Atualizado em Thu Jan 04 18:22:29 GMT-03:00 2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00

Com certeza você já deve ter feito a seguinte pergunta “quanto está valendo o dólar hoje?”, principalmente quando estamos falando de uma possível viagem internacional em que a moeda local seja a americana.

Para responder adequadamente essa pergunta, é preciso atentar-se a outro fator importante: qual dólar será comprado, o comercial ou turismo?

Para entender melhor as diferenças e variações entre eles, preparamos esse artigo para você. Boa leitura!

O que é o dólar comercial?

O dólar comercial é uma moeda utilizada para facilitar processos de negociação, já que cada país possui seu próprio dinheiro, como no Brasil que temos o real. Sua referência é baseada nas transações comerciais, como compra e venda de produtos ou serviços das empresas.

Seu preço é calculado ao longo do dia e o valor oficial, normalmente, é divulgado ao final do dia, quando as variações de queda e aumento são fechadas. Esses aumentos e quedas variam entre o aumento da taxa Selic, o número de importação maior do que a exportação ou crise financeira de um país.

Esse balanço é conhecido como Ptax e é administrado pelo Banco Central.

Além de ser muito utilizado pelas grandes empresas e governos nas transações financeiras internacionais como, por exemplo, importação e exportação de produtos, serviços ou investimentos, esse tipo de moeda também pode ser utilizado por você, cliente pessoa física.

Aqui no Santander, quando você utiliza o serviço de transferência internacional via App, agência ou Central de Atendimento, está usando o dólar comercial também.

Através do app você realiza as transferências de forma 100% digital, tendo disponível o envio e recebimento do dinheiro vindo do exterior. Esse tipo de serviço permite que você tenha:

• Tarifa zero de contratação;
• Disponível 24h, 7 dias por semana;
• Envio em até 2 horas para transferência de Dólar Americano e Euro;
• Praticidade para realizar suas transações, sem precisar ir até uma Agência;
• No caso do recebimento, o crédito é imediato após o fechamento da operação.

Conheça o serviço

E o que é o dólar turismo?

Se você está planejando uma viagem internacional e tem a pretensão de realizar compras dos mais diversos itens, você deve ficar de olho nessa cotação!

A principal diferença entre o dólar turismo e o comercial é a variação dos preços, na qual o turismo tem uma cotação acima do comercial. Além disso, o fato de existir um custo de operações para assegurar o comprador e as empresas implica diretamente nessa diferença.

Portanto, é importante se planejar com antecedência para viagens internacionais, desde a compra das passagens aéreas até a compra do dólar para se usar no país de destino, uma vez que todos esses fatores estão diretamente ligados a variação no preço do dólar turismo.

Para que a sua viagem dos sonhos se torne realidade, é sempre bom acompanhar as cotações e se planejar para a compra da moeda estrangeira. Aqui no Santander você encontra uma série se benefícios para fazer a sua contratação, são eles:

• Tarifa zero;
• Garantia de notas novas e autênticas;
• 10 tipos de moedas estrangeiras;
• +300 caixas eletrônicos para adquirir dólar;
• Segurança de um banco internacional.

Nas agências de câmbio do Santander, você encontra as principais moedas do mundo com uma cotação diferenciada e com a segurança de um banco internacional. Quer saber mais? Entre no nosso site e verifique quais são as agências habilitadas para a moeda que deseja!

Conheça as moedas disponíveis

Avalie esse artigo