Atualizado em 13-12-2021

por Equipe Santander

Com a chegada do final do ano é comum pensarmos no que iremos fazer com o 13° salário. Esse dinheiro extra é uma ótima oportunidade para pagar as dívidas acumuladas durante o ano, investir, ou até mesmo realizar um sonho.

O que é o 13º Salário?

Por lei, todos os trabalhadores com carteira assinada, beneficiários e aposentados tem direito a receber o decimo terceiro salário. O valor do benefício corresponde a um doze avos do salário mensal dos meses trabalhados no ano. Na prática, o valor do salário é dividido por doze e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano. O 13º salário é pago, em 2 parcelas sendo a primeira, normalmente, paga em novembro - tendo a possibilidade de antecipar para o período de férias (caso solicitado pelo trabalhador) - e a segunda é paga em dezembro.

Renegociar Dívidas

O primeiro pensamento de muitas pessoas ao receber esse dinheiro extra é de utiliza-lo para as comemorações de final de ano e férias. Mas se você possui dívidas essa é uma ótima oportunidade para você começar o novo ano com a vida financeira renovada.  Se esse for o seu caso, separamos algumas dicas que podem te ajudar.

Se o valor do seu décimo terceiro não for suficiente para pagar toda suas contas, opte por priorizar as mais importantes, começando pelas dívidas grandes que podem dobrar de tamanho pelo tamanho dependendo dos tamanhos e quantidade de taxas e juros. Outra opção e pagar as contas com maior tempo de atraso e evitando ter o nome negativado por falta de pagamento.

Com as principais contas definidas, crie uma planilha com os valores e datas. A partir dessa planilha, entre em contato com a empresa e tente negociar os valores.  Se possível, opte por pagar parcelas únicas e aumentar o desconto no valor total da dívida.

Aproveite nossas dicas e veja como o Santander pode te ajudar a sair do vermelho, clique aqui.

Investir

Se você não possui dívidas, o ideal é que você invista esse dinheiro. Se já possui investimentos, esta pode ser uma oportunidade para diversificar o portfólio e buscar rentabilidades diferenciadas. Agora, se essa for a primeira aplicação, você pode começar seguindo os três passos do planejamento financeiro. Eles ajudam você a organizar melhor a sua vida financeira.

Em primeiro lugar, é muito importante que você tenha uma Reserva de Emergência, seja para imprevistos ou oportunidades. Depois, é recomendável que você pense em garantir um futuro mais tranquilo. Uma das opções para te ajudar a alcançar esse objetivo são os planos de Previdência. Depois desses dois primeiros passos, pode ser o momento de investir pensando em dar vida aos projetos, diversificando os investimentos em busca de rentabilidade diferenciadas, com risco adequado ao seu perfil de investidor. 

Uma boa opção para quem está começando são os produtos de baixo risco, com rentabilidade diária e que possibilitam resgates a qualquer momento, como o CDB DI, Fundo DI, Tesouro Direto ou Poupança. Você tem alternativas para começar a investir a partir de R$ 1,00.

Importante:

antes de investir, é necessário que você preencha o questionário API (Análise do Perfil do Investidor), para que possamos identificar os produtos mais adequados para o seu perfil e objetivo de investimento.

O Santander tem ótimas opções de investimentos para os diferentes perfis de investidores. Clique e confira como você pode buscar retornos diferenciados para o seu dinheiro

Consórcio

Iniciar um consórcio, pode ser o primeiro passo para realizar um sonho: a construção ou compra da casa própria, a conquista do primeiro carro ou moto, são uma das possibilidades que podem ser conseguidas através de um consórcio.  Com parcelas mensais, você fará parte de um grupo de pessoas com o mesmo objetivo que o seu. Todo mês você ou alguém de seu grupo pode ser contemplado através de um sorteio ou de um lance, aí e só esperar a sua vez, pegar o dinheiro realizar seus sonhos. Você pode fazer uma simulação para saber qual é a melhor opção para o seu bolso. 

Realize o sonho do seu carro sem entrada e juros com parcelas a partir de R$235/mês através do Consórcio do Santander. 

Faça agora sua simulação.

Simule aqui

 

Aproveite as nossas dicas e comece a planejar o que fazer com o seu décimo terceiro da melhor forma.