário do seu banco de origem com o novo banco.

Como utilizar APIs Open Finance Santander

Se você é desenvolvedor e precisa de acesso às nossas APIs e outras informações, criamos um portal especialmente para este propósito. Na documentação você vai encontrar:

• APIs para câmbio e comércio exterior
• Espaço para registrar sua aplicação antes de ir para produção
• Tutoriais para explorar nossa documentação
• Orientações para autenticar requisições às APIs
• Acesso à comunidade de devs Santander
• Download de documentação Santander

Entre outros assuntos para ajudar no seu desenvolvimento.

Conheça o Santander Developers, acesse agora página do Santander para Desenvolvedores:

Conheça o Open Finance, tire suas principais dúvidas sobre o Open Finance e todos os benefícios.