Atualizado em 25-03-2022

por Equipe Santander

Se você é um Microempreendedor Individual (MEI), sabe do esforço necessário para encontrar novas ferramentas que podem ajudar no funcionamento do seu negócio, principalmente na área de gestão financeira. Uma das soluções que está ganhando cada vez mais espaço no Brasil são os cartões de crédito empresariais, pois facilitam o fluxo de caixa da empresa e oferecem taxas, prazos e descontos especiais.

Neste artigo, vamos falar sobre o cartão do MEI, as vantagens de fazer um e tirar as dúvidas mais comuns dos empreendedores.

O que é um cartão de crédito para MEI?

O número de pessoas que se transformaram em Microempreendedores Individuais disparou no Brasil, desde o início da pandemia da Covid-19. Para se ter uma ideia, em 2020, de aproximadamente 3,36 milhões de empresas abertas, mais de 2,5 milhões eram MEIs.

Ao fazer o cadastro e se tornar Microempreendedor Individual, é possível abrir uma conta PJ em qualquer banco ou instituição financeira, utilizando o CNPJ MEI. Com isso, você poderá solicitar um cartão de crédito exclusivo para MEIs e aproveitar vantagens exclusiva que os bancos preparam para o microempreendedor.

Em geral, esse tipo de cartão proporciona a mesma a experiência de um cartão para pessoa física, um desses que você usa na sua vida pessoal, sabe? Por exemplo: é estipulado um limite mensal e a sua empresa poderá realizar compras à vista ou parceladas com este cartão, até alcançar o limite máximo. Ao fim do mês, uma fatura é criada e você, empreendedor, realiza o pagamento, parcial ou integral. Caso não seja pago a quantia total, o banco gera juros sobre o valor restante. Simples, né?

Vantagens de ter um cartão de crédito para MEI

Ter uma conta com o CNPJ da empresa não é obrigatório por lei, mas é consenso que traz muitos benefícios para os negócios. Essa realidade também vale para os MEIs, é essencial separar as finanças pessoais das empresariais.

Ainda não tem uma conta PJ? Faça agora!

Usar o cartão de CNPJ MEI permite que o você concentre todos os gastos em um só lugar. A conta de energia, a renovação do estoque, o pagamento aos fornecedores... Tudo no mesmo cartão, com apenas uma fatura para pagar. Mas as vantagens vão além, pois a organização não é a única razão para fazer o seu cartão de crédito para MEI. Existem outros benefícios e nós vamos falar sobre eles agora.

• Redução de 100% da anuidade

No Santander, existem duas maneiras de zerar a anuidade do seu Cartão MEI. São elas:

- Gastar pelo menos R$ 100 em compras a cada fatura;

- Cadastrar o CNPJ da sua empresa como chave Pix;

• Melhores prazos

Clientes Santander que possuem o cartão de crédito para MEI têm até 40 dias para pagar as compras, o que dá mais tranquilidade para fechar as contas no fim do mês.

• Parcelamento de compras

A fatura do cartão de crédito MEI Santander pode ser dividida em até 24 vezes, oferecendo mais flexibilidade. Ao dividir o valor em meses, o impacto da compra no fluxo de caixa será diluído, abrindo espaço inclusive para novos investimentos.

• Cartão múltiplo

O Cartão de Crédito para MEI do Santander funciona com as funções débito e crédito e, assim, você consegue movimentar a conta, fazer transferências e realizar compras parceladas na função crédito.

• App Santander Empresas

O cartão de crédito MEI é uma solução Santander que busca ajudar a vida das microempresas, principalmente na gestão do fluxo de caixa. Nesse sentido, o App Santander Empresas também vem para somar. Com ele, o você pode consultar o limite do cartão e alterá-lo de acordo com as suas necessidades. Dentro do aplicativo ainda é possível pagar ou parcelar faturas e consultar a senha do cartão.

Como contratar o cartão de crédito para MEI

Quero contratar

Conheça todas as informações sobre o cartão de crédito feito para que seu negócio prospere. Clique aqui.

Ou, se preferir, crie uma conta PJ com o CNPJ MEI. Mas pode ficar tranquilo, pois dá para fazer tudo online. Siga o passo a passo e aproveite todas as facilidades digitais que o Santander oferece.

1º Baixe o app Santander Empresas ou acesse santander.com.br/empresas

2º Preencha os campos de conta e agência.

3º Use seu CPF como usuário e utilize a senha recebida por SMS para seu 1º acesso.

4º Crie um usuário e senha de sua escolha.

5º Siga o passo a passo que aparecerá na tela para habilitar o ID de segurança.

Pronto! Agora você é correntista Santander, e já pode escolher a melhor oferta para o seu negócio, inclusive o cartão de crédito MEI.

Aproveite e aprenda como solicitar a segunda via da fatura do cartão da sua empresa