Atualizado em Thu Aug 10 18:55:06 GMT-03:00 2023

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00

A conquista da casa própria é um dos maiores sonhos das famílias brasileiras. Segundo pesquisa do instituto Datafolha, 87% dos brasileiros desejam comprar uma casa ou apartamento para morar.

Realizar esse sonho representa uma vitória e tanto. Por isso, se você quer comprar seu imóvel, saiba que é importante ter planejamento financeiro para tirar esse desejo do papel.

O primeiro passo para começar é entender como funciona a compra de um imóvel. Caso você não possua o valor para pagar por ele à vista, é possível contratar um financiamento imobiliário. Com ele você pode comprar seu imóvel de forma parcelada e escolher a condição de pagamento que cabe melhor no seu bolso.

Se você quer financiar um imóvel e não sabe por onde começar, hoje vamos descomplicar esse assunto e te ensinar o passo a passo de como fazer um financiamento imobiliário.

Como fazer um financiamento imobiliário no Santander?

Financiar uma casa ou apartamento não é um bicho de sete cabeças e nem precisa ser complicado. Com organização e preparo você pode financiar seu imóvel em poucas etapas.  

Antes de começar, você deve definir o imóvel que gostaria de financiar. É possível comprar imóveis novos, usados, na planta, seja para moradia ou até para começar seu próprio negócio.

Escolheu o imóvel dos seus sonhos? Então agora é hora de dar o primeiro passo rumo a essa conquista!

Passo 1 – Simulação

A primeira etapa é uma simulação de crédito. Acesse o site de financiamento imobiliário do Santander e clique em “Simule Agora”.

Você vai preencher seus dados pessoais, as informações do imóvel e qual o prazo de pagamento desejado. Também vai escolher se deseja compor renda com outra pessoa, que pode ser alguém da sua família ou não.

Você pode escolher se quer incluir no financiamento o valor referente às despesas de Registro de Imóvel e ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), pago para registrar a transferência de titularidade do imóvel. Não se esqueça que essas são taxas obrigatórias e precisam estar previstas no seu planejamento financeiro, ok?

Com as informações preenchidas, clique em “Simular” para receber o resultado da simulação.

Recebeu o resultado? Agora você pode personalizar algumas condições, como o tipo de parcela e seguradora. Caso esteja financiando um imóvel para moradia você também pode utilizar o saldo do seu FGTS, desde que que atenda as condições publicadas no Manual do FGTS, expedido pela Caixa Econômica Federal.

Para continuar, solicite uma análise de crédito.

Passo 2 – Análise de Crédito

Se você pediu uma análise de crédito, agora o Banco vai avaliar a solicitação feita pela simulação. Aqui no Santander, a análise de crédito é na hora e 100% digital.

Caso seja aprovada, você receberá a chamada “carta de crédito”, que é uma pré-aprovação do valor solicitado para financiamento. Ela será formalizada via e-mail onde você vai encontrar um passo a passo orientando como seguir com o financiamento.

Passo 3 – Análise Técnica

Recebeu o e-mail com a aprovação da sua carta de crédito? Então agora é hora de você enviar todas as informações e documentos digitalizados por meio do Portal de Negócios Imobiliários:

- Documentos dos compradores;
- Documentos dos vendedores;
- Documentos do imóvel;
- Outros documentos indicados no Portal do Cliente que devem ser preenchidos e enviados. 

Pode ficar tranquilo, a qualquer momento você pode acessar o Portal de Negócios Imobiliários para verificar o andamento do seu financiamento.

Passo 4 – Contrato

Chegou a hora de você conferir todas as informações e valores antes da emissão do contrato. Esse é um momento importante, então não tenha pressa e confira atentamente as informações. Se estiver tudo certo, você pode autorizar o Banco a gerar o contrato do financiamento.

Você será avisado por e-mail quando o contrato estiver pronto para a assinatura.

Para assiná-lo é preciso ir até a sua agência de relacionamento onde seu gerente fará a impressão do contrato e serão colhidas as assinaturas dos compradores e vendedores. O documento assinado será incluído no sistema pelo seu gerente e, caso tenha escolhido financiar as despesas atreladas a operação, o Banco também vai creditar em sua conta corrente o valor referente ao ITBI e taxas cartorárias.

Em seguida você vai precisar pagar o ITBI e as taxas cartorárias, levando os comprovantes de pagamento e o contrato assinado para registro no cartório. Por fim você deverá entregar na sua agência de relacionamento o contrato devidamente registrado no Cartório de Registro de Imóveis e a matrícula atualizada. Na matrícula deverá constar que o imóvel foi alienado ao Santander como garantia do seu financiamento.

Passo 5 – Liberação do crédito

Os valores serão liberados na conta do vendedor em até 5 dias úteis após a entrega do contrato registrado no competente Cartório de Registro de Imóveis e da matrícula atualizada do imóvel em sua agência Santander. Agora é só comemorar sua grande conquista!

Viu como financiar seu imóvel é mais fácil do que você imagina e pode ser uma boa alternativa para adquirir sua casa ou apartamento? Para dar esse passo com segurança e sem comprometer seu orçamento, escolha uma instituição financeira que ofereça condições de pagamento atrativas na medida certa para você.

Aqui no Santander, contamos com uma linha de crédito imobiliário para financiar sua casa em até 35 anos, com parcelas que cabem no seu bolso.

Quer começar a realizar esse sonho? Então dê o primeiro passo e faça uma simulação online:

Simular financiamento

Avalie esse artigo