Atualizado em 17-04-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
Na esquerda da imagem, temos uma ilustração que representa alguém segurando muito dinheiro. Já à direita da imagem, temos a frase to milionario, e agora

Já imaginou ganhar o maior prêmio da história de um reality show brasileiro? São quase R$ 3 milhões de reais que podem mudar completamente a vida de uma pessoa.

Que a chance de viver essa oportunidade é o sonho de muitos brasileiros, a gente já sabe. Mas, será que ganhar essa bolada e gastar com a compra da casa própria, um carrão na garagem, viajar pelo mundo, repaginar o guarda-roupa ou ajudar a família e os amigos é o melhor destino pra esse dinheiro?

Bom, a resposta vai depender dos seus objetivos.

Mas, é importante lembrar que é esse dinheiro que vai te ajudar a garantir um futuro tranquilo e uma vida financeira saudável, sem que seja de forma passageira.

Pensando nisso, criamos um conteúdo especial sobre o que fazer quando conquistamos uma grande quantia em dinheiro, seja como a do prêmio de um reality, por um sorteio na loteria ou até mesmo de uma herança.

De quebra, preparamos dicas com algumas estratégias financeiras que podem te ajudar a aumentar ainda mais o valor, sem que você tenha que abrir mão dos seus sonhos, nem deixar de ajudar quem você ama.

Bora lá?

O que fazer com tanto dinheiro?

Se você acabou de ganhar uma grande quantia em dinheiro, a primeira sugestão e, talvez a mais importante, seria realizar a quitação de qualquer dívida que você tenha adquirido antes de receber o valor.

Como citamos acima, apesar de parecer óbvio, é importante lembrar que existe o risco de você receber o valor e acabar gastando tudo com coisas superficiais.

Por isso, foque no pagamento de dívidas que tenham juros altos, pois são elas que normalmente acumulam um valor muito mais alto do que o esperado, podendo virar uma grande bola de neve no seu orçamento.

Para te ajudar a listar quais dívidas devem ser eliminadas e que estão com um valor alto. Siga as dicas abaixo:

- Conheça os juros que você paga: some o valor da dívida e a taxa de juros aplicada;

- Veja se existe a possibilidade de renegociar a dívida. Em muitos casos você consegue um bom desconto pagando o valor à vista.

- Se não for possível pagar o valor com desconto, o ideal é que você negocie o preço em parcelas que cabem no seu bolso.

Não é porque você acabou de receber uma bolada, que vai deixar de negociar o desconto para essas dívidas, não é mesmo?

Prepare uma reserva de emergência

Mesmo com uma quantia milionária na conta, nunca deixe de ter um uma reserva financeira. Além de te ajudar a controlar os gastos, poderá resultar em grandes frutos e te ajudar a construir uma renda segura, sem correr o risco de perder tudo. Afinal, o que não falta são casos reais de pessoas que perderam todo prêmio e não fizeram nenhuma reserva.

Para criar a reserva, é preciso primeiramente de um planejamento financeiro, separando quais são os seus gastos mensais fixos, quais são os variáveis e valores gastos em cartões de crédito. Após isso, você observa o valor total da sua renda e subtrai os gastos. O valor que resta, é preciso dividir entre os gastos com lazer e sua reserva de emergência.

Invista no mercado financeiro

A melhor maneira de melhorar o desempenho deste dinheiro é investir parte dele. Isto porque quando você aplica o seu dinheiro em um produto financeiro, como um investimento, por exemplo, você deixa esse valor “trabalhando pra você”.

O que isso quer dizer?
Que enquanto você deixa esse dinheiro aplicado, ele fica rendendo o valor que você aplicou, de acordo com as características do produto como tempo de aplicação, taxa etc.

Para isso, você deve considerar três pontos nesta aplicação: segurança, liquidez e baixa oscilação do mercado. Com esses três pilares em mente, definas as possibilidades do mercado e veja qual a melhor opção para você de acordo com o seu perfil de investidor e momento de vida.

Para te ajudar nessa nova fase, você pode contar com o nosso portfólio que atende aos mais diversos perfis, para você construir, ampliar ou diversificar o seu patrimônio.

Invista com o Santander

Diversifique seus investimentos

Se você já escutou o ditado “não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”, precisa entender que essa é a regra para ter uma carteira de investimentos estratégica e balanceada.

Ao diversificar seus investimentos, você vai conseguir equilibrar seus produtos e evitar que num momento de crise, o desempenho negativo apareça em todos os seus investimentos.

Isso porque, a diversificação nada mais é do que a distribuição do seu capital (dinheiro) em diferentes ativos do mercado, de acordo com os seus objetivos e Perfil de Investidor.

Ou seja, o seu dinheiro é distribuído em diversos tipos de investimentos, com riscos e características diferentes – e até mesmo que possam se comportar de formas complementares entre si (a chamada “correlação negativa”). Com isso, você tende a diminuir a chance de que todos os investimentos sofram simultaneamente, devido a um momento de instabilidade do mercado.

Invista no seu próprio negócio

Outro investimento que você poderia realizar seria a abertura do seu negócio próprio. É uma solução muito interessante para quem sempre desejou conquistar a independência financeira com o seu próprio negócio.

Com a conta empresarial do Santander, você conta com soluções digitais e serviços completos para apoiar o desenvolvimento da sua empresa. Conheça mais sobre nossa conta PJ e aproveite as vantagens de ser Santander.

Abrir Conta PJ

Agora que você já sabe como potencializar o seu dinheiro e planejar um futuro tranquilo, não esqueça de conferir nossas dicas sobre educação financeira e também se manter atualizado sobre as novidades do mercado aqui no nosso Blog.

Avalie esse artigo