Atualizado em Mon Dec 13 16:41:52 GMT-03:00 2021

por Equipe Santander

Poucas coisas deixam o brasileiro tão preocupado quanto o fato de estar com problemas financeiros. Se esse é o seu caso, conseguir uma renda extra, que complemente o seu salário no final do mês pode ser a solução. Aqui, você encontra algumas dicas do que fazer para levantar essa graninha.

1. Bote a mão na massa: cozinhe para fora

Você sabe fazer doces, salgados ou até mesmo uma comidinha básica que pode se transformar em uma marmita? Cozinhar para fora é uma maneira de conseguir um dinheiro extra rápido. Uma dica importante: comece oferecendo o serviço para os seus vizinhos e familiares. É a maneira mais fácil de conseguir seus primeiros clientes.

2. Passe seus conhecimentos adiante: ensine

Você é fluente em algum idioma ou é muito bom em alguma disciplina escolar, como português ou matemática, ou ainda sabe tocar algum instrumento musical? Coloque em prática seu lado professor e veja se ninguém da sua família, da sua vizinhança ou até mesmo seus amigos das redes sociais estão precisando de umas aulinhas. Uma ótima dica é fazer as aulas via aplicativos de reunião online, assim, você não se expõe aos riscos da pandemia do coronavírus e, ainda, consegue atender o maior número de pessoas possíveis.

3. Venda roupas, móveis ou objetos que não usa mais

Que tal passar para frente aquela batedeira que você não usa muito ou aquele conjunto de xícaras que ganhou de um parente? Isso vale também para roupas em bom estado que você não usa mais ou até mesmo móveis que estão encostados e sem utilização ocupando espaço dentro de casa.

4. Vire passeador de cães ou até mesmo pet sitter

Muitas pessoas trabalham fora o dia todo e não conseguem dar a devida atenção aos seus pets. Você pode organizar seus horários para conseguir passear com alguns cães ou até mesmo atuar como pet sitter, uma espécie de "babá" que vai até a casa do cliente, troca água, alimenta, limpa a área do tapetinho/caixinha de areia e brinca com os pets para que eles não se sintam sozinhos. E, claro, vale reforçar que esse trabalho exige muita atenção e cuidado pois lida diretamente com outros seres vivos.

5.  Que tal oferecer seus serviços como marceneiro ou encanador?

Caso você tenha alguma habilidade com eletricidade, marcenaria ou hidráulica, que tal oferecer aos vizinhos algum tipo de serviço, como manutenção ou pequenos reparos? Sempre tem alguém precisando montar um móvel ou trocar uma resistência de chuveiro.

6. Venda seus serviços de beleza

Que tal oferecer às suas vizinhas uma escova caprichada ou até mesmo uma maquiagem para uma ocasião especial? Aproveite essa aptidão para levantar uma graninha extra. Só vale ressaltar os cuidados que deve ter durante a pandemia, pense sempre na sua segurança e saúde das suas clientes e, caso não dê para atuar nessa atividade, por enquanto, veja as outras dicas 9 dicas que colocamos aqui.

7. Coloque seus conhecimentos digitais em prática

Se você sabe mexer em softwares de ilustração ou tratamento de fotos, pode ser uma boa oferecer seus serviços aos amigos empreendedores que possuem perfis empresariais nas redes sociais e precisam melhorar a aparência digital de seus negócios.

8. Alugue temporariamente um quarto na sua casa

Uma outra opção é colocar um quarto da sua residência em sites de aluguel temporário. Uma pessoa a mais por um curto período de tempo não faz tanta diferença nas contas do mês e a grana desse aluguel pode te ajudar muito. Aqui, também vale o cuidado que colocamos na dica 7, sobre a pandemia do coronavírus.

9. Revenda produtos

Se cadastrar em alguma empresa que proporciona a revenda de cosméticos, utensílios domésticos ou lingeries por catálogo também pode ser uma opção. Aposte em um bom relacionamento e comunicação com sua rede de contatos para sempre ter clientes dispostos a comprar seus produtos.

10. Trabalhe como entregador

Se você tiver uma moto ou um carro você tem uma boa oportunidade nas mãos para ganhar um dinheiro extra. Isso porque você pode se cadastrar em plataformas online para se tornar um entregador de mercadorias. Não perca tempo e se candidate para oportunidades assim.

Agora, se nenhuma das sugestões acima combinar com as suas aptidões ou até mesmo com a sua rotina, talvez seja a hora de pensar num plano B para sair do vermelho e deixar sua vida financeira em ordem. Considere fazer um empréstimo que caiba no seu bolso e te ajude a sair das dívidas o quanto antes.

Conheça a Empréstimos Sim, fintech do Santander

Procurando crédito, mas ainda não tem conta aqui? Conheça as soluções disponíveis para não correntistas.

img  Sim garantia auto