Atualizado em Fri Dec 01 13:09:32 GMT-03:00 2023

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
Na imagem temos um texto à direita com a frase ‘Crédito ou débito?’. Já à esquerda, temos uma ilustração que representa uma maquininha de cartão com um cartão Santander.

Ao usar o cartão como meio de pagamento no dia a dia, você pode escolher se prefere pagar uma compra ou serviço no crédito ou no débito. Essas duas modalidades têm características específicas que devem ser consideradas ao optar por uma delas para que o seu planejamento financeiro não seja prejudicado.

Se você tem dúvidas sobre qual é a diferença do cartão de crédito ou débito, abaixo irá encontrar tudo sobre esse assunto. Boa leitura!

Confira o que significa pagamento em crédito ou débito

Você já deve ter escutado a frequente pergunta “É no crédito ou no débito?” em estabelecimentos nos quais estava prestes a adquirir um produto ou serviço, não é mesmo? Então, com as informações a seguir, você saberá qual resposta dar em cada oportunidade e como avaliar a melhor maneira de pagar.

Como funciona o pagamento com cartão de débito?

O cartão de débito é um meio de pagamento que está conectado com a sua conta corrente ou com a conta poupança, ou seja, para que funcione, é preciso ter dinheiro disponível como saldo e logo em seguida você vê que o saldo fica com um valor menor do que estava, como se tivesse feito um saque da quantia.

Assim, caso contrário, a operação não será autorizada ou, dependendo da instituição financeira, a sua conta ficará com saldo negativo.

Como funciona o pagamento com cartão de crédito?

Já o cartão de crédito é mais complexo. Na hora do pagamento, você não precisa ter saldo em conta, mas limite disponível, o qual varia de acordo com os seus hábitos e histórico financeiro, e que deve ser disponibilizado pelo banco como um crédito para você.

Com essa alternativa, é possível pagar pelos produtos ou serviços na hora, porém o valor só será desembolsado quando chegar na data de vencimento da fatura do seu cartão. Além disso, você optar por dividir o valor em parcelas, com ou sem juros, sendo uma característica que não existe na modalidade de débito.

O pagamento com cartão de crédito costuma ser usado em compras de valores maiores que precisam ser parcelas a fim de não desembolsar o valor total de uma vez.

E então, qual escolher: pagar com cartão de crédito ou de débito?

Bom, a resposta é que depende. Seja no crédito ou no débito, ambas as possibilidades têm vantagens e desvantagens para você. Por exemplo, ao usar o cartão de crédito, você poderá receber recompensas como pontos em programas de milhas.

Mas, de qualquer forma, o certo é analisar o seu planejamento financeiro e organizar as suas finanças para saber se é melhor desembolsar o valor no instante da compra ou esperar o vencimento da fatura para pagar tudo.

Afinal, compras em excesso ou pagamentos em quantias maiores do que as que você tem em conta podem atrapalhar as suas finanças e resultar em dívidas se não houver um controle, até mesmo se usar cartão de débito.

Aqui no Santander, temos cartões para todas as preferências de uso, tanto como crédito quanto como débito, e você pode solicitar o seu com facilidade. Veja as opções que temos!

É cliente Santander? Peça seu novo cartão aqui!

Ainda não é cliente Santander? Clique aqui para abrir sua conta e solicitar seu cartão.

 
Avalie esse artigo