Atualizado em 31-03-2022

por Equipe Santander

O avanço tecnológico segue transformando os tipos de pagamento que estão disponíveis no mercado, podemos até dizer que se trata de uma revolução que impacta no cotidiano das pessoas. Você, por exemplo, como costuma pagar as suas contas? Com dinheiro, cartão de crédito, débito, pix, ainda utiliza o cheque?

E as inovações não param. Já em 20222, o WhatsApp aplicou uma maneira de transferir dinheiro pelo aplicativo. Outro método que ganhou muito espaço, principalmente durante a pandemia da Covid-19, foram os cartões de crédito virtuais. Você já tem o seu?

Neste artigo, vamos explicar a diferença entre os dois tipos de cartões e quando usar cada um deles.

Qual a diferença entre o cartão físico e o virtual?

Resumidamente, o cartão virtual foi criado para facilitar as compras online, ou seja, para realizar transações financeiras em sites e aplicativos, inclusive as compras de uso recorrente, como programas de músicas, transporte, séries e filmes. Você não vai recebê-lo por carta, mas vai ter que criar um no aplicativo da sua instituição financeira.

Por outro lado, o cartão físico é aquele que você guarda na carteira e usa nas lojas físicas, nos restaurantes, compras que você vai até o local para pagar.

Ah, vale lembrar que para ter um cartão virtual é necessário possuir um físico dentro do prazo de validade. No Santander, não tem custo adicional e todas as compras são lançadas na mesma fatura, para facilitar o pagamento do boleto. É o jeito mais seguro de comprar pela internet.

Quero um cartão virtual

Porque o Cartão Online é a forma mais segura para suas compras na internet?

O código de segurança (CVV) do Cartão Online é dinâmico, ou seja, altera com frequência trazendo mais segurança contra fraudes e golpes na internet.

Apesar do Cartão Online ser uma versão virtual do seu cartão físico, eles possuem limites compartilhados, a mesma fatura e a melhor data de compra. Ou seja, seu limite permanecerá o mesmo após a geração do Cartão Online, e não duplicado.

Como criar um Cartão Online no App Santander

1.    Acesse o app Way

2.    Clique no botão Opções > Gerar Cartão Online

3.    Aguarde a validação do ID

4.    Pronto! Seu cartão online está pronto para utilização.

*Caso tenha cartões adicionais, é só repetir o passo a passo acima.

Como usar o Cartão Online no App Santander

1.    Abra o App Way

2.    Clique no botão “Usar Cartão Online”

3.    Copie e cole o número e os dados do Cartão no site ou app onde deseja comprar.

4.    Pronto! Agora suas compras online estão ainda mais seguras.

Ainda não tem o aplicativo do Santander? Baixe agora. E se você ainda não é correntista, abra logo a sua conta.