Quer fazer um Pix, contratar um empréstimo ou gerar um cartão online pelo celular com total segurança? Para realizar essas e outras operações no App Santander, você precisa de uma chave de segurança essencial: o ID Santander.
No Santander, buscamos constantemente desenvolver novos recursos que tornem sua experiência com nossos produtos e serviços mais prática, além de reforçar a segurança em todos os processos.
O ID Santander funciona como sua assinatura digital, garantindo que apenas você, a partir de um aparelho autorizado, possa movimentar sua conta. Manter seu ID habilitado é o passo mais importante para proteger suas finanças e aproveitar toda a praticidade dos nossos canais digitais.
Desbloqueie um mundo de vantagens! Saiba como habilitar o ID Santander para tornar suas transações mais seguras.
O que é ID Santander?
O ID Santander é uma camada de segurança que vincula seu aparelho à sua conta, permitindo que somente dispositivos autorizados por você realizem transações financeiras.
Ter o ID Santander habilitado é obrigatório para realizar a maioria das operações no aplicativo, como:
- 
	Pagar contas e boletos; 
- 
	Contratar empréstimos e financiamentos; 
- 
	Criar e gerenciar seu Cartão Online; 
- 
	Ativar o débito automático. 
Além de liberar as funções no app, o ID também gera códigos de validação para autorizar transações em outros canais, como a Central de Atendimento e Santander Internet Banking.
Leia também: Entenda como funciona a autenticação em dois fatores.
Como habilitar o ID Santander pela primeira vez?
Para habilitar o ID Santander, basta estar com o celular em mãos e ter o App Santander instalado no seu aparelho. Depois, siga o passo a passo abaixo:
- 
	Faça login com a sua conta ou realize o primeiro acesso; 
- 
	Vá no Menu, clique em “Segurança” e em seguida, “Habilitar ID Santander”; 
- 
	Siga as orientações apresentadas na tela para fazer a habilitação; 
- 
	Pronto! Agora é só realizar as transações com segurança. 
Como habilitar o ID Santander em outro celular?
Se você trocou de celular recentemente e precisa instalar o App Santander em outro celular, vamos mostrar como fazer a instalação tanto no sistema Android, quanto no iOS. Veja o passo a passo do processo, considerando se você tem ou não a biometria facial cadastrada.
Tenho reconhecimento facial cadastrado
Caso você tenha o reconhecimento facial cadastrado, é possível habilitar o ID Santander direto pelo App sem precisar ir até uma agência. Confira o passo a passo:
- 
	Baixe o App Santander na loja de aplicativos oficial do seu aparelho; 
- 
	Em seguida, insira seu CPF e senha para fazer o login; 
- 
	Nesta etapa, você precisa habilitar o ID via Reconhecimento Facial. Siga as instruções que aparecerá no aplicativo; 
- 
	Pronto! Você já pode usar o App Santander no novo aparelho e aproveitar todas as vantagens, sem sair de casa. 
Não tenho o reconhecimento facial cadastrado
Neste caso, você precisará ir a uma agência mais próxima da sua casa e habilitar o ID Santander no caixa eletrônico. Para isso, siga o passo a passo:
- 
	Vá até um caixa eletrônico Santander mais próximo de você; 
- 
	Em seguida, acesse sua conta no caixa eletrônico para habilitar seu celular para transações. Nesta etapa é importante que você esteja com o aparelho em mãos; 
- 
	Assim que habilitar o seu celular para transações, você verá na tela do caixa eletrônico o modelo do seu dispositivo. Se for o modelo do seu dispositivo, siga com a opção “Confirmar”; 
- 
	Em seguida, usando o App Santander que você instalou no novo aparelho, clique na opção “ID Santander”. Essa opção está localizada na tela inicial do aplicativo (antes de realizar o login); 
- 
	Depois, clique em “Caixa Eletrônico” > “Habilitar ID” e escaneie o QR code que irá aparecer na tela do caixa eletrônico; 
- 
	Por fim, clique em “Gerar Código” para validar seu aparelho e insira o código no campo “Habilitação de Celular” 
- 
	7. Pronto! Seu ID Santander está validado! 
#Dica Santander: você pode cadastrar sua foto de segurança no celular com o ID Santander habilitado, seguindo o passo a passo abaixo, sem precisar ir até uma agência. Para isso, siga as etapas abaixo:
- 
	Acesse o App Santander e faça seu login. 
- 
	Após logado, é só entrar em Configurações > Segurança > Biometria Facial. Preste atenção nas dicas para capturar a imagem com qualidade e precisão. 
- 
	Prepare-se! Olhe para a câmera e tire uma selfie encaixando o seu rosto na moldura que aparecerá na tela. 
- 
	Pronto! Agora, com a Biometria Facial cadastrada, você poderá habilitar o ID Santander em um novo aparelho direto no seu app, sem precisar ir até uma agência. 
Mas, não esqueça: para fazer o cadastro da Biometria Facial é necessário ter o ID Santander habilitado e ativo no celular. Viu como é fácil?
O que fazer em caso de perda ou roubo do celular?
Em caso de perda ou roubo do seu dispositivo que tenha o aplicativo com o ID Santander habilitado, efetue o bloqueio imediatamente!
- 
	Acesse o site do Bloqueio Imediato e realize o login com CPF e a senha do app Santander; 
- 
	Passe pelas camadas de segurança que confirmam a identidade do dono da conta ou cartão; 
- 
	Selecione as opções desejadas e siga as orientações para realizar o bloqueio dos aplicativos e cartão. 
Leia também: Foi furtado ou roubado? Entenda o que fazer em seguida
Agora que você já sabe habilitar o ID Santander e como se proteger em caso de perda ou roubo do aparelho celular, que tal aproveitar o App Santander também para usar soluções que facilitam o seu dia a dia? Com o app instalado e o ID habilitado, você tem o banco na palma da sua mão para fazer Pix, pagamentos, investimentos e muito mais.
Ainda não tem o App?
Ainda não é correntista? Abra sua conta
