:

Atualizado em Wed Oct 18 20:09:51 GMT-03:00 2023

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
Na lateral inferior da imagem, a ilustração de um homem sentado utilizando um laptop. No centro da imagem, o texto: aposentadoria é diferentes de BPC.

Quando se trata de benefícios sociais, é comum haver confusão sobre os diferentes tipos disponíveis e quem tem direito a cada um deles. Dois benefícios que frequentemente geram dúvidas são a Aposentadoria e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Os dois benefícios são previdenciários e ambos oferecidos pelo governo brasileiro para garantir renda mínima para os cidadãos que se enquadram em determinadas condições. E o objetivo dos dois é proporcionar segurança financeira, porém existem sim diferenças entre os benefícios.  

No texto a seguir, vamos explicar o funcionamento da aposentadoria e do BPC, apontar as diferenças entre eles e tirar ainda outras dúvidas que possam aparecer.  

O que é aposentadoria?

A aposentadoria é um benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos trabalhadores que contribuíram para o sistema de previdência social durante sua vida profissional. Em geral, a aposentadoria é concedida aos trabalhadores que atingiram a idade mínima estabelecida por lei (a idade varia de acordo com o tipo de aposentadoria) e que tenham contribuído para o INSS por um certo período.

Para dar entrada na aposentadoria, é necessário reunir a documentação exigida, como RG, CPF, carteira de trabalho, comprovantes de contribuição, entre outros documentos. É importante verificar as regras específicas para cada tipo de aposentadoria, como a por idade, por tempo de contribuição, por invalidez, entre outras.

Leia também: Quais são os melhores investimentos para a aposentadoria
Poupar para a aposentadoria: quanto preciso e como investir pensando no futuro

O que é o Benefício de Prestação Continuada (BPC)?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um auxílio financeiro destinado a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que comprovem não possuir meios de prover a própria subsistência, nem de tê-la provida por sua família.

Ou seja, é uma solução de assistência social que não está vinculada à contribuição previdenciária, não é necessário ter contribuído para o INSS para ter direito a esse benefício. Para receber o BPC, é preciso atender aos requisitos de idade ou de deficiência e comprovar a situação de vulnerabilidade socioeconômica. A renda per capita da família do beneficiário não pode ser superior a um quarto do salário-mínimo vigente.

Quais as diferenças entre aposentadoria e Benefício de Prestação Continuada?

A principal diferença entre a aposentadoria e o BPC está relacionada aos critérios de elegibilidade. Enquanto a aposentadoria exige contribuições previdenciárias ao longo da vida laboral, o BPC é uma assistência social destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade, independentemente de contribuições prévias.

Além disso, a aposentadoria é um benefício destinado a garantir uma renda ao trabalhador após sua aposentadoria, enquanto o BPC visa assegurar a subsistência de idosos e pessoas com deficiência em situação de carência.

Qual dos benefícios é mais adequado para a sua situação?

Só você pode responder essa pergunta, pois existem os pré-requisitos que comentamos durante o texto. Em resumo, a aposentadoria é um benefício previdenciário vinculado às contribuições ao INSS, concedido aos trabalhadores que atingem os requisitos de idade e tempo de contribuição, enquanto o BPC é uma medida de assistência social destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, independentemente de contribuições previdenciárias.

Portanto, antes de buscar qualquer um desses benefícios, é importante entender as diferenças entre eles e verificar se você atende aos requisitos específicos de cada um. Isso pode fazer toda a diferença na hora de assegurar seu direito a esses importantes auxílios financeiros.

Receba benefícios na sua conta Santander

Dependendo da sua situação, você pode se encaixar em diferentes benefícios, entre eles a aposentadoria ou o Benefício de Prestação Continuada. Seja qual for, é possível recebe-los na sua conta Santander e aproveitar todas as vantagens. Escolha o pacote de serviços que mais combina com as suas necessidades, incluindo o de serviços essenciais gratuito.

Abra a sua conta
 
 
Avalie esse artigo