Atualizado em 11-03-2022

por Equipe Santander

Todo ano, no dia 15 de março, é celebrado o Dia do Consumidor. Para o varejo brasileiro, a data representa uma oportunidade única das empresas se aproximarem ainda mais de seus clientes e melhorar os resultados de venda.

Com descontos e vantagens exclusivas ofertadas durante essa data, alguns setores, principalmente os e-commerces, aproveitam a ocasião para faturar e capitar novos públicos. 

E por falar em e-commerce, esse é um setor que teve grande destaque e crescimento durante a pandemia. De acordo com o Think With Google, as compras online tiveram um salto expressivo. Em 2019, o volume de vendas nos e-commerces no primeiro trimestre era de 26,4 bilhões, já em 2021 esse número subiu para 53,4 bilhões, comparando o mesmo período.

Com tantas oportunidades e o setor aquecido, o Santander está sempre pensando no que a gente pode fazer por você. Por isso, listamos dicas essenciais para você que é empreendedor aproveitar, além de iniciativas para auxiliar quem deseja ter o seu próprio negócio.  

O que é o Dia do Consumidor?

No Brasil, com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor, estados e municípios tiveram suporte para criar órgãos dedicados às reclamações de consumidores como, por exemplo, o Procon – que atualmente ajuda milhões de brasileiros a resolverem problemas que envolvem o direito do consumidor.

Desde então, ano a ano, a data vem se destacando no varejo online devido ao crescimento e interesse dos usuários pela compra de diferentes tipos de produto.

Com tamanha relevância, as empresas viram uma grande oportunidade e, recentemente, passaram a expandir a data para a Semana do Consumidor, onde as lojas oferecem uma semana inteira de promoções, incentivando os clientes a anteciparem suas compras, tornando essa uma data tão importante para o comércio quanto a Black Friday.

Mas, você deve estar se perguntando: como eu posso preparar o meu negócio para o Dia do Consumidor 2022?

Para entender a melhor forma de aproveitar a data e potencializar suas vendas, é fundamental que você tenha boas práticas já implementadas no seu negócio.

Isso significa que, além de pensar nas ofertas e descontos que você pode oferecer, o ideal é se esforçar para fidelizar seus clientes e reafirmar seu compromisso com a experiência do público, isso irá trazer credibilidade ao seu negócio e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Vale lembrar que é indispensável considerar a data no planejamento anual, para tirar o máximo de proveito do evento e turbinar seu faturamento no começo do ano. Por isso, separamos algumas dicas de como colocar tudo isso em prática.

- Apoio para alavancar seu negócio

Quando você tem uma instituição financeira parceira que te dá apoio e ajuda o seu negócio oferecendo diferentes soluções, programas de incentivo e informação de qualidade para você chegar lá, faz toda a diferença.

Aqui no Santander, a gente sabe o quanto pode ser complicado dar o primeiro passo para abrir o próprio negócio, mas trabalhamos diariamente para encontrar diferentes formas de melhorar o empreendedorismo no Brasil.

Por aqui, temos projetos pensados para todo tipo de empreendedor:

- CoPiloto Santander

Uma solução para melhorar o seu sistema de gestão com emissão de nota fiscal eletrônica. Com ele, você emite NFe com alguns cliques de forma rápida e simplificada no seu Internet Banking Empresarial.

Além disso, conta com suporte especializado por chat, e-mail e telefone.

- Programa Avançar

Com o avançar, você tem acesso a webséries exclusivas, podcasts e notícias com dicas de gestão para acessar como e onde quiser. Cadastre-se gratuitamente.

- Santander On Empresas

Uma funcionalidade exclusiva do Santander para você acompanhar a saúde financeira do seu negócio no App Santander Empresas. É mais transparência e orientação para você saber quais são os fatores internos e externos que estão influenciando nos gastos da sua empresa. Tudo isso de maneira rápida e fácil, na palma da sua mão.

- Getnet
A maquininha que você e sua empresa precisam. Com ela, você recebe suas vendas feitas no débito em até 1 dia útil, no crédito em até 2 dias e conta com uma das melhores taxas do mercado. São diferentes opções de maquininha para você encontrar a melhor para o seu negócio, inclusive sem aluguel.

- Promoções

Pode parecer óbvia essa dica, mas muitas empresas não se atentam a possíveis problemas que podem enfrentar se não tiverem um plano de ação pensado para as ofertas que irão oferecer aos seus clientes.

Antes de sair colocando tudo com desconto para atrair o maior número de pessoas, pense quais são os produtos chave que podem te ajudar a alavancar as vendas, ou seja, aqueles mais procurados e que são tendência.

Ah, não esqueça de ver quais são os preços praticados no mercado. Assim, você terá uma promoção vantajosa tanto para o seu negócio, quanto para o cliente que vai se deparar com preços parecidos com o dos seus concorrentes.

- Atendimento ao Cliente

Mais importante que promoções, preços vantajosos, cashback, entre outros atrativos, é o atendimento ao cliente – um dos fatores mais importantes para o seu negócio.

Não podemos esquecer que hoje, mais do que nunca, os usuários são a voz mais ativa da sua empresa e são eles que ditam tanto o sucesso, quanto o fracasso dela.

Para isso, é fundamental que você crie canais de atendimento com um experiência rápida e fácil. Esteja sempre disponível e ofereça mais de uma opção de contato para o cliente.

Além disso, verifique de tempos em tempos se o seu atendimento está funcionando. Metrifique quantas reclamações você recebe ao mês, quantas vezes foi acionado pelo mesmo cliente, quais são as reclamações com maior frequência, entre outros fatores.

Assim, você vai poder melhorar o que de fato é uma dor atual para o cliente e ter um retorno melhor, fidelizando sua clientela.

- Vantagens nas compras

Um voucher de desconto, uma parceria ou até mesmo frete grátis. Todo mundo gosta de ter um benefício quando faz uma compra, até mesmo você que é empreendedor.

Como usuário, você também gosta de receber mimos das marcas que consome ou até mesmo vantagens na primeira compra. E se você gosta desses benefícios, seus clientes também vão gostar.

Por isso, aposte nas estratégias para deixar a experiência de compra do seu cliente mais atrativa e assim diminuir o desinteresse/desistência dele na hora de finalizar a compra.

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E se você é MEI, aqui tem os benefícios que sua empresa precisa para crescer ainda mais:

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